Você está visualizando atualmente Projeto de extensão inicia estudos para criação do Plano Diretor da Unifap

Projeto de extensão inicia estudos para criação do Plano Diretor da Unifap

 

 

A iniciativa visa o desenvolvimento e crescimento do campus universitário Marco Zero

A Universidade Federal do Amapá elabora o primeiro “Plano Diretor Participativo da Unifap – Campus Marco Zero”, por meio de projeto de extensão multidisciplinar e participativo. A equipe do projeto vem realizando trabalhos e reuniões de forma remota, assim como atividades de geoprocessamento e mapeamento do campus, realizadas de forma presencial. O objetivo é orientar e planejar a infraestrutura e utilização do espaço urbano interno e do entorno do campi.

As atividades, nesta primeira etapa de execução do projeto, contam com a participação direta da comunidade acadêmica e externa, comunidade dos bairros do entorno do campus, para realização de consulta pública através de formulário de pesquisa que começa nesta terça-feira, 25 de Maio. 

A ação é desenvolvida por docentes, discentes e colaboradores dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas, História, Geografia, Ciências da Computação, Ciências Ambientais e Jornalismo.

“Hoje em dia, não basta a universidade ter uma estrutura física, ela também tem que ter uma estrutura que seja baseada em Tecnologia da Informação e da Comunicação: em que as coisas estejam online e estejam disponíveis”, comenta a Prof. Me. Cristina Badini, coordenadora do projeto Plano Diretor e professora do curso de engenharia civil da UNIFAP.

O Plano Diretor Participativo (PDP) do campus de uma universidade estabelece e organiza o funcionamento e o planejamento do seu território, e tem a finalidade de orientar prioridades e necessidades de investimento na área. O PDP está dividido em 12 eixos estratégicos, e visa a produção de documentos com orientações fundamentadas para desenvolvimento sustentável e tecnológico.

O projeto prevê trabalho por 12 meses, e terá como produto a minuta do Plano Diretor para orientar as ações da administração e dirigentes da Unifap sobre interesses coletivos da comunidade, à distribuição de recursos, e com instrumentos que garantam a sustentabilidade ambiental, para os próximos 15 anos.

“A ideia é que o Plano Diretor seja, primeiro, participativo. Além dessa pesquisa por formulário, nós vamos ter várias entrevistas qualitativas. Essa pesquisa é muito importante para que os alunos, professores e técnicos respondam”, frisa a coordenadora.

Além de definir prioridades no ordenamento do território universitário, o PDP visa benefícios para urbanização e infraestrutura para o desenvolvimento sustentável das atividades universitárias. É imprescindível a participação do maior número de pessoas possível preenchendo o formulário, discentes do campi e comunidade de entorno, a fim de garantir resultados confiáveis para a pesquisa.

 

Acadêmico, responda ao formulário da pesquisa através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduWrgUr4FjBLAYfPST8Nv44o9A-byUTGZZxBE3GWQUs6ND9Q/viewform

Para mais informações, acesse:

www2.unifap.br/planodiretor/

 
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
Supervisão: Prof. Dra. Roberta Scheibe

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: