Você está visualizando atualmente TV UNIFAP recebe licença da ANATEL para início das transmissões em Macapá e região

A emissora é uma geradora de radiodifusão de sons e imagens digitais, em parceria com a EBC.

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) autorizou o funcionamento da estação no Estado, por meio de licença emitida, no dia 28 de setembro. A TV UNIFAP (TVU Digital) passa a operar o canal 46, e multiprogramação 24h – por meio da geração de conteúdos locais e nacionais para Macapá e região, com programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em breve, a TVU também irá estrear com programas locais, incluindo telejornais, entrevistas, séries, documentários, entre outros formatos.

A Universidade Federal do Amapá integra a rede de afiliadas da Empresa Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP/TV), que já reúne 33 afiliadas de TV por todo o país. *A estreia da TVU está programada para a segunda quinzena de outubro, com data a ser definida.

Início das transmissões

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, o transmissor da TVU foi ligado em fase de testes das transmissões da TV Brasil (canal 46.1), e multiprogramação – TV Brasil 2, TV Escola e Canal Saúde (Sintonia 46.2, 46.3, 46.4). O Termo de Cooperação para Operação e Transmissão de Radiodifusão de Sons e Imagens, entre EBC e UNIFAP, foi assinado pelo reitor, Prof. Dr. Júlio Sá de Oliveira, em julho deste ano.

A instalação da TVU é um compromisso da “Gestão para Todos”, sendo uma das metas previstas no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional  (2020-2024). A chegada da TVU marca, também, as celebrações dos 30 anos da UNIFAP – iniciadas em 2020, e o empenho desta instituição pública com o desenvolvimento do Amapá.

“Ao longo dessas décadas, a UNIFAP tem colaborado com o desenvolvimento do estado, seja no atendimento de demandas de formação profissional, através do ensino, ou de outras demandas, como saúde, meio ambiente, tecnologias, arqueologia, entre outros, através da pesquisa, extensão e serviços”, pontua o reitor, Prof. Júlio Sá.

Entrega da licença

Durante encontro na sede da Reitoria, o diretor geral da TV e Rádio UNIFAP e docente do colegiado de Jornalismo, Prof. Dr. Paulo Giraldi, fez a entrega oficial da Licença da ANATEL para Funcionamento da TVU, aos membros da Administração Superior. Na ocasião, participaram o reitor, Prof. Dr. Júlio Sá; a vice-reitora, Profa. Dra. Simone de Almeida Delphim Leal; Pró-Reitor da PROCI, Prof. Me. José Caldeira Gemaque Neto; e o diretor do Depsec, Prof. Me. Silvagner Vasconcelos.

O diretor do Depsec, Prof. Me. Silvagner Vasconcelos; o Pró-Reitor da PROCI, Prof. Me. José Caldeira Gemaque Neto; a vice-reitora, Profa. Dra. Simone de Almeida Delphim Leal; o reitor, Prof. Dr. Júlio Sá; e o diretor da TV e Rádio UNIFAP, Prof. Dr. Paulo Giraldi. (Obs.: No momento desta foto, os participantes testavam negativo para COVID-19, e todos vacionados com a segunda dose).

“A TV UNIFAP é um sonho antigo de toda a comunidade acadêmica, inclusive dos estudantes de Jornalismo. A partir de agora, a nossa Universidade poderá dialogar mais de perto com a população amapaense, por meio de conteúdos educativos, informativos e diversional. Para nossos alunos, professores e servidores, a TVU será um lindo espaço para fomentar as atividades de ensino, a pesquisa, a extensão, a cultura local e os potenciais da região Norte; buscando, sempre, o diálogo democrático e plural com a nossa gente”, ressalta diretor da TV e Rádio UNIFAP, Prof. Dr. Paulo Giraldi.

*Acompanhe a partir de hoje uma Série de Reportagens sobre o processo de implantação da TVU UNIFAP.

A Rádio UNIFAP integra a Rede de Comunicação Pública há 12 anos Imagem/Foto: Divulgação/Escritório Modelo.

Um sonho realizado

Em 2019, o então diretor da Rádio UNIFAP, Prof. Dr. Aldenor Benjamim (falecido em outuro de 2020), recebeu a equipe da EBC para início das tratativas da TV UNIFAP. Na foto, os servidores da Rádio e TVU, com presença da vice-reitora, Profa. Simone Leal.

A TVU também será espaço para prática laboratorial dos estudantes de Jornalismo da UNIFAP e, ainda, firmará parcerias com os cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Estúdio-Laboratório de Telejornalismo e Radiojornalismo:  Foto: Acervo/Rádio e TV Unifap.

Crédito: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/