Você está visualizando atualmente XXIX Seminário Nacional da Rede Universitas/Br acontece em Junho

XXIX Seminário Nacional da Rede Universitas/Br acontece em Junho

As inscrições para participar do seminário serão realizadas durante o período de 01 de abril a 10 de junho de 2022.

O XXIX Seminário Nacional da Rede Universitas/Br é um evento anual organizado pela Rede Universitas/Br, que agrega pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT 11) – Política de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e de várias IES de todas as regiões do país. O Seminário conta com financiamento da FAPERJ, CAPES (PROCAD-AMAZÔNIA) e CNPq, e além disso, também conta com apoio do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá e da Universidade do Estado do Amapá.

Neste ano, o tema do encontro será “Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção no Brasil em crise”, e acontece nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho de 2022, em formato híbrido, devido a função da situação pandêmica (Covid-19) na qual ainda estamos vivendo. Além disso, o evento será limitado o número de participantes no espaço físico das atividades presenciais.

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e abertas para pesquisadores(as), docentes e estudantes que se interessem pela temática do evento e deverão ser realizadas no período de 01 de abril a 10 de junho de 2022.

Para se inscrever o candidato precisa acessar aba específica para inscrição, atentar para as orientações, preencher e enviar o formulário. No ato da inscrição, cada participante também deverá informar seu interesse em participar presencialmente do seminário ou de forma virtual. A Comissão Organizadora confirmará a participação presencial por e-mail aos inscritos. Os participantes que receberem autorização para participar presencialmente também deverão, para ter acesso aos espaços físicos, apresentar comprovante de vacinação completa (com dose de reforço) contra a Covid-19, assim como respeitar também todas as normas complementares que exigem o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

A submissão de trabalhos também será gratuita. Poderão submeter trabalhos integrantes da Rede Universitas/Br; pesquisadores do Projeto Pesquisa em Educação na Amazônia: história, política, formação docente e diversidade cultural (PROCAD-AMAZÔNIA) e docentes e estudantes das Instituições de Educação Superior do Amapá. Somente integrantes da Rede Universitas/Br poderão submeter mais de um trabalho. A submissão de trabalhos será realizada no período de 01 a 20 de abril de 2022. As normas, eixos e demais orientações para submissão estão descritas na aba específica para submissão de trabalhos. A listagem de trabalhos aprovados será divulgada no dia 27 de maio de 2022.

Programação

A mesa de Abertura, a Conferência, e as Mesas Temáticas serão presenciais e ocorrerão na Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero, Macapá-AP. Todas essas atividades também serão transmitidas ao vivo pelo YouTube, canal do PPGED/UNIFAP.

Dia 29 de junho:

• 09h00 – Apresentação de Trabalhos por eixo (atividade remota);
  • 15h00 – Apresentação de Trabalhos por eixo (atividade remota);
  • 18h00 – Programação Cultural;
  • 18h30 – Abertura oficial do XXIX Seminário Nacional da Rede Universitas/Br – Profa. Dra. Deise Mancebo (UERJ); Prof. Dr. João Ferreira Oliveira (UFG); Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA).
  • 19h00 – Conferência – Conferencista: Profa. Dra. Tatiane Brettas (UFF) / Coordenação: Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA).

Dia 30 de junho:

• 09h00 – Mesa 1 (Eixos 1, 4 e 6): Políticas de financiamento, trabalho e produção do conhecimento – novos modos de regulação e tendências em construção na educação superior do Brasil em crise. Coordenador/Debatedor: Prof. Dr. João Ferreira Oliveira (UFG) / Expositores: Prof. Dr. Luiz Fernando Reis (UNIOEST); Profa. Dra. Andréa Araujo do Vale (UFF); Prof. Dr. Afrânio Mendes Catani (USP);
  • 15h00 – Mesa 2 (Eixos 5 e 7): Políticas de acesso, permanência e educação no campo – novos modos de regulação e tendências em construção na educação superior do Brasil em crise. – Coordenador/Debatedor: Prof. Dr. Salomão Hage (UFPA) / Expositores: Profa. Dra. Edineide Jezine Mesquita Araujo (UFPB); Profa. Dra. Monica Molina (UnB);
  • 18h00 – Lançamento de Livros. – Coordenação: Prof. Dr. André Rodrigues Guimarães (UNIFAP); Profa. Dra. Célia Regina Otranto (UFRRJ).

Dia 01 de julho:

• 09h00 – Mesa 3 (Eixos 2, 3 e 8): Políticas de formação e avaliação – novos modos de regulação e tendências em construção na educação superior do Brasil em crise. – Coordenadora/Debatedora: Profa. Dra. Antonia Costa Andrade (UNIFAP) / Expositores: Profa. Dra. Olinda Evangelista (UFSC); Prof. Dr. Regilson Maciel Borges (UFLA); Prof. Dr. José dos Santos Souza (UFRRJ);
  • 14h00 – Reunião Geral da Coordenação de Rede Universitas/Br. – Coordenação: Profa. Dra. Deise Mancebo (UERJ); Prof. Dr. João Ferreira Oliveira (UFG); Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA);
  • 16h00 – Assembleia Geral da Rede Universitas/Br e Encerramento do XXIX Seminário Nacional.

Para conhecer melhor a Rede Universitas/Br acesse o site clicando aqui.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/