Inauração de mais um RUTE

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF-RJ) inaugurou nesta sexta, dia 28, seu Laboratório de Telessaúde da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

A cerimônia foi realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Olinto de Oliveira e contou com a presença do diretor do IFF, Carlos Maurício Maciel, a vice-diretora de Pesquisa do IFF, Kátia Sydronio, o vice-presidente de ambiente, educação e promoção da saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, a coordenadora de informação e comunicação da vice-presidência da Fiocruz, Paula Xavier, a diretora do núcleo de Telemedicina do IFF, Angélica Silva e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

Outros núcleos Rute presentes em Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Recife e Pelotas participaram da cerimônia por vídeo conferência assim como o Instituto Nacional Materno Perinatal, em Lima, Peru.

Em sua apresentação, Messina mostrou a evolução da Rute, principalmente em 2012, que deve encerrar o ano com mais de 65 núcleos em todo o Brasil. Atualmente são 59 núcleos em operação. “Nosso objetivo é homogeneizar o conhecimento e as práticas adotadas nas diferentes áreas da medicina para melhorar a qualidade no atendimento da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS)”. explicou.

Um dos exemplos citados foi a parceria dos núcleos Rute no Hospital das Clínicas da UFMG, UFJF, UFU, UFTM, Unimontes e UFSJ, com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, no atendimento que hoje já alcança 660 municípios – 70% dos pacientes não necessitam ser transferidos para os centros de referência e 10% do orçamento municipal em saúde é economizado.

O IFF é á a primeira instituição participante da Rute especializada na saúde da criança, adolescente e da mulher. Segundo Kátia Sydronio, “como membro efetivo, vamos consolidar nosso papel de referência na formação de recursos humanos para SUS. Isso irá refletir diretamente na qualidade do atendimento prestado e na facilidade de troca de experiência entre instituições”, disse.

Franciney Fialho