Sobre nós

O Projeto SAMAÚMA TECH trata-se de um Projeto de Capacitação e Formação de recursos humanos, a ser ofertado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), mais precisamente no âmbito dos cursos de Ciências Tecnológicas, Exatas e da Saúde, no qual tem o propósito de estimular o desenvolvimento de tecnologias no Amapá.

Além da formação, o Samaúma Tech tem por objetivo a instalação de Centros Tecnológicos em Robótica nos 16 (dezesseis) municípios do Estado do Amapá para auxiliar na capacitação de professores e alunos e fortalecer o sistema de educação por meio de conhecimentos da ciência e tecnologia.

Como serão as capacitações? 

Serão online e presencial, nos16 municipios do Amapá.

Quem poderá participar?

O Samaúma Tech terá duas Trilhas de capacitação e formação. Uma voltada para professores da rede pública estadual e municipal, e outra para jovens interessados na temática de Ciência e Tecnologia.

Confira em Editais as turmas em aberto.

+SAMAÚMA TECH

Neste sábado (06/04), o Programa Samaúma Tech realizou a entrega de Certificados para os alunos da primeira turma do Curso HUB 4.0. O curso foi ofertado com o apoio da SUFRAMA e do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e também em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da SEMTRADI.

Na ocasião também foi realizado, em parceria com o Amapanime, um torneio de jogos para a comunidade.

Módulos

Na Trilha de Robótica será ensinado os princípios básico da robótica, mostrando suas origens e aplicações; explicando o que é um robô e suas características; perpassando pela robótica industrial e culminando na robótica educacional mencionando algumas ferramentas de ensino como Arduino e Tinkercad. No fim, fazendo uma comparação como constantemente a robótica está inovando baseando-se na necessidade do mercado, dando exemplos como carros voadores, carros autônomos, chips de nanômetros e chip no cérebro; frisando a importância de buscar sempre inovar como potencializador de novas descobertas ou aprimorações fazendo um link com a disciplina de inovação.

Internet das Coisas - IoT

A Trilha de Internet das Coisas – IoT tem por objetivo capacitar o cursista quanto à exploração de uma Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC que está em plena expansão no mundo e especialmente no Brasil que é a IoT, concebida para adaptar dispositivos de uso cotidiano de modo a se conectarem com uso da internet visando monitoramento, controle e outras aplicações da vida real.

A trilha de Empreendedorismo objetiva dotar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos no que tange ao empreendedorismo e sua aplicação, como a compreensão do que é empreendedorismo, do papel do empreendedor e das organizações, da importância do planejamento e das variedades possíveis do empreender como ação e a relação com as esferas pública e privadas.

A Trilha CHATGPT objetiva capacitar acadêmicos e profissionais a compreender, utilizar e aplicar eficazmente o ChatGPT, uma avançada ferramenta de processamento de linguagem natural, em uma variedade de contextos. Ao final deste curso, os participantes estarão aptos a entender os princípios por trás do funcionamento do ChatGPT, explorar suas funcionalidades e integrá-lo em projetos acadêmicos, de pesquisa e de negócios, compreendendo suas potenciais aplicações, limitações e melhores práticas.

Rolar para cima