Projeto Verão Maker leva oficinas gratuitas de robótica para crianças e adolescentes em oito municípios do Amapá
Durante o mês de julho, estudantes da rede pública do Amapá terão a oportunidade de vivenciar experiências educativas nas áreas de tecnologia e ciências por meio do Projeto Verão Maker, iniciativa do Programa Samaúma Tech, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A ação é realizada em parceria com o Governo do Estado do Amapá e as prefeituras municipais, e leva oficinas gratuitas a oito municípios amapaenses.
A programação inclui oficinas de robótica educativa, com atividades práticas voltadas à introdução da cultura maker, além da presença de um planetário móvel, que proporcionará vivências imersivas em astronomia e ciências do espaço. O planetário será disponibilizado nos municípios de Mazagão, Porto Grande, Calçoene, Serra do Navio e Oiapoque.
As ações acontecerão em escolas públicas e espaços educacionais, com vagas limitadas. Confira a seguir os municípios atendidos.
Municípios atendidos e datas:
-
Macapá – Colégio Amapaense
🗓️ 08 a 11 de julho -
Santana – Escola Estadual Augusto Antunes
🗓️ 08 a 11 de julho -
Mazagão – Escola Estadual Dom Pedro
🗓️ 08 a 11 de julho -
Serra do Navio – Escola Estadual Dr. Hermelino Gusmão
🗓️ 08 a 11 de julho -
Porto Grande – Escola Estadual Elias Trajano
🗓️ 09 e 10 de julho -
Calçoene – Secretaria Municipal de Educação (Telecentro)
🗓️ 10 e 11 de julho -
Itaubal – Escola Municipal J. Almeida
🗓️ 10 e 11 de julho -
Oiapoque – Escola Duque de Caxias
🗓️ 15 e 16 de julho
O Projeto Verão Maker integra as ações de extensão do Programa Samaúma Tech, que tem como missão democratizar o acesso à ciência e à tecnologia por meio da educação pública e de qualidade. A iniciativa visa estimular o interesse de jovens pelo conhecimento científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento de competências digitais e o fortalecimento da cultura científica no estado.
Mais informações e detalhes sobre as oficinas estão disponíveis no site: https://www2.unifap.br/samaumatech/editais/