• Categoria do post:Notícia

Programa de computador foi adotado pela Escola Conexão Aquarela como recurso pedagógico para contribuir no ensino e aprendizagem

Professores do Ensino Fundamental da Escola Conexão Aquarela passaram por um treinamento para a utilização do Software Educacional Papado, qualificação que teve como tema: “Software Educacional como mediador instrumental na aprendizagem de crianças com síndrome de Down”. Apresentado pelo criador do Programa, o professor e mestre do Laboratório de Inclusão Digital e Engenharia de Software da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Rafael Pontes Lima.
Foto: Ascom/Conexão Aquarela
Professores / Treinamento foi realizado dia 19 deste mês no auditório da instituição

O Mestre explica que o software Papado originou-se do projeto de pesquisa de sua dissertação de mestrado na busca de compreender como ocorre o desenvolvimento e o aprendizado das crianças com síndrome de Down, no que se refere ao uso de um software educacional, tendo como suporte teórico o paradigma da educação inclusiva e a teoria sócio-histórica de Vygotsky.
“O programa foi desenvolvido especialmente para o mestrado, porém sua aplicação extrapola este objetivo e se permite a inserção nos ambientes educacionais como instrumento pedagógico na mediação do professor com o aluno”, explica Rafael.
Atualmente o software Papado está disponível através do Site do Grupo de Pesquisa da Unifap, NEC (http://www2.unifap.br/nec) gratuitamente para que as escolas possam fazer uso deste objeto educacional, promovendo o desenvolvimento e o aprendizado das crianças com necessidades educacionais especiais.
De acordo com a Consultora Pedagógica da Escola Conexão Aquarela, Leila Feio, ao longo dos anos a instituição tem investido em estrutura e em material pedagógico adequado para melhor atender alunos com especificidades educacionais. E “a utilização do software Papado como recurso pedagógico poderá contribuir para acelerar o ensino e a aprendizagem de crianças que apresentem algum tipo de dificuldade, ferramenta que também pode ser utilizada com o restante da turma sem nenhum tipo de diferenciação”, esclarece a consultora.
O Papado já está disponível no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), da escola, sob a orientação das professoras Adriana Melo e Márcia Amoras. O treinamento foi realizado dia 19 deste mês no auditório da instituição.

Gazeta Publica em 03/03/2013.

Link da Reportagem.