Brasília-DF, 4 de setembro de 2023 – Nos dias 29 a 31 de agosto de 2023, o Auditório do Ministério das Comunicações (MCom), em Brasília-DF, foi o palco da Reunião Gerencial do Programa Computadores para Inclusão do ano de 2023. O Centro de Recondicionamento de Computadores da UNIFAP (CRC-UNIFAP), um participante ativo deste programa, esteve presente pela primeira vez, fortalecendo os laços com os demais CRCs em todo o país.

Fonte: MCom.

O evento contou com a presença do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Maximiliano Martinhão, que enfatizou a prioridade dada ao programa Computadores para Inclusão pelo governo: “Aqui no ministério, o programa Computadores para Inclusão é prioridade.

Desde o início do governo, já foram criados dois Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), e outros virão neste semestre.” O evento, que se estendeu de 29 a 31 de agosto, proporcionou uma plataforma para a discussão da diversidade de experiências em cada Centro e perspectivas para aprimorar a logística de distribuição de computadores e promoção de cursos.

O ministro Juscelino Filho destacou: “A inclusão digital está entre as prioridades do governo Lula, e em oito meses de gestão já criamos dois CRCs, em Maranhão e em Sergipe. Pretendemos fazer com que cada estado brasileiro tenha pelo menos um CRC, ampliando a oferta de cursos e computadores recondicionados para tornar a inclusão digital mais abrangente em todo o país.”

Rômulo Barbosa, diretor de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do MCom, elogiou o comprometimento dos servidores que executam o programa Computadores para Inclusão: “Possibilitar que os cidadãos mais necessitados do país tenham acesso ao que hoje é um direito fundamental, que é o direito à inclusão digital, não tem preço.”

Gustavo Lima, coordenador geral de Inclusão Digital do departamento de Projetos de Infraestrutura em Inclusão Digital do MCom, ressaltou a importância do encontro: “É o momento em que reunimos toda a rede de parceiros espalhados pelo Brasil para poder aprimorar a execução do programa e ter uma política pública cada vez mais efetiva para a população brasileira, contemplando as diversidades e os diferentes projetos e realidades, para ter um programa cada vez melhor.”

Computadores para inclusão

Desde sua criação, o Programa Computadores para Inclusão já doou um total de 32,9 mil computadores, beneficiando 717 municípios brasileiros. A meta é alcançar 40 mil equipamentos até o final de 2023. Além disso, foram oferecidos 145 cursos, capacitando mais de 23 mil alunos para o mercado de trabalho e destinando 3 mil toneladas de resíduos de forma consciente.

Para saber mais sobre como participar do programa ou solicitar a doação de equipamentos, visite a página do serviço <https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-computadores-recondicionados> com uma conta gov.br e encaminhe sua solicitação. O tempo de atendimento do pedido depende da disponibilidade de equipamentos pelos Centros conveniados com o MCom, bem como da logística do CRC em cada região.

Esta reunião gerencial foi um passo significativo em direção à inclusão digital no Brasil, e o CRC-UNIFAP está ansioso para continuar contribuindo com esse esforço conjunto.

Para mais informações sobre o Programa Computadores para Inclusão, acesse o site oficial do Ministério das Comunicações <a href="http://” data-wplink-url-error=”true”>http://<https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/computadores-para-inclusao-1>

Fonte: <a href="http://MCom ” data-wplink-url-error=”true”>http://MCom <https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2023/agosto/reuniao-gerencial-debate-ampliacao-do-programa-computadores-para-inclusao>

Youtube: CRC | Reunião Gerencial 2023