Concepção do Curso

O Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá nasce com a intenção de diminuir uma demanda social inerente ao estado que é a de sanar uma lacuna tecnológica existente. Atualmente, o estado do Amapá é o único estado brasileiro que não oferece em seu catálogo de universidades públicas nenhum curso na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Além disso, a necessidade de profissionais nesta área é uma realidade que cresce a cada dia, demonstrada pelos planos de metas que envolvem o estado do Amapá para os próximos anos.

Várias faculdades particulares locais tentam sanar a necessidade de profissionais em informática formando a cada ano profissionais em cursos como Bacharelado em Sistemas de Informação; Tecnologia em Redes de Computadores; e Tecnologia de Sistemas para Internet, e grande parte desses profissionais são automaticamente absorvidos pelo mercado de trabalho amapaense. Apesar disso, a formação dos egressos é limitada e não oferece ao Amapá a possibiliade de atender as demandas de especialização técnica para o crescimento tecnológico de um estado em pleno desenvolvimento.

O governo federal em seu plano de metas e desenvolvimento coloca o estado do Amapá como um receptor de grandes mudanças em relação às novas tecnologias. Nos próximos o Amapá receberá uma conexão de fibra-ótica que cruzará o estado fruto de negociações entre empresas privadas do município de Macapá e o território francês; além disso, nos próximos cinco anos, é esperado que, com a ligação do linhão de alta tensão entre Tucuruí e Macapá o setor produtivo do estado consiga alavancar um grande número de negócios, pois além do aumento da capacidade produtiva de energia elétrica com a construção das duas novas hidroelétricas no estado o Amapá poderá passar a exportar energia elétrica ao resto do Brasil.

É nesse cenário motivador para o desenvolvimento da área de informática que o curso de ciência da computação da UNIFAP dá seus primeiros passos. Entre projetos locais do governo do estado como: nota fiscal eletrônica, o portal transparência pública, a vinda do linhão de alta tensão com a interligação através de fibra-ótica com o restante do país e a implantação maciça de empresas de telecomunicação, além do comércio local e empresas de grande porte que exercem projetos no estado do Amapá. É neste novo momento de investimentos públicos e privados que a necessidade de novos profissionais na área de computação que a UNIFAP procura oferecer ao estado o curso de ciência da computação