Comissões de Apoio

Caracterizados como núcleos de colaboração e apoio às atribuições do colegiado e coordenação, os grupos de apoio, constituídos por Professores do Curso de Ciência da Computação, estabelecem-se como espaços colaborativos no sentido de fornecer subsídios ao desenvolvimento de atividades práticas e complementares, aos trabalhos de conclusão de curso e ao funcionamento dos laboratórios vinculados ao curso.

 

Grupo de Atividades Complementares – AC.

As Atividades Complementares são incorporadas ao PPC conforme orienta o Parecer CP/CNE N. 9, de 08 de maio de 2001, e estipulam as Resoluções CNE/CP N. 1, de 15 de maio de 2006 e 024/2008/CONSU/UNIFAP, de 22 de outubro de 2008. Nesse sentido, as ACs ensejam o princípio da flexibilização curricular à medida que esti-mulam a participação do acadêmico em diferentes atividades, tais como: eventos científicos, artísticos e culturais; ações de caráter técnico e comunitário; envolvimento em projetos de extensão e de pesquisa; monitoria; prática de estudos independentes, transversais e interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional, sobretudo, nas relações com o mundo do trabalho, oferecidos, inclusive, por outras IES em áreas afins ao campo da formação do cientista da computação. Compõem este grupo de apoio dois professores responsáveis pelo acompanhamento das turmas em atividades complementares de acordo com as diretrizes estabelecidas no Regulamento 03/2017 do Curso de Ciência da Computação.

 

Grupo de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O Curso de Ciência da Computação considera TCC como uma monografia ou artigo a ser elaborado e apresentado nos moldes de um trabalho científico. É um componente curricular com características próprias e, portanto, tem avaliação distinta das demais disciplinas, ainda que no mesmo grau de exigência em relação à frequência e produtividade. Para que se garantam os mecanismos de acompanhamento e cumprimento do trabalho de graduação, o TCC realizar-se-á sob a orientação de dois Professores responsáveis por este grupo de apoio, que deverão orientar os Professores Orientadores que por sua vez devem guiar seus orientandos, sob diretrizes específicas estabelecidas no Regulamento 02/2017 do Curso de Ciência da Computação.

 

Grupo de Estágio Supervisionado.
A Resolução 05/2017 do curso de Ciência da Computação da UNIFAP normatiza o cumprimento do Estágio Supervisionado pelo discente, assim como disponibiliza todos os documentos e formulários envolvidos. O grupo de apoio de Estágio Supervisionado é constituído por dois Professores do curso de Ciência da Computação e tem por responsabilidade o acompanhamento em todas suas faces dos Estágios dos alunos do curso.

 

Grupo de Laboratórios.
A Resolução 04/2017 do curso de Ciência da Computação da UNIFAP normatiza o correto uso dos Laboratórios pelos discentes. O grupo de apoio de Laboratórios é constituído por um Professor do curso de Ciência da Computação e tem por responsabilidade o planejamento e controle do uso dos laboratórios.