Estágio supervisionado

____________________________________________________

COMISSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Prof. Dr. Julio Cezar Costa Furtado

E-mail: furtado@unifap.br

Prof. Me. Thiago Pinheiro do Nascimento

E-mail: thiagopinheiro.nascimento@gmail.com

Portaria 0069/2022

Coordenação de Curso: ccc@unifap.br

__________________________________________________

PROCEDIMENTOS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Estágio, segundo a Resolução nº 02/2010 – CONSU/UNIFAP, constitui “um modo especial de capacitação em serviço”, sendo neste caso, as atividades desenvolvidas no campo da Ciência da Computação. Seu objetivo é proporcionar ao aluno contato com a prática profissional, permitindo o exercício de técnicas e de procedimentos da Ciência da Computação, integrando o aluno à comunidade profissional e ao mercado de trabalho.

O estágio supervisionado obrigatório no Curso de Ciência da Computação, só poderá ser realizado a partir do cumprimento de 50% dos créditos do curso. Conterá uma carga horária mínima de 405 (quatrocentos e cinco) horas, cuja jornada não ultrapasse 30 (trinta) horas semanais e 6 horas diárias, sendo que não haja conflito com o horário do curso.

ETAPA 1 (Inclusão na Apólice de Seguro da UNIFAP): Acesse o link do Formulário On-line abaixo para inclusão na Apólice de Seguro da UNIFAP.

Formulário On-line de Solicitação de Inclusão na Apólice de Seguro

 ETAPA 2 (Formalização do Estágio ): Clique para baixar os modelos de Termo de Compromisso e Plano de Estágio.

Deve ser encaminhado ao e-mail da Coordenação do Curso de Ciência da Computação (ccc@unifap.br) os documentos:

    1. Termo de Compromisso (datado e assinado pela concedente do estágio e pelo estagiário)
    2. Plano de Estágio (datado e assinado pela concedente do estágio e pelo estagiário)
    3. Histórico Acadêmico;
    4. Atestado de Matrícula;
    5. Documentos comprobatórios da atividade profissional. (somente para discentes que irão realizar APROVEITAMENTO DE ESTÁGIO)

OBS 1 – os documentos serão avaliados e assinados por um dos professores membros da comissão de estágio.

OBS 2 – A inclusão na apólice de seguro será realizada após aprovação dos documentos pela comissão de estágio e conforme etapa 1.

OBS 3 – Após aprovados e assinados pela comissão de estágio, os documentos serão devolvidos por e-mail ao estagiário que deverá providenciar uma cópia para a concedente.

ETAPA 3 (Sistemática de Acompanhamento): Atente para as normas e procedimentos:

1) O acompanhamento do estágio será feito pelos supervisores de estágio do Curso de Ciência da Computação e pela instituição concedente.

2) O descumprimento da resolução de estágio caracteriza abandono e implicará na realização de um novo estágio.

NOTA 1: Após início do estágio, o(a) discente deve atentar para as diretrizes e normas necessárias para a prática de Estágio Supervisionado obrigatório no âmbito do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá, conforme projeto disciplinador. Resolução de Estágio Supervisionado (atualização em andamento)

NOTA 2Prorrogação do Estágio: O discente deve encaminhar ao e-mail da coordenação o Termo Aditivo datado e assinado pela concedente e pelo estagiário para análise e assinatura pela Comissão de Estágio. Além do Termo Aditivo deve ser encaminhado o Atestado de Matrícula atualizado. Após análise e assinatura o Termo Aditivo será devolvido para o(a) discente por e-mail. 

NOTA 3Termo de Rescisão do Estágio: O discente deve encaminhar ao e-mail da coordenação o Termo de Rescisão do Estágio datado e assinado pela concedente e pelo estagiário para análise e assinatura da Comissão de Estágio. Além do Termo de Rescisão deve ser encaminhado também o Termo de Compromisso rescindido. Após análise e assinatura o Termo de Rescisão do Estágio será devolvido para o(a) discente por e-mail. 

ETAPA 4 (Finalização do Estágio): Modelo de Relatório Final de Estágio Formulário de Avaliação (Concedente) , Parecer de aprovação de estágio (Comissão de Estágio – UNIFAP)

Deve ser encaminhado ao e-mail da Coordenação do Curso de Ciência da Computação (ccc@unifap.br) os documentos:

    1. Relatório Final de Estágio (datado e assinado pela concedente do estágio e pelo estagiário)
    2. Formulário de Avaliação (datado e assinado pela concedente do estágio e pelo estagiário)
    3. Folha de Frequência do período referente ao estágio (assinado pela concedente do estágio e pelo estagiário)

OBS 1 – os documentos serão avaliados e assinados por um dos professores membros da comissão de estágio.

OBS 2 – os documentos não aprovados serão devolvidos por e-mail ao discente com as solicitações necessárias para o ajuste.

OBS 3 – Após aprovados e assinados pela comissão de estágio, os documentos serão encaminhados por e-mail para o coordenador de curso para lançamento de nota.

OBS 4 – Após lançamentos da nota em sistema será encaminhado por e-mail ao discente cópia da documentação.

PROCEDIMENTOS PARA APROVEITAMENTO DE ESTÁGIO (atualização em andamento)

O Regulamento de Estágio Obrigatório permite o aproveitamento da carga horária realizada em atividades de extensão, projeto de pesquisa, monitoria, escritório modelo do Curso de Ciência da Computação, como atividades de estágio, uma vez que essas atividades atendem o art. 2º do Regulamento de Estágio Obrigatório.

Poderão ser validadas como Estágio Supervisionado Obrigatório as atividades de Experiência Profissional do aluno em área técnica do curso de  Ciência da Computação, para:

I – O aluno que é empregado na área de seu curso há pelo menos 1 (um) ano, em uma mesma empresa e que comprovar essa condição mediante apresentação de registro em Carteira Profissional ou Contrato;

II – O aluno que já trabalha como autônomo dentro da área de seu curso e prestar serviço para uma ou mais empresas há pelo menos 1(um) ano;

III – O aluno que é empresário e atua na área de seu curso há pelo menos 1(um) ano.

OBS 1 – O discente para formalizar o  APROVEITAMENTO DE ESTÁGIO deve seguir  a ETAPA 2 (Formalização do Estágio ) – incluir documentos comprobatórios da atividade profissional. 

OBS 2 – A entrega do Relatório Final de Estágio deve seguir as recomendações da ETAPA 4 (Finalização do Estágio).

PROCEDIMENTOS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO

 

NOTA:

1) “O estágio Não-Obrigatório poderá ser creditado como Atividade Complementar (AC), desde que esteja previsto no Projeto Pedagógico do Curso e no respectivo Plano Operacional das AC, indicadas na Resolução 024/2008, de 22/10/2008 – CONSU/UNIFAP”, Art. 27, RESOLUÇÃO N. 02/2010 – CONSU/UNIFAP.

2) O processo de formalização do ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO é iniciado no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET – e-mail: dcet@unifap.br

ETAPA 1: (Inclusão na Apólice de Seguro da UNIFAP): Acesse o link do Formulário Online abaixo para inclusão na Apólice de Seguro da UNIFAP.

Formulário On-line de Solicitação de Inclusão na Apólice de Seguro

Etapa 2: Termo de Compromisso e Plano de Estágio datados e assinados pela concedente e estagiário ( Os dois documentos podem ser obtidos no site do Dcet)

  1. Os documentos devem ser encaminhados à Coordenação de Curso por e-mail (ccc@unifap.br) para análise e assinatura da comissão de estágio.
  2. Após assinados, os documentos serão devolvidos ao discente por e-mail e este deve encaminhar os mesmo ao dcet para registro e a concedente do estágio.

Documentos que devem ser enviados ao Dcet para registro de estágio

1 – Termo de compromisso;

2 – Plano de estágio;

3 – Comprovante de matrícula atualizado.

Procedimentos para prorrogar ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

1ª Etapa: Análise e assinatura do Termo Aditivo de estágio não-obrigatório

– Onde?: DCET

– O que precisa?:

    1. Termo Aditivo assinado pela concedente e pelo estagiário;
    2. Comprovante de matrícula atualizado
    3. Relatório das atividades desenvolvidas (se já estiver estagiado por 6 meses)