Conheça o curso de Ciência da Computação

IMG_20190703_180609
IMG_20200219_170853(1)
IMG_20190704_091042
previous arrow
next arrow
IMG_20190703_180609
IMG_20200219_170853(1)
IMG_20190704_091042
previous arrow
next arrow

O curso tem por objetivo a formação teórica e prática em computação, a fim de preparar adequadamente os seus alunos para atuar nos diversos setores de informática, conseguindo acompanhar suas evoluções tanto na área acadêmica e de pesquisa, quanto em empresas de pequeno, médio e grande porte. A formação do discente abrange a compreensão do campo científico da computação, buscando a sua aplicação na solução de problemas da sociedade e no desenvolvimento de conhecimento e tecnologias que permitam a evolução da computação.

O curso garante uma formação básica, habilitando os discentes a ganharem competências e poder seguir com efetividade o curso nas matérias das áreas de conhecimento específicas da computação de acordo com o perfil desejado pelo aluno. A formação abrangerá também o estudo dos aspectos profissionais, éticos e sociais da computação e de outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, matemática, física, filosofia, administração e direito, tal como recomendado nas diretrizes propostas pela Comissão de Especialistas em Educação em Computação e Informática (CEEInf) do Ministério da Educação.

Para tal, a matriz curricular do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, contempla as diretrizes de formação de recursos humanos em Computação, estabelecidos pelo MEC/SESu, que especifica características próprias de formação visando atender as necessidades da sociedade amapaense e brasileira. Segundo as diretrizes curriculares do MEC, têm como objetivo a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de Computação.

Nesta realidade, o curso já nasce com a demanda de projetos de pesquisa e extensão existentes na UNIFAP, como o Laboratório de Inclusão Digital e Engenharia de Software, o ponto de presença da RNP, e outros existentes pelos cursos da Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e Tecnológicas e do Departamento de Informática, que demandam por profissionais e discentes da área de computação para fortalecer o desenvolvimento de suas atividades.