Disciplina I – Integração de mídias na educação

[mantra-button-dark url=”#”]Código[/mantra-button-dark] [mantra-button-dark url=”#”]Nome da Disciplina[/mantra-button-dark] [mantra-button-dark url=”#”]CH[/mantra-button-dark]
[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]ME01[/mantra-button-color]

Integração de mídias na educação

[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]120[/mantra-button-color]

Ementa: Proporciona uma visão geral sobre o uso das mídias na educação de forma organizada. Buscar fundamentar práticas pedagógicas, assim como discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação. Estimular reflexões sobre as diferentes linguagens midiáticas para desenvolver e ampliar a compreensão do aluno no atual contexto educacional e sobre as possibilidades da aplicação das mídias no processo de ensino aprendizagem. Esta disciplina está dividida em 6 módulos: Introdução à Mídias na Educação, Mídia Informática, Mídia Impressa, Mídia Rádio, Mídia TV e Vídeo e Gestão Integrada de Mídias.

Bibliografia:

ALMEIDA, Fernando José. Contribuições teóricas sobre gestão: elementos para mapear o entendimento das práticas gestionárias e sua visão de mundo, de sociedade e de ser humano. In: Manual do curso – escola de gestores da educação básica. Brasília, 2005.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt2.htm Acesso em 10/02/2006.

ALVES, Patrícia Horta. Educomunicação: a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação/ECA-USP. Dissertação de Mestrado, São Paulo, ECA/USP, 2002.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Campinas, 2001. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78)

CAMPELLO, Bernadete. Enciclopédias. In: CAMPELLO, Bernardete; CALDEIRA, Paulo T. (orgs). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 9-22.

KENSKI, Vani M. Múltiplas linguagens na escola. In: ENDIPE. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. pp. 123-140.

MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MEC. Programa de Formação Continuada de Mídias na Educação. Disponível em: < http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html> Acesso em 05/2005.Brasília: MEC/SEED, 1996.

Bibliografia Complementar:

A ser selecionada pelo professor.