0

Seja bem-vindo ao site da Política de Comunicação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Por aqui será divulgado todo o processo de construção da primeira versão deste documento.

A construção da Política de Comunicação da Unifap será realizada no período de 23 de junho a 13 de dezembro de 2016, pela Comissão de Elaboração da Política de Comunicação (formada por representantes da comunidade acadêmica), com a consultoria do prof. Dr. Wilson Bueno, da Universidade Metodista de São Paulo.

Mas, afinal, o que é uma Política de Comunicação?

É um documento que reúne diretrizes, normas, valores e procedimentos relacionados à comunicação institucional de uma organização, pública ou privada. A política de comunicação orienta estrategicamente o desenvolvimento de ações e produtos de comunicação de uma instituição, levando em consideração como esta se relaciona com seus diversos públicos de interesse.

A Política de Comunicação da Unifap será elaborada em conformidade com os objetivos estratégicos da Universidade, consolidando a missão, a visão e os valores presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e que norteiam a Instituição.

Por que a Unifap deve ter uma política de comunicação?

A Política de Comunicação é um importante instrumento de diálogo e relacionamento da Unifap com seus públicos de interesse e com a sociedade, potencializando a transparência e divulgação das ações e projetos de ensino, pesquisa, extensão e de gestão.

Além disso, o documento tornará a comunicação dentro da Unifap mais eficaz e fluida, na medida em que trará diretrizes que implementarão a melhor forma da Instituição se comunicar com seus públicos e quais as ferramentas / produtos / ações mais adequados para isso.

O que se espera com a política de comunicação da Unifap?

As ações e produtos de comunicação oriundos das normas e diretrizes da Política de Comunicação facilitarão a construção de uma identidade institucional positiva perante seus públicos, a comunidade acadêmica e a sociedade; maior sinergia entre as ações acadêmicas, administrativas e de gestão; maior prestação de contas à sociedade, aumentando a circulação de informações da Universidade; melhoria dos fluxos de comunicação internos e externos, diminuindo possíveis ruídos entre a Instituição e os seus públicos de interesse e favorecendo uma autêntica cultura de comunicação.

Como a política será elaborada?

A construção da Política de Comunicação da Unifap será coordenada pela Comissão de Elaboração da Política de Comunicação, que será formada por gestores e representantes dos docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos da Unifap.

O documento será elaborado por etapas, em cinco reuniões presenciais que ocorrerão no período de junho a dezembro de 2016.

Todo o processo contará com a consultoria do prof. Dr. Wilson Bueno, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Quem pode participar da elaboração do documento?

É essencial que toda a comunidade acadêmica participe da construção da Política de Comunicação Institucional da Unifap. Precisamos ouvir as vozes de gestores, professores, técnicos-administrativos e acadêmicos, pois são quem constroem  e fortalecem a cultura, a imagem e a comunicação da Unifap.

Como eu posso contribuir?

Existem algumas formas, diretas e indiretas, de contribuir com o aperfeiçoamento da comunicação institucional da Unifap:

■ Comissão

Faça parte da Comissão de Elaboração da Política de Comunicação da Unifap. Todos poderão participar da construção do documento, mas é a comissão que coordenará todo o processo, tendo seus membros que participar das reuniões presenciais que ocorrem de junho a dezembro de 2016.

No dia 8 de junho, às 15h, no Auditório do Bloco de Letras e Artes (campus Marco Zero), haverá uma apresentação do processo de elaboração da Política pela Assessoria de Comunicação da Unifap. Você poderá inserir seu nome neste evento, ou pelo e-mail assessoria@unifap.br até o dia 15 de junho.

■ Reuniões oficiais

De junho a dezembro ocorrerão cinco reuniões presenciais no campus Marco Zero do Equador, em Macapá. Estas reuniões serão dirigidas pelo consultor, prof. Dr. Wilson Bueno, com a participação dos membros da Comissão. Contudo, as reuniões serão abertas a toda a comunidade acadêmica. Confira na aba “Reuniões oficiais” o cronograma e detalhamento dos encontros.

■ Site

Para quem não puder participar da Comissão e das reuniões oficiais, pode contribuir deixando sugestões pelo site da Política, na aba “Sugestões”.