Semana de Inovação em Gestão Pública

Semana de Inovação em Gestão Pública

Semana da Inovação - Reserve na agenda

Vem aí a Semana de Inovação em Gestão Pública
Transformando Ideias em Soluções

2 e 3 de dezembro –  Conferência Internacional

Confira alguns dos nossos palestrantes confirmados:

  • Stephen Goldsmith, professor-titular de Práticas Governamentais e diretor de Inovação do Programa de Governo Americano na Kennedy School, em Harvard.
  • Brenton Caffin, diretor de Competências de Inovação do Fundo Nacional para Ciência, Tecnologia e Artes do Reino Unido (Nesta)
  • Stephanie Wade, diretora do Laboratório de Inovação do Escritório de Gestão de Pessoal do Governo dos Estados Unidos
  • Thomas Prehn, diretor do Laboratório de Inovação MindLab, na Dinamarca
  • Stéphane Vincent, co-fundador e diretor do Laboratório La 27e Région, França
  • Wolfgang Drechsler, professor da Escola de Inovação e Governança Ragnar Nurkse e da Universidade de Tecnologia Tallinn University, na Estônia.
  • Luiz de Mello, vice-diretor, Diretoria de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

4 de dezembro – Arenas de Inovação

Confira alguns dos temas previstos:

CURSO: DESIGN THINKING NO SERVIÇO PÚBLICO (4h)
Facilitador: GERMANO GUIMARÃES – INSTITUTO TELLUS
Objetivo: Introduzir métodos e ferramentas do Design Thinking utilizando casos e situações de projetos reais para promover uma cultura de inovação no serviço público federal.

CURSO: INOVAÇÃO COLABORATIVA: A IMPORTÂNCIA DAS REDES (4h)
Facilitador: BRUNO RONDANI – WENOVATE
Objetivo: Demonstrar quais são as melhores práticas da inovação aberta orientada a desafios e auxiliar gestores e servidores envolvidos com o ciclo de políticas públicas a fazer melhor uso da colaboração para a inovação em suas áreas de atuação dentro do Governo Federal.

CURSO: GESTÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO (4h)
Facilitador: FELIPE SCHERER – INNOSCIENCE
Objetivo: Apresentar técnicas de gestão de projetos voltadas para a inovação no setor público, com vistas a promover uma cultura de colaboração, atender as demandas da sociedade e contribuir para o desenvolvimento das organizações públicas.

CURSO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SOCIEDADE (4h)
Facilitador: ÁLVARO GREGÓRIO – iGovLAB SP
Objetivo: O objetivo desse curso é discutir as oportunidades e os desafios do uso das tecnologias digitais, utilizando casos e exemplos nacionais e internacionais, para a prestação de serviços públicos com maior agilidade, no aumento da transparência das ações de governo e na construção de políticas públicas com participação da sociedade.

CURSO: GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO (4h)
Facilitador: GABRIELA TAMURA – WEGOV
Objetivo: Apresentar a técnica conhecida como “Storytelling” como instrumento inovador para a gestão do conhecimento de uma instituição, a partir da ampliação das suas capacidades para capturar, disseminar e influenciar na implementação de mudanças organizacionais.

CURSO: MELHORIA DE PROCESSOS COM FOCO NO USUÁRIO (4h)
Facilitador: LUCAS CIABOTTI – ELO GROUP
Objetivo: Introduzir e debater os principais conceitos e abordagens metodológicas de gestão de processos, apresentando experiências e práticas de gestão de melhorias e mudanças organizacionais.

CURSO: NATIONAL AND LOCAL APPROACHES FOR INNOVATION
(Abordagens nacionais e locais para inovação) (4h)
Professor: STÉPHANE VINCENT –  LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM GOVERNO DA 27é RÉGION (França)
Objetivo: Explorar, a partir da experiência internacional comparada e particularmente do caso francês, como a relação entre níveis de governo como ser pensada e articulada positivamente. A inovação conjuntamente produzida entre, no caso brasileiro, União, estados e município, pode gerar impulso adicional em áreas em que competências são compartilhadas ou onde há interdependência.

 A programação é toda gratuita. Mais informações e abertura de inscrições em breve!

Glauber Pereira

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Aperfeiçoamento em Negócios Internacionais pela Universidade Andrés Bello em Santiago do Chile. Especialista em Logística Empresarial. Graduado em Administração de Empresas. Possui experiência de ensino em Administração nas áreas de Teoria Geral da Administração, Logística Empresarial, Tecnologia da Informação, Marketing, Gestão Estratégica, Sistema Integrado de Gestão e Gestão Sustentável.