O Planejamento Estratégico do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que abrange a gestão 2025-2030, baseia-se em cinco eixos temáticos fundamentais: Sociedade/Cidadão; Ensino, Pesquisa e Extensão; Desenvolvimento de Pessoas; Ser UNIFAP; e Orçamento. Cada um desses eixos contém perspectivas estratégicas que serão executadas pelo Colegiado do Curso de Administração.
Essas perspectivas estão detalhadamente desdobradas em metas, indicadores e ações estratégicas convergentes, todas operacionalizadas para viabilizar o alcance dos objetivos e projetos propostos a curto, médio e longo prazos. Este instrumento de planejamento está em consonância com diversas diretrizes e planos. Primeiramente, alinha-se às diretrizes e metas para a educação superior, conforme
estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE), através da Lei n. 13.005/2014, e pelo Sistema Nacional de Graduação. Em segundo lugar, está em harmonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAP (PDI 2020-2026). Por fim, dialoga diretamente com
o Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração. Trata-se de uma ferramenta coletiva que, por meio do colegiado do curso – formado pela Coordenação do curso, docentes e discentes –, busca orientar as ações do curso de Administração da UNIFAP nos próximos
cinco anos. De forma mais abrangente, visa atender aos objetivos expressos no PDI da instituição, como, por exemplo, proporcionar a inclusão de alunos e docentes na pesquisa, fomentar políticas para a melhoria da qualidade da produção acadêmica e científica,
impulsionar a eficiência na formação discente, descentralizar processos e viabilizar iniciativas de internacionalização (UNIFAP/PDI, 2020-2026).
A implementação do planejamento estratégico do Curso de Administração perpassa pela análise e avaliação contínuas de seus objetivos gerais. Na prática, espera-se que haja um maior direcionamento para a inovação, a otimização de impactos econômico sociais, a
formação ética e voltada à cidadania, além de uma avaliação permanente para contribuir com as práticas administrativas profissionais (UNB/PMPD). Isso também impactará positivamente na melhoria estrutural das atividades pedagógicas do Curso de Administração
da UNIFAP, com reflexos concretos nos perfis formativos de seus discentes.
Cabe ressaltar que o Curso de Administração da UNIFAP se orienta por um conjunto de fundamentos essenciais: um trabalho voltado para uma sólida capacitação teórico-prática, onde o percurso metodológico privilegia a interação constante do aluno com a realidade a ser
desvelada; um trabalho interdisciplinar para permitir melhor visibilidade das variáveis que compõem o cenário organizacional; a ética como princípio formativo; a valorização do pluralismo como forma de permitir o necessário debate entre várias tendências teóricas que
compõem o arcabouço das ciências humanas, sociais e naturais; a flexibilidade na organização curricular de modo a incentivar a apropriação do conhecimento através de diversas atividades, dentre elas extensionistas como oficinas, cursos e eventos, ligadas a
laboratórios e outras que dinamizem o currículo; o incentivo à avaliação permanente do trabalho desenvolvido por professores e alunos e a criação de mecanismos de superação das dificuldades apresentadas; a indissociabilidade e articulação entre ensino, pesquisa e
extensão; e a valorização do estágio supervisionado como instrumento de iniciação e/ou reflexão sobre a vida profissional articulada à formação humana e cidadã (PPC, 2012).
Portanto, espera-se que esta ferramenta de planejamento realmente possibilite a promoção da formação discente com qualidade e o aumento das diversas produções do curso, viabilizando um diálogo constante e interdisciplinar na abordagem das múltiplas áreas da
administração. Isso tornará a contribuição do curso de Administração da UNIFAP mais efetiva para o desenvolvimento local, regional e nacional, uma vez que implicará no aumento da qualidade do ensino, no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão de alto
impacto, e na criação de um ambiente acadêmico mais humanizado e voltado à inovação.
Acesse aqui: Business Plan – CCADM 2025-2030