Minicurso Trânsitos entre pintura e documentação pedagógica.

O APOTHEKE EM REDE APRESENTA: Minicurso Trânsitos entre pintura e documentação pedagógica.

Ampliando os territórios do Estúdio de Pintura APOTHEKE, o APOTHEKE EM REDE, nasce e configura-se em ações de pesquisa, ensino e extensão interdepartamentais e interinstitucionais, envolvendo instituições nacionais e internacionais colaboradoras. A rede de ações articulasse objetivando abertura das instituições para comunidade trabalhando pela ampliação do ensino público, gratuito e de excelência no âmbito de ensino, pesquisa e extensão universitária. APOTHEKE EM REDE trabalha e articula-se na colaboração, cooperação, interação e continuidade, princípios básicos de John Dewey, referência para os estudos da arte como experiência que temos desenvolvido desde de 2013 na UDESC.

O Minicurso Trânsitos entre pintura e documentação pedagógica, é uma ação desenvolvida e organizada pelo Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC), em parceria com o Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais/Projeto de extensão Apotheke em Dissidência –UNIFAP. Com apoio da CVEDUC/SEED-Secretaria de Educação do Amapá

O minicurso é uma ação direcionada aos professores de arte da rede estadual de ensino do Amapá. A proposta nasce das pesquisas de Mestrado do Prof. Fabio Luis Savicki Henschel (UDESC) e da Profa. Joviana Jensen (UDESC). Tem como objetivos explorar relações entre o diário como um instrumento de pesquisa na formação docente das Artes Visuais, a colagem como pensamento pictórico e eixo de investigação poética na prática docente, e o adensamento dos estudos cromáticos de Johannes Itten no ensino de pintura.

08 /11- 09h às 17h. Lab. ELVIS da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Sobre os Ministrantes:

Profa. Joviana Jensen – Mestranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa de Ensino das Artes Visuais. Integrante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC) e do corpo de produção do periódico acadêmico Revista Apotheke. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde 2016 investiga a temática do diário de artista professora pesquisadora, enquanto instrumento de pesquisa teórico-prática, no âmbito do ensino de Artes Visuais. Desenvolve trabalhos artísticos com fotografia, pintura e escrita.

Prof. Fabio Luis Savicki Henschel – Mestrando em Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC). Integrante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC), é professor e artista visual. Realiza pesquisas com ênfase no ateliê, processos pictóricos, processos gráficos e ensino das artes visuais.

jonayza

Laboratório Multiuso de Pesquisa em Poéticas Visuais