DOCENTES (Vínculo Professor Efetivo)

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Salvador (1997), especialização em Computação Gráfica pela Universidade Salvador (1999), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Professor adjunto da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Artes, Design, Comunicação, Computação Gráfica e Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens em pós-alta-definição, cor, cinema, multimídia e redes de alta velocidade.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707251Y2

.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2003). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arte com ênfase em arte educação em articulação com a diversidade sexual. Interesses de pesquisa: gênero e diversidade sexual na educação; decolonialidade; saberes e práticas docentes na perspectiva da diversidade e; arte educação em contextos de diversidade.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1986), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP, 2002), doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP, 2012); e especialista em Marketing Político e propaganda Eleitoral (USP, 2012). Professor associado da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão. É radialista e jornalista provisionado. Lançou os livros: Alô, Alô Amazônia, oralidade mediada pelo rádio (2005); Sambou …; (2008); Zero voto (2009); Varal (2008); Coletânea (2009); Coletânea (2010); Poesia na boca da noite (2012); Lume ? escritos do instante (2012); Coordenador executivo de campanha política eleitoral (2012). Desenvolve os projetos de pesquisa: “O Rádio na Amazônia”; “A Cultura Amazônica”; “As culturas através dos enredos das escolas de samba”; “A comunicação nos desfiles das escolas de samba”; “Artes nas escolas de samba. Estudos Semióticos” e “O espírito das Artes”. Coordena o grupo de pesquisas “So-Etus” – Sociedade de Estudos Semióticos, fundado em 2004.

Possui graduação em Licenciatura Curta e Plena em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará (1990), graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Amapá (2002) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professora Assistente de nível superior da Fundação Universidade Federal do Amapá. Atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Imagens e representações, análise do discurso.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770552E7

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e Mestrado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Performance, atuando principalmente nos seguintes temas: Performance, Fotografia, História da Arte Contemporânea.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717170E6

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1993). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4508347Z2

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, patrimônio cultural, história e teoria da arte e salvaguarda do patrimônio arqueológico amapaense. Coordena o Grupo PET/Conexões dos saberes indígena SESu-MEC-UNIFAP e é avaliador de cursos do MEC na área de museologia. Em 2018 assumiu a Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC.

Doutor em Artes Visuais na linha de Pesquisa: História, Teoria e Crítica da Arte – PPGAV/EBA/UFRJ (2013). Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2006). Estágio de Pós-doutorado – PPGARTES/ICA/FAV/UFPA (2016/2017). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ed. Artística pela Universidade Federal do Pará-UFPA (1995), graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pará -UFPA (1985). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Administração pública e privada, com ênfase em Administração Pública. Na área da História, Teoria e Crítica da Arte, desenvolve pesquisa sobre fotografia brasileira e internacional; sobre arte moderna e contemporânea. Participa de exposições e palestra em encontros de pesquisadores.

Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV UFPB/UFPE (2017), possui Especialização em Fundamentos Metodológicos da Crítica e Apreciação do Ensino de Arte (UFPB) (2000). Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Artes Visuais, com atuação nos seguintes temas: Fundamentos Metodológicos do Ensino e Pesquisa em Artes Visuais, Estágio Supervisionado, Fotografia, Percepção Visual, Memória e Visualidade.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1991).
http://lattes.cnpq.br/9405124608071263

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1993). Especializações em Linguagem Teatral pela Fundação Brasileira de Teatro (1994) e em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (1998). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Artes Visuais e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: arte digital, performance, video-arte, cultura-linguagem-educação indígena.

Doutorando em Artes Visuais (UnB), Mestrado em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG (2012). Atualmente é professor assistente no curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, educação da cultura visual e cotidiano.

Professor Assistente do Curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Amapá, Doutorando na Universidade de Lisboa, em Arte Performativa da Imagem em Movimento, Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense em 2012. Graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande em 2007. Diretor, Roteirista e Editor, tenho interesse nas produções colaborativas, não autorais, dedicado principalmente em documentário e videoarte. Proponho debate sobre a produção de cinema sem filme, política e estética, arte relacional e espaço público.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017). Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG (2011). Especialista em Arte Educação em Instituições Culturais – UNIFAP (2003). Professora das disciplinas na área de Ensino em Arte da Universidade Federal do Amapá. Tem interesse por questões da visualidade e os impactos na aprendizagem dos sujeitos culturais na formação inicial de professores. Abordagem acerca das relações estéticas nos mundos da arte e poéticas nos processos culturais das cidades. Tem experiência na área de processos de mediação com ênfase na formação de professores de artes visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos educativos em Arte, Poéticas Sociais, Feminismo, estéticas urbanas e cotidiano.