Convite – Exposição das visualidades Amazônidas e Processos de Criação

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais convida a todos para prestigiarem a Exposição das visualidades Amazonidas e Processos de Criação. As experimentações vivenciadas pelos alunos do Curso de Licenciatura em Arte da Universidade Federal do Amapá – CLAV/UNIFAP, turmas 2019, 2020 e 2021 se justificam pela relevância em contribuir com momentos reflexivos entre Ensino de arte e saberes cotidianos na Amazônia. Instigam alternativas de uso dos museus e espaços educativos em meio as possibilidades de reconhecer esse lugar, um aliado amplificado de diversidades e multiplicidades culturais. As feituras carregam a poética viva das estéticas portáteis que autoras e autores engendram na composição de aprendizados, mobilizando visualidades e sensações do vivido. Como tecnologias de encantamentos, as produções podem nos surpreender, suscitar percepções e imaginários em devir, dispositivo central da educação da cultura visual. São encontros de ideias, sentimentos e sensações que plasmam subjetividades. Ressaltar a dimensão epistêmicas das Ancestralidades e os saberes dos Povos Nativos, é preencher as lacunas imagéticas da memória e, funcionam como horizontes que reivindicam a presença e a potência de corpos pretos, indígenas, migrantes de origens diversas, humanos e não humanos. E ainda, desvela-se questões de gênero e diversidade sexual e multiculturais que atravessam a intensidade do viver social individual e coletivo na Amazônia. A exposição consiste, portanto, em partilhas de posicionamentos, atinente a debates polifônicos e aprendizados em fluxos que tem na materialidade imagética a pluralidade da dinâmica cotidiana. Com vigor educativo as disciplinas: Estágio Supervisionado I, Ensino de Arte em Museus e Espaços Educativos e Fundamentos e Práticas do Ensino de artes Visuais I, realizaram trocas de sentimentos e ideias, impulsionando agenciamentos sobre o lugar da docência, considerando a inventividade criadora da produção de sentidos contornados pela noção de Cultura Visual. Entendemos que as imagens sobre a Amazônia podem ser reapropriadas e ressignificadas a partir de novos olhares, evocando outros sentidos, por vezes invisibilizados, esquecidos ou adormecidos. Acreditamos que é no ensino de arte e na experimentação do fazer que subjetividades afloram e, entre imagens e imaginários, saberes se tecem. Deflagrando visualidades que compõem nosso modo de enxergar mundos. Assim, com essas produções, íntimas, experimentamos tomar a voz, fala por nós mesmos e posicionar-se como povos que experimentam a vida numa disposição situada de saber/fazer e celebrar a vida vivida na Amazônia Amapaense como força motriz da existência.

ARTISTA/AUTORES

Turma 2019