PERFORMANCE NA UNIVERSIDADE ; PROJETO FRAGMENTOS HÍBRIDOS DA E NA REGIÃO AMAZÔNICA

PERFORMANCE NA UNIVERSIDADE” & “PROJETO FRAGMENTOS HÍBRIDOS DA E NA REGIÃO AMAZÔNICA”

Neste ano de 2024 estamos completando quinze (15) anos de investigações trabalhando esses dois (2) projetos realizados simultaneamente. Se trata de um projeto que é desenvolvido na disciplina de Expressões e Linguagens Visuais 4: Performance, com o projeto: “Performance na Universidade” e o outro projeto na disciplina de Expressões e Linguagens Visuais 5: Hibridismo, com o projeto: Fragmentos Híbridos da e na Região Amazônica. Nesses dois projetos trabalhamos ações de Pesquisa-Ensino-Extensão de forma interrelacional, onde a pesquisa contribui e dialoga com as atividades de ensino, e a extensão se relaciona tanto com o ensino, quanto com a pesquisa, como forma de apresentação dos resultados obtidos na pesquisa e na extensão de forma sincrônica. Além de ser um instrumento de apresentações de resultados tanto na pesquisa, quanto no ensino, o projeto também se utiliza da extensão de forma interrelacional, para dar ciência sobre os trabalhos realizados no curso de Artes Visuais da UNIFAP. Realizando exposições, apresentações e experimentações artísticas, como resultado das pesquisas e das ações de ensino, com experimentação (pesquisa) em arte, a extensão é uma das ações previstas nos dois projetos, que têm como meta a extensão universitária como forma também, de dar ciência à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, sobre os trabalhos realizados pela universidade (no curso de artes visuais) Campus Macapá, cumprindo com sua função social de “atender à sociedade”.

Outro objetivo alcançado com esses dois projetos de pesquisa-ensino-extensão, são os resultados obtidos com artigos publicados pela artista professora e pesquisadora, desde 2018. Haja vista que nos dois projetos aliando pesquisa-ensino-extensão, a artista, professora, pesquisadora, curadora em artes visuais e produtora cultural, Claudeth Nascimento, cria uma espécie de “Laboratório Móvel” de investigação científica, para estudar as problematizações discutidas e trabalhadas na teoria e nas práticas em sala de aula (laboratório móvel de pesquisa em arte) durante o processo de pesquisa-ensino-extensão. Esses estudos renderam vários artigos já publicados, tanto na área da Pesquisa em Arte, quanto na área da Pesquisa sobre Arte. Sem esquecer que ainda existem muitos dados para serem analisados e transformados em futuros artigos, a professora artista e pesquisadora menciona que está com um novo artigo saindo do forno. São resultados de investigações nesses dois projetos. Cujos resultados a autora estava titubeando desde 2020 para divulgar e compartilhar nas academias, por se tratar de uma área em que a artista professora considera muito sensível e com muitos problemas acumulados historicamente. Porém, agora está criando coragem para compartilhar e colocar à prova. Trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de artes visuais no ensino superior. São propostas metodológicas para o ensino de arte que pode ser realizado tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado em Artes Visuais. Assim sendo, a professora artista pretende publicar o referido artigo em um evento de formação pedagógica em artes visuais de alguma federal de norte a sul deste país (como vem fazendo desde 20118, e caso o artigo seja bem aceito pelos participantes e pela banca mediadora, a artista professora pretende começar um trabalho para publicar um livro sobre as referidas investigações. Haja vista que, nesses quinze (15) anos de pesquisas conseguiu coletar muito material e, conseguiu fazer muitas reflexões e estudos sobre os objetivos alcançados nas pesquisas. Aguardem!

jonayza

Laboratório Multiuso de Pesquisa em Poéticas Visuais