Diálogos e partilhas na Licenciatura em Artes Visuais em artesania intelectual com feitura de um Barco Acessível na Amazônia Amapaense.

Diálogos e partilhas na Licenciatura em Artes Visuais em artesania intelectual com feitura de um Barco Acessível na Amazônia Amapaense.

A disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso e Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá (CLAV/UNIFAP) recebeu professores e alunos da Escola Estadual José Ribamar Pestana Santana/AP para socializar o percurso educativo da produção de um projeto/protótipo de Barco Acessível. A participação da Prof. Drª Silvia Marques no referido projeto além de auxiliar para a elaboração acadêmica, potencializou reflexões com os alunos do (CLAV/UNIFAP) no sentido de ampliar a compreensão acerca da Lei brasileira da pessoa com deficiência nº13.146.2015 (LBI) e a lei nº10.098 de dezembro de 2000 mais conhecida como lei de acessibilidade. Ambas se complementam e encontram no espaço da licenciatura em Artes Visuais possibilidade real de compreensão ao direito a vida e aos exercícios sensoriais que possibilitam caminhos de aprendizagens com a dinâmica social e cultural em sociedade, especialmente nas Amazônias. O protótipo do Barco Acessível ressalta o lema “nada sobre nós sem nós” que se tornou orientação ética e estética para inspirar a disciplina no compromisso com o diálogo, cooperação e participação das pessoas com deficiência.

Sensibilizar é afetar-se… outros saberes sensórias e vinculares que potencializam a formação de professores em artes visuais.

Prof. Drª. Silvia Marques

https://www.instagram.com/reel/DAoRL0PJCcn/?igsh=MTdmcnV5dmhiNzZwYQ==

Coordenação do Curso de Artes Visuais