Fábio Wosniak
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DISSIDENTES: ENSINAR/APRENDER ARTES VISUAIS NA PERSPECTIVA DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR
Bolsistas:
- Valéria Pinto Morais – Bolsista IC Graduação
- Josielson de Araújo Silva – Bolsista de IC Jr
- Wallace Côrtes Almeida – Bolsista de IC Jr
O “Laboratório de Experimentações em Poéticas Dissidentes”, apresenta uma iniciativa dedicada a investigar, repensar e disseminar abordagens artístico-pedagógicas que questionam as normas convencionais, ancoradas em uma análise crítica da colonialidade do poder e do saber. Este projeto é marcado por sua abordagem teórica decolonial, integrando a Arte/Educação dissidente (WOSNIAK, 2022;2023), as geopolíticas do sentir e criar arte (GÓMEZ, 2019), e a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) (EISNER; BARONE,2012), visando propor formas outras de ensinar e aprender artes visuais que sejam mais inclusivas e reflexivas. Através da interdisciplinaridade, o projeto busca reinventar práticas artísticas e pedagógicas para responder às complexidades do mundo atual, promovendo a diversidade e desafiando as narrativas eurocêntricas na arte/educação. A pesquisa bibliográfica e imagética constitui a fase inicial, essencial para construir uma base sólida de artistas e referenciais teóricos-metodológicos que apoiam a visão do projeto. Esta pesquisa não só amplia o repertório de recursos teóricos e visuais, mas também promove um diálogo entre teoria e prática, essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que incentivem uma ate/educação transformadora. O “Laboratório de Experimentações em Poéticas Dissidentes” não apenas questiona as estruturas de poder existentes na arte/educação, mas também oferece caminhos alternativos para práticas pedagógicas e artísticas genuinamente transformadoras, estabelecendo um diálogo produtivo entre teoria e prática através de uma pesquisa abrangente e diversificada.
MAURICIO REMIGIO VIANA
INVENÇÕES EDUCATIVAS E ESTÉTICAS DO ORDINÁRIO
O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. Processos educativos e a sua prática educativa em arte nos estimulam a pensar as ressonâncias e a invenções da ação docente como cartografias. Assim as ressonâncias, ações e proposições do universo da educação em arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação entre invenção e o que importa para a sala de aula. Abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade, a escola, as obras de arte e seus entornos. Procuramos encontrar nos trabalhos de arte selecionados a identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionais
FABIO WOSNIAK
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DISSIDENTES: ENSINAR/APRENDER ARTES VISUAIS NA PERSPECTIVA DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR
A temática deste projeto de pesquisa deriva dos meus estudos no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais no PPGAV/UDESC, entre os anos de 2013 a 2019, na Linha de Pesquisa de Ensino de Artes Visuais, onde tive a oportunidade de observar e vivenciar práticas artísticas em articulação com os saberes pedagógicos e o ensino de pintura. Um dos objetivos desta pesquisa é compreender como se constrói um projeto de ensino/aprendizagem em práticas artísticas no campo das Artes Visuais, tendo como fundamentação teórica a Filosofia da Arte como experiência de John Dewey (1859- 1952) e as práticas artísticas contemporâneas. A investigação educativa baseada na filosofia da experiência, ancorada na perspectiva do Artista/Professor/Pesquisador, destina-se a tratar dos problemas relacionados à Arte/Educação por meio da criação artística. Desenvolver uma pesquisa nesta perspectiva – dos problemas educativos investigados por meio da criação artística, exige uma concepção de Arte e Filosofia, onde a realidade não é apenas criticada, mas transformada a partir de proposições estético-artísticas. O percurso desta pesquisa encontra, nos procedimentos adotados por artistas, artistas pesquisadores e artistas/professores/pesquisadores interlocuções com a pergunta: como se aprende/ensina Artes Visuais a partir de procedimentos utilizados por artistas, ancorado na Filosofia da Arte como experiência de Dewey, utilizando como dispositivo da pesquisa artistas da América Latina? Outro objetivo a ser alcançado no percurso desta pesquisa será o de compreender como se produz uma aprendizagem através da experiência estética.
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO: PREOCUPAÇÕES EDUCACIONAIS NO CAMPO DAS OPRESSÕES LGBTQI+FÓBICA
A sociedade está inserida em um cenário conservador, do ponto de vista dos costumes e neoliberal do ponto de vista político e econômico. Essa aliança, faces de uma mesma moeda, tende a definir os papeis sociais numa perspectiva conservadora, autoritária e, devido ao seu apelo moral, discriminatória. Nessa perspectiva a agenda neo/neo dos liberais e conservadores dificulta as discussões sobre as diversidades em modo geral, pois temáticas que discutem sexualidade, racismo, entre outras, são vistas como radicais e fogem daquilo que o conservadorismo prega como “a busca por um “retorno” a um padrão de qualidade melhor, uma revivificação da ‘tradição ocidental’, patriotismo e variantes conservadoras da educação do caráter” (APPLE, 2003, p.57). Essa corrente neo/neo tenta a todo custo implantar no discurso social a repressão, denominada por eles de garantia da ordem, assim como, o funcionamento das instituições com características baseadas na tradição e na autoridade constituída. Trata-se de uma pesquisa que busca realizar levantamento bibliográfico em busca de aprofundamento teórico sobre a relação entre neoliberalismo e neoconservadorismo. Busca responder a seguinte questão: Quais as relações e implicações entre o neoliberalismo e neoconservadorismo na promoção de uma agenda opressiva com relação à população LGBTQIA+ ao ponto de dificultar as discussões de gênero e diversidade sexual na educação. Metodologicamente é uma pesquisa de cunho bibliográfico que irá recorrer a artigos, livros, teses e dissertações sobre o tema neoconservadorismo e neoliberalismo conforme Severino (2013): “A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos” (SEVERINO, 2013, p. 106)
FABIO WOSNIAK
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DISSIDENTES: ENSINAR/APRENDER ARTES VISUAIS NA PERSPECTIVA DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR
A temática deste projeto de pesquisa deriva dos meus estudos no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais no PPGAV/UDESC, entre os anos de 2013 a 2019, na Linha de Pesquisa de Ensino de Artes Visuais, onde tive a oportunidade de observar e vivenciar práticas artísticas em articulação com os saberes pedagógicos e o ensino de pintura. Um dos objetivos desta pesquisa é compreender como se constrói um projeto de ensino/aprendizagem em práticas artísticas no campo das Artes Visuais, tendo como fundamentação teórica a Filosofia da Arte como experiência de John Dewey (1859- 1952) e as práticas artísticas contemporâneas. A investigação educativa baseada na filosofia da experiência, ancorada na perspectiva do Artista/Professor/Pesquisador, destina-se a tratar dos problemas relacionados à Arte/Educação por meio da criação artística. Desenvolver uma pesquisa nesta perspectiva – dos problemas educativos investigados por meio da criação artística, exige uma concepção de Arte e Filosofia, onde a realidade não é apenas criticada, mas transformada a partir de proposições estético-artísticas. O percurso desta pesquisa encontra, nos procedimentos adotados por artistas, artistas pesquisadores e artistas/professores/pesquisadores interlocuções com a pergunta: como se aprende/ensina Artes Visuais a partir de procedimentos utilizados por artistas, ancorado na Filosofia da Arte como experiência de Dewey, utilizando como dispositivo da pesquisa artistas da América Latina? Outro objetivo a ser alcançado no percurso desta pesquisa será o de compreender como se produz uma aprendizagem através da experiência estética.
SILVIA CARLA MARQUES COSTA
VISUALIDADES, POÉTICAS SOCIAIS E SABERES NA AMAZÔNIA
Este projeto pretende elaborar uma cartografia com os espaços educativos nas escolas publicas do Amapá. Voltado especialmente para ações nas disciplinas de artes visuais. Pretende ainda fazer conexões entre a produção estética dos saberes artísticos com a prática educativa em arte. Leva em consideração aspectos dos saberes ordinários dos povos da floresta.
JOAQUIM CESAR DA VEIGA NETTO
SABERES ARTESANAIS E IDENTIDADE AMAZÔNICA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA AÇÃO EXTENSIONISTA DA CARAVANA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Neoconservadorismo e neoliberalismo: preocupações educacionais no campo da opressão LGBTQIA+fóbica
A sociedade está inserida em um cenário conservador, do ponto de vista dos costumes e neoliberal do ponto de vista político e econômico. Essa aliança, faces de uma mesma moeda, tende a definir os papeis sociais numa perspectiva conservadora, autoritária e, devido ao seu apelo moral, discriminatória. Nessa perspectiva a agenda neo/neo dos liberais e conservadores dificulta as discussões sobre as diversidades em modo geral, pois temáticas que discutem sexualidade, racismo, entre outras, são vistas como radicais e fogem daquilo que o conservadorismo prega como “a busca por um “retorno” a um padrão de qualidade melhor, uma revivificação da ‘tradição ocidental’, patriotismo e variantes conservadoras da educação do caráter” (APPLE, 2003, p.57). Essa corrente neo/neo tenta a todo custo implantar no discurso social a repressão, denominada por eles de garantia da ordem, assim como, o funcionamento das instituições com características baseadas na tradição e na autoridade constituída. Trata-se de uma pesquisa que busca realizar levantamento bibliográfico em busca de aprofundamento teórico sobre a relação entre neoliberalismo e neoconservadorismo. Busca responder a seguinte questão: Quais as relações e implicações entre o neoliberalismo e neoconservadorismo na promoção de uma agenda opressiva com relação à população LGBTQIA+ ao ponto de dificultar as discussões de gênero e diversidade sexual na educação. Metodologicamente é uma pesquisa de cunho bibliográfico que irá recorrer a artigos, livros, teses e dissertações sobre o tema neoconservadorismo e neoliberalismo conforme Severino (2013): “A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos” (SEVERINO, 2013, p. 106).
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
PESQUISA COM DOCENTES DO AMAPÁ SOBRE LGBTFOBIA E GÊNERO: PRECONCEITO PERCEBIDO E PRECONCEITO MANIFESTO NA ESCOLA
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural
O projeto analisa a educação na Amazônia nas dimensões da história, da política, da formação de professores e da diversidade cultural. Articula docentes e discentes de três instituições (UNIFAP, UFPA e UERR). Tem como questão problema central investigar como se configura a educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, bem como nas dimensões da formação de professores e sua relação com a diversidade cultural? Objetivo do projeto é contribuir para a consolidação e fortalecimento da pesquisa, da graduação e da pós-graduação na região. A cooperação proposta busca contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Compreendemos que um dos fatores necessários para o desenvolvimento e consolidação da área educacional na Região Norte consiste na qualificação e aprimoramento de equipes de pesquisa, bem como formação de recursos humanos de alto nível por meio do fortalecimento de programas de pós-graduação, que ao atuarem em cooperação, promoverão a ampliação do número de publicações, mobilidade institucional, oferecimentos de disciplinas, realização de pesquisas conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. O projeto será desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, UFPA e UERR. A Instituição promotora é a UNIFAP sob a coordenação da Profa. Dra. Eugenia da Luz Silva Fortes. A Instituição Associada I é a UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves. A Instituição Associada II é a UERR sob a coordenação da Profa. Dra. Alessandra Pertenella. Participam do projeto como pesquisadores 12 professores da UNIFAP; 13 professores da UFPA e 11 professores da UERR, todos vinculados aos programas de pós-graduação em Educação
SILVIA CARLA MARQUES COSTA
Rastros, Percursos Visuais e Rotas de Criação Educativa em Arte no Amapá
O projeto de pesquisa: Rastros, Percursos Visuais e Rotas de Criação Educativa em Arte no Amapá, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Ensaio de aula visualidades e poéticas sociais GPEVPS tem na sua responsabilidade atrelar a formação do futuro professor de artes visuais conectada ao seu projeto de vida, ao lugar de onde fala, vive e tece as suas experiências e também às dimensões mais amplas da sociedade, à compreensão da totalidade histórica e cultural que constitui o universo artístico. Nesse sentido o projeto de pesquisa pretende articular diálogos amplos com a sociedade desde a dimensão educativa, a escola bem como ações artísticas na cidade, o cotidiano dos artesãos em suas comunidades e demais pessoas envolvidas com a cultura e educação estética, que enriquecem e preservam o simbólico. Esse teor ampliado do projeto vem ao encontro de compreensões ampliadas de educação que sugere um devir pedagógico, onde sala de aula, rua, ateliê e comunidades se transformem em espaço de possibilidades de visão e pensamento subsidiando experimentação, improvisação e exploração. Esse devir pedagógico é sugerido por Goriam no processo substantivo e qualitativo de formar subjetividades de pesquisadores e professores em fluxos de produção de saberes mais flexíveis e inventivos. Para isso metodologia vinculada ao universo estético artístico nos orientarão para a feitura e compreensão de pesquisas. Implica portanto a escolha metodológica de orientação etnográfica de pesquisa baseadas em arte EBA, bem como o referencial teórico advindo dos Estudos Visuais, Antropologia e da Sociologia das Emoções. O projeto de pesquisa: Rastros, Percursos Visuais e Rotas de Criação Educativa em Arte no Amapá tem o proposito de articular convergências entre esses dos campos de linguagem tanto na dimensão prática e teórica. Nesse sentido a busca da experimentação, sensibilidade e a dimensão simbólica são os eixos substantivos que fundamentam e orientam a compreensão da pesquisa. Assim, pretendo articular, pensar, inventar e sistematizar ações educativas em arte, atinente as especificidades das práticas desenvolvidas no espaço das escolas e nas cidades.
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Educação decolonial: Relação entre interculturalidade, diversidade sexual e de gênero
Trata de uma investigação de carater bibliográfica e teórica tem como base o pensamento decolonial como o questionamento radical das diferentes formas de opressão contra os grupos subalternos pelo conjunto de agentes, relações e mecanismos de controle, discriminação e negação da modernidade/colonialidade. O Estudo busca realizar uma investigação teórica, de carater bibliográfico sobre a diversidade sexual e de gênero buscando inter-relação com a perspectiva decolonial e a interculturalidade.
JOAQUIM CESAR DA VEIGA NETTO
Visualidade e cultura: estudos sobre arte moderna e contemporânea na cidade de Macapá/AP
A pesquisa visa construir com a construção de um escopo teórico acerca da produção artística amapaense. Tal empreitada se justifica pela ausência de publicações sobre a história da arte local. Neste sentido, almejamos organizar e refletir acerca de estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo “Grupo de Pesquisa Estudos sobre Arte Moderna e Contemporânea”, desde o ano de 2006. Neste percurso de dez anos, pesquisadores e bolsistas de iniciação científica procuraram mapear a produção de artistas da década de 1960, até os dias mais recentes. O nosso objetivo com está pesquisa é analisar como se deu a construção da visualidade amazônica nos trabalhos dos artistas amapaenses, ou que no Amapá residiram nas décadas de 1960-1980, considerando dois aspectos: a cultura da região e a as referências de fora – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Artes Visuais do Parque Lage/RJ e Atelier Veiga Santos, na cidade de Belém/PA. Observando seus desdobramentos de dimensão plástica, histórica e crítica e, por conseguinte ampliando o conhecimento da arte brasileira em relação a fronteira do conhecimento.
SILVIA CARLA MARQUES COSTA
Circuitos da experiência educativa em visualidades.
Este projeto visa estimular uma reflexão poética com artefatos estéticos. A ênfase é articular a ação pedagógica nas salas de aula do ensino formal e não formal com perspectivas mais horizontalizadas e dialógicas de aprender. São posicionamentos que emergem das ideias feministas e dos estudos visuais. Assim, o projeto requer uma postura intervencionista da vivencia sensorial com o espaço e a produção de saberes. Para tanto as narrativas vivificadas do processo educativo serão imbuídos teoricamente de posturas com intervenções performáticas, atinente para acontecimentos em sala de aula. Intervenções preocupadas com as vozes dos interlocutores, narrativas visuais como possibilidade de aprendizados em fluxos, enlaces de saberes singularizados para uma agência individual e coletiva da feitura qualitativa de reflexividade no encaminhamento investigativo.
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
DIVERSIDADE SEXUAL, EDUCAÇÃO E PENSAMENTO DECOLONIAL
Este estudo pretende estabelecer uma continuidade ao projeto denominado “Imagens da Diferença: políticas públicas da diversidade e o ensino de arte no Amapá” desenvolvido no período de 2013 a 2017. Nesta nova etapa os estudos se concentram na abordagem do pensamento decolonial e sua relação com a diversidade sexual, a educação e o multiculturalismo. Se trata, neste momento, de um estudo de caráter bibliográfico com levantamento de publicações acadêmicas, especificamente teses, dissertações e publicações em periódicos, escritos em língua portuguesa que articulem teorias relacionadas ao pensamento decolonial e sua relação com a educação, a diversidade sexual e o multiculturalismo. O estudo estará dividido em três fases nas quais se pretende desdobrar e ampliar estabelecendo internacionalidades tendo como foco elementar o pensamento decolonial. Partimos do princípio que os processos de opressão e discriminação contra pessoas LGBTTTs se tratam de uma construção histórica e notadamente marcada por uma inteligibilidade moderna de base eurocêntrica que estabeleceu nas práticas cotidianas formas de marcação das identidades subalternas tendo como referência um pensamento hegemônico implantado e encucado por meio de processos educacionais a partir da colonização, sendo portanto necessário sua desconstrução epistemológica na contemporaneidade.
JOAQUIM CESAR DA VEIGA NETTO
A visualidade na Amazônia: sensualidade e performatividade nos retratos fotográficos.
A pesquisa visa analisar a produção fotográfica brasileira a partir de trabalhos de fotógrafos da região norte. Busca ressaltar como esses artistas/fotógrafos mostram o habitante da região amazônica inserido em sua ambiência, considerando dois aspectos: a sensualidade e a performatividade – observando seus desdobramentos de dimensão plástica, histórica e crítica e sua aplicação no campo do ensino de arte, bem como, suas repercussões no universo virtual.