EIXO 1 – NÚCLEO I – EFG – 2024
EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL E ARTE/EDUCAÇÃO
O componente se propõe a discutir as Políticas Públicas para a Educação e para a Arte/Educação a partir das relações étnico-raciais. Com base nas leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornou imperativo a História da África, da Cultura afro-brasileira e indígena nos sistemas de ensino do Brasil, busca-se questionar a perspectiva da história eurocêntrica presente nos conteúdos, nas metodologias de ensino da Arte e apontar alternativas para se trabalhar as temáticas africana, afro-brasileira e indígena.
ENSINO DE ARTES VISUAIS EM ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS
Estudos e pesquisas de metodologias para pensar a Arte/Educação no encontro entre arte/cultura/público em escolas, instituições culturais ou na vida cotidiana. Mediação cultural. Acesso e aproximações, especialmente com a arte contemporânea. Curadoria educativa. Políticas culturais. Formação de mediadores. Visitação a espaços culturais e alternativos e suas ressonâncias na sala de aula.
FUNDAMENTOS DA ARTE/EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE CULTURAL
Direito aos sentidos nos ambientes educativos. Ressignificar a noção de eficácia estética para além da representação e mobilizar as circunstanciais sociais e culturais de pessoas com deficiência para a interação social através da acessibilidade cultural. Aprendizados sensoriais e percepções ativas que comunguem saberes diversos no processo de partilhas e seus saberes complexos.
POÉTICAS DA NATUREZA E ARTE/EDUCAÇÃO
A natureza enquanto potência para a produção em arte. Articulações entre arte, natureza e educação. Percepção estética da natureza, representação artística do ambiente natural e educação ambiental. Práticas pedagógicas que integram arte e natureza.
ASPECTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Investigar os pressupostos filosóficos, de forma interdisciplinar, centrando-os na perspectiva de possibilitar aos/as estudantes aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade educacional em geral e sua articulação com o ensino de Artes Visuais.
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Configurações sócio-históricas da organização do ensino brasileiro: da Colônia à República. A Educação nos Estatutos Jurídicos brasileiros contemporâneos e sua regulamentação decorrente.
FUNDAMENTOS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS
Pressupostos Teórico-Metodológicos da Arte e da Educação. Formação docente como um processo de autoformação contínua. Tendências pedagógicas e estéticas no ensino da arte, com ênfase nas implicações e consequências da visualidade contemporânea e amazônica. Ensino da arte no currículo escolar, considerando tanto a legislação quanto a prática pedagógica.
METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES VISUAIS
Introdução aos conceitos e práticas sobre: Teoria e método. Concepções e métodos. Relações e Concepções pedagógicas. Atividades artísticas na Escola. Concepções de arte e práticas de arte na escola. Concepções e metodologias do ensino da arte. Perspectivas contemporâneas no ensinar Artes Visuais.
DIDÁTICA DO ENSINO DE ARTES VISUAIS
Introdução aos conceitos e práticas sobre teorias e métodos de ensino de Artes Visuais na contemporaneidade. Concepções pedagógicas e práticas artísticas na Escola. Projeto estéticoartístico-pedagógico
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Psicologia e a Educação. Processo de ensino e aprendizagem. Fatores escolares, familiares e individuais que afetam a aprendizagem. Retenção e transferência. Fundamentos psicológicos da avaliação.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Fundamentos metodológicos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Aspectos metodológicos acerca da educação de surdos, inserção do surdo na escola regular, bilinguismo como projeto educacional para surdos. Principais paradigmas da Educação de surdos e seus desafios junto às famílias e à comunidade.
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Análise e construção do texto acadêmico. Leitura: objetivo, interpretação, resumo, fichamento. Noções gerais sobre comunicações científicas: artigo, resenha, relatório, monografia, seminário.
CURADORIA EDUCATIVA DE IMAGENS
Exercícios práticos de investigação no campo da curadoria educativa de imagens. Elaboração e execução de aulas, oficinas e minicursos relacionados à prática curatorial.
ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSCIA
Esta disciplina aborda a integração da arte contemporânea no contexto da educação básica, investigando suas manifestações, conceitos e práticas pedagógicas. Os discentes serão introduzidos aos principais movimentos e artistas contemporâneos, bem como às relações entre arte, sociedade e tecnologia. A disciplina visa desenvolver a capacidade crítica e a apreciação
estética, capacitando futuros professores a implementar estratégias de ensino inventivas que engajem os estudantes em discussões sobre temas atuais em/com e sobre artes visuais.
NÚCLEO II – ACCE
PROCESSOS PICTÓRICOS
Estudos e experimentos de técnicas e procedimentos de trabalho em pintura. Análise dos aspectos técnicos e conceitos operatórios em pintura. A produção pictórica contemporânea e suas interfaces com o ensino de Artes Visuais na Educação Básica. O caráter processual e desdobramentos da pintura no século XXI. Desenvolvimento do pensamento em pintura através
do entendimento dos processos pictóricos. Produção poética em pintura.
TRIDIMENSIONALIDADE
Aspectos teóricos e estéticos da expressão tridimensional. Pesquisa estética, concepção e compreensão do espaço tridimensional. Conceitos básicos de escultura, aplicação e desenvolvimentos de métodos e técnicas escultóricas.
POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS DE IMPRESSÃO
Pesquisa estética, concepção e compreensão do espaço bidimensional na contemporaneidade. A transdisciplinaridade nas poéticas contemporâneas de impressão. Pesquisa de materiais tradicionais e alternativos. Articulações entre práticas de impressão e meio ambiente. Elaboração e desenvolvimento de projetos poéticos transdisciplinares.
POÉTICAS DO DESENHO
Fundamentos do desenho. Pesquisa dos gestos gráficos e de diferentes suportes e objetos. Desenho e ensino de Artes Visuais. Desenho na arte contemporânea: a linha como ferramenta de investigação plástica e conceitual. A produção contemporânea e suas interfaces com a história da arte. O caráter processual e a análise das materialidades. Desenvolvimento de produção poética em desenho.
AUDIOVISUAL
A experimentação artística de linguagens baseada no produto audiovisual (cinema, vídeo, instalação). Estudo sobre as estratégias discursivas e estéticas, bem como toda a gramática cinematográfica, onde se multiplicam as perspectivas de projeção e realização, propondo outras formas de se ver/fazer cinema/vídeo e construindo outras relações de espaço/tempo na contemporaneidade.
ARTE E MÍDIA
A disciplina pretende estudar a relação e mediações culturais hegemónicas e não hegemônicas dos meios de comunicação, focado nas redes sociais como mecanismos de exercitar cidadania e política, nos processos de sociabilidade com ênfase nos modos de subjetivação. A crítica da mídia e seus potenciais disruptivos debatendo a Industria Cultural, Comunicação de Massa e a Sociedade do Espetáculo.
PERFORMANCE ARTE
Estudo da Performance como linguagem artística híbrida, quando o corpo físico surge na História das expressões artísticas nos séculos XX até aos dias atuais. Uso do corpo vivo, pulsante, intensivo e colaborativo como linguagem artística, suporte, conceito e manifestação artística contemporânea: performance, happening, intervenções urbanas e estátuas vivas. Ao mesmo tempo que estuda o objeto artístico com abordagens, conceitos e teorias sobre hibridismo e mestiçagem. Tendo como foco a pesquisa em arte contemporânea com produção em artes visuais, análises teóricas, críticas e criação artística híbrida.
ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS
Investigação sobre o que é tecnologia, e seu papel nas artes visuais e o impacto das novas tecnologias nas produções contemporâneas e suas reverberações práticas na sociedade, analisar suas estratégias conceituais e perspectivas criativas para trabalhar com novas tecnologias no
ensino de Artes Visuais.
PROCESSOS INVESTIGATIVOS E METODOLOGIAS VISUAIS
Estudos Visuais, Tecnologias de Encantamentos e Visualidades como percursos teóricometodológicos. As imagens como dados sociais, culturais, estéticos e na formação de subjetividades. Aspectos metodológicos e instrumentalização da pesquisa. Relações entre imagem e texto. A prática da escrita e elaboração de projetos de pesquisa em, com e sobre arte. Pesquisa Educacional Baseada em Arte.
FILOSOFIA E ESTÉTICA DA ARTE
O que é a Estética: sua constituição enquanto área de conhecimento filosófico, seus campos de investigação, suas categorias e suas relações com a história da arte. Limites e relações entre Estética e Filosofia da Arte. Concepções sobre arte na história das ideias estéticas, de Platão a
Hegel: autonomia e dependência do conhecimento artístico; autonomia e dependência do conhecimento estético. O jogo entre o sentimento e o entendimento na experiência estética. Estética e Filosofia da Arte na modernidade e contemporaneidade: no século XX e XXI. O positivismo. A fenomenologia. A dialética. Nietzsche e Marx. A contribuição da Escola de Frankfurt. A Obra Aberta e a Teoria da Formatividade. Autonomia das Artes e suas relações com outros campos do conhecimento. A Estética contemporânea: dos Pós- Estruturalismos a Decolonialidade. Estética relacional. A partilha do sensível: estética e política. Abordagens transversais sócio-ambientais, étnico-raciais nos processos de ensino-aprendizagem. Estratégias de Ensino na Educação Formal e Não Formal.
HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS I
Processos culturais e visuais do paleolítico e neolítico. Arte primitiva cristã; Culturas tribais europeias. Paradigmas da visualidade e visibilidade da arte ocidental a partir de uma visão da crítica especializada – relações formais, culturais e sociais – sua critica. Estudos historiográficos das artes das culturas asiáticas, considerando-se aspectos estéticos, técnicos e
sociais evidenciados pelas produções artísticas. Panorama das artes das civilizações antigas do Oriente Médio: Assírias, Mesopotâmicas, Babilônicas, Sumérias, Persas, Gregas, Romanas e Judaicas. Arte Cristã e Arte Islâmica nos intercursos estéticos nas bordas do Oriente ao Ocidente. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Panorama da arte do Extremo Oriente: arte sacra budista. Arte chinesa: da idade do bronze dos períodos dinásticos;taoismo e confucionismo nas artes plásticas sino-orientais. Estratégias de Ensino na Educação Formal e Não Formal.
HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS II
Arte renascentista; Arte maneirista, Arte barroca, Arte Rococó, Arte neoclássica e Arte romântica, seus impactos e influências. Considerando a visualidade e as reverberações na visibilidade da arte ocidental a partir de uma visão da crítica, cultural e social.
HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS III
Movimentos das artes visuais do séc. XIX e XX e suas reverberações na estética e processos artísticos ocidentais; Realismo; Impressionismo; Pós-impressionismo; Expressionismo; Art Nouveau, Art Déco, Ecletismo, Modernismo, Cubismo, Futurismo e Abstracionismo; Dadaísmo, Surrealismo; Arte abstrata americana; Arte Cinética, Op Art, Pop Art, Minimalismo, Arte Conceitual, Hiper-realismo, Performance na Arte, Instalação artística, Arte de Novas Mídias, Arte Digital, Arte povera (poor art), Arte Urbana / Street Art, Body Art, Land Art, Fotografia contemporânea, Hiper-realismo, Arquitetura Moderna e Arquitetura Pósmoderna.
INTRODUÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA E PESQUISA EM ARTE
Articulação dos diversos aspectos e condicionantes que envolvem historicamente os processos de formação e investigação no campo acadêmico. O paralelo entre arte e ciência, metodologias de cunho qualitativo e quantitativo na compreensão da pesquisa em arte. Desvendando as diferenciações entre pesquisa sobre Arte, com Arte e em Artes. Pesquisa Educacional Baseada em Arte. Elaboração de projeto de pesquisa
ARTES VISUAIS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAS
Estudos dos aspectos estéticos e éticos dos povos autóctones e afrodiaspóricos no Brasil. Diversidade cultural brasileira. Abordagem do conceito de cultura e suas implicações no âmbito das Artes Visuais e da Arte/Educação.
ARTIVISMOS E DIREITOS HUMANOS
Fomentar o debate sobre o papel desempenhado pela Arte, tanto por artistas individuais quanto por coletivos de artistas, em sua contribuição para a defesa e promoção dos Direitos Humanos.
ARTES VISUAIS NA AMÉRICA LATINA
Estudos das práticas artísticas contemporâneas na América Latina, destacando a interseção com a perspectiva da arte e estética decolonial, que busca desafiar as narrativas dominantes e promover uma noção mais inclusiva e diversificada das expressões artísticas no Sul Global.
HISTÓRIA BRASILEIRA E AMAPAENSE DAS ARTES VISUAIS
Estudos historiográficos e antropológicos das culturas ameríndias e brasileiras. A representação ameríndia nas artes europeias. Problematizações: interseções entre arte, história e antropologia na recepção dos artefatos indígenas como arte primitiva; arte e agenciamento. Artes das culturas originárias e cosmologias da transformação: plumária, cestaria, cerâmica e pintura corporal. A herança indígena nos modernismos brasileiros. Movimentos artísticos indígenas contemporâneos no Brasil: questões estéticas, étnico-raciais e de direitos humanos. Estudo das
artes visuais no Brasil no século XIX e sua relação com a cultura nacional e a arte europeia; no século XX – modernismo, concretismo, neoconcretismo e as primeiras manifestações da arte contemporânea no Brasil. Construção de um paralelo entre as manifestações artísticas nacionais estudadas e a produção de artes visuais no Amapá. Articular pesquisas no sentido de fortalecer o estudo da produção artística amapaense. Estratégias de Ensino na Educação Formal e Não Formal.
POÉTICAS E VISUALIDADES NA AMAZÔNIA
Propõe-se abordar a diversidade das manifestações estéticas, artísticas e pedagógicas, ações e itinerários culturais ordinários na Amazônia como poéticas sociais. Essas poéticas sociais são constituídas por repertórios portáteis, singulares, individuais e coletivos, que integram uma estética do vínculo. São explorados imaginários e visualidades que proporcionam outros modos de ver, sentir e existir.
COMPONENTES CURRICULARES DE ESTÁGIO
ESTÁGIO DE OBSERVACÃ0
Acompanhamento exploratório das atividades e vivências na comunidade escolar em seu contexto cultural e administrativo por meio de observação participante.
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Acompanhamento exploratório das atividades e vivências na comunidade escolar em seu contexto cultural e administrativo por meio de observação participante. Descrever, analisar, refletir e estabelecer relações com o planejamento de aula, plano de ensino das artes visuais na educação infantil. Realizar prática de ensino na educação infantil.
ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II
Acompanhamento exploratório das atividades e vivências na comunidade escolar em seu contexto cultural e administrativo por meio de observação participante. Descrever, analisar, refletir e estabelecer relações com o planejamento de aula, plano de ensino das artes visuais no ensino fundamental. Realizar prática de ensino no ensino fundamental.
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Acompanhamento exploratório das atividades e vivências na comunidade escolar em seu contexto cultural e administrativo por meio de observação participante. Descrever, analisar, refletir e estabelecer relações com o planejamento de aula, plano de ensino das artes visuais na educação de jovens e adultos. Realizar prática de ensino na educação de jovens e adultos.
COMPONENTES CURRICULARES DE TCC
TCC: SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO
Qualificar e validar a investigação em ressonância com as linhas de pesquisa do curso e sua relevância para o ensino das Artes Visuais.
TCC: SEMINÁRIO DE REDAÇÃO E DEFESA TCC
Apresentar/Defender o trabalho final de curso, observando as normas do regimento interno de TCC do curso de Artes Visuais.
NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Fundamentos da Psicomotricidade e suas relações no desenvolvimento humano, em especial na infância, tendo em vista a epistemologia biopsicossocial. Estudo dos autores que contribuíram de forma significativa para a evolução teórica e prática da psicomotricidade nas artes visuais. Pensamento reflexivo. Atividades práticas.
MATERIAIS EXPRESSIVOS
Estudo de materiais expressivos nas criações artísticas com materiais tradicionais e inusitados. Pesquisa em arte conceitual com fundamentação decolonial e experimentação de materiais naturais e lixo de todas as espécies encontrados na região Amazônica.
PRÁTICAS POLÍTICAS NA ARTE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Compreensão das potencialidades da arte educação no ambiente escolar como ação política transformadora. Reflexão crítica sobre teorias pedagógicas críticas e não críticas e suas visões de mundo. Arte educação numa perspectiva contra hegemônica. Projetos práticos de interversões pedagógicas contra hegemônicas.
EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL
Aspectos teóricos do pensamento decolonial. Compreensão histórica dos processos opressivos contra a população LGBT. Diversidade sexual, o gênero, a educação e o multiculturalismo.
EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES
A educação como processo de mediações social, com determinantes e desdobramentos históricos, políticos e culturais. Educação como ação contra hegemônica. A polissemia de conceito de cultura e de multiculturalismo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE ARTES
COM NEURODIVERGENTES
Dificuldades específicas de aprendizagem (DAEs) com ênfase no ensino de artes visuais; educação especial inclusiva – bases teóricas; metodologia de ensino da educação especial; fundamentos e políticas públicas para a educação especial inclusiva; atendimento educacional especializado (AEE) no contexto escolar.
ARTE E PSICANÁLISE
Investigação das relações entre a psicanálise e a arte. Os estudos partirão dos escritos freudianos, onde o autor, encontra na prática artística não uma ilustração para sua teoria, mas uma interlocução que contribui para as suas descobertas sobre o inconsciente e a condição humana.
POÉTICAS DISSIDENTES
Estudo das práticas artísticas dissidentes e sua articulação com a Arte/Educação. Análise das proposições pedagógicas para uma arte/educação dissidente e/ou descolonial.
PINTURA E ARTE/EDUCAÇÃO
Disciplina prática onde serão investigados os pensamentos e as articulações entre prática docente e prática artística através da pintura. Estudos sobre procedimentos pictóricos pautados nas metodologias de artistas contemporâneos.
POÉTICAS SOCIAIS E ECOLOGIAS URBANAS NA AMAZÔNIA
Perceber a cidade como um ecossistema social, cultural narrativo, imagético estético e político. Compreender e sentir essa complexidade visa o entendimento de uma postura múltipla aliada ao perspectivismo ameríndio, compondo eixos fundantes para as interações perceptivas e sensoriais entre seres humanos e não humanos na Amazônia.
ANTROPOLOGIA DA IMAGEM
Imagens pensam e se constituem reflexivas a partir das sensações e experiências do vivido. Essa compreensão traz a superfície provocações e desdobramentos teóricos advindo das sensações, memórias. Apropriar-se dessa argumentação é compreender, pensar outras possibilidades de
pensar e narrar mundos. Apontar os diversos usos da imagem em nossa sociedade e, simultaneamente, discutir como, historicamente, a importância que atribuímos aos nossos sentidos pode variar, dependendo da época e da cultura em questão.
CENAS PERFORMATIVAS, AUTO FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS VIVAS
Optar, Escolher e Inventar estéticas que se contrapõem aos modelos normativos, estilos de vida múltiplos e singulares, modos de viver rebelde que esperançosos reinventam e desconstroem o pleno e o real para colocar em debate o infra-ordinário, a teoria em ação, o conhecimento em
prática, a comunicação com a circulação, compreensão e contra- visualidades na constituição educativa das referências docentes em artes visuais.
CINEMA RELACIONAL
Cinema e filme se diferenciam, quais as categorias que definem um Filme (enquadramento e montagem), bem como sobre os elementos subjetivos que compõem a imagem (arquivo, memória e saudade), elementos que escapam ao invisível. O Cinema são as relações travadas no acontecimento, na gravação, no processo.
INTERVENÇÃO URBANA
Resposta ao sistema hegemónico nas artes, aos espaços institucionais, a arte encontra a rua e suas relações/debatas/enfrentamos. Produção de obras efémeras, do corpo e arte de contravenção.
DOCUMENTÁRIO
O documentário é manipulação da realidade, da verdade? Quais os discursos embutidos nos documentários? Diferença entre Imagem ficcional e imagem documental. A narrativa documental. O documentário contemporâneo. Produção de documentários.
ARTE AFRICANA E CULTURA AFROBRASILEIRA
Estuda-se a arte africana e a cultura de matriz africana, investigando suas influências sobre os valores estéticos e artísticos no Brasil. Serão analisadas as produções populares e religiosas da cultura afro-brasileira. O objetivo é compreender como os conceitos e visualidades tradicionais da estética africana são apropriados por artistas brasileiros nos séculos XX e XXI. Além disso, serão realizados estudos e experimentações artísticas inspiradas na arte africana, bem como na arte afro-brasileira e na arte dos povos de terreiro, enquanto expressões de uma arte decolonial.
PROCESSO DE SALVAGUARDA E COMUNICAÇÃO MUSEOLÓGICA EM MUSEU DE ARTE
Museologia e museu de arte. O museu de arte e seu papel sociocultural nos período clássico, moderno e pós-moderno. Processo de salvaguarda e comunicação museológica em museu de arte. A museologia social e o museu como espaço colaborativo e decolonial. Planejamento e montagem de exposição de arte, temporária e de longa duração (permanente).
SEMIÓTICA
A disciplina tratará de um panorama geral das semióticas, abordando aspectos como: condições necessárias para uma semiótica; estudos dos signos semióticos; estudo das linguagens; o semisimbolismo e as relações entre o plano de expressão e plano de conteúdo. Ministrando as teorias
semióticas, dos conceitos de interação e sentido na semiótica francesa. A disciplina propõe examinar um corpus de práticas da vida social na urbanidade. A narratividade, a figuratividade,
a enunciação e as estratégias de instalação do enunciador e enunciatário. Intertextualidades e interdiscursividades. Proposição da semiótica como uma teoria geral da significação e como uma metodologia operatória para descrição dos discursos e práticas sociais, análises das obras
de arte.
ARTES VISUAIS E LITERATURA
A disciplina propõe uma análise interdisciplinar que explora as interseções e diálogos entre as artes visuais e a literatura, investigando como essas formas de expressão artística se influenciam e se complementam. Nesse sentido, será objeto de estudo a forma como o literário e o artístico
se refletem mutuamente, ampliando seus discursos para além de suas fronteiras, a fim de compreender suas manifestações e tensionamentos.
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO (AAE)*
AAE – I
Durante o primeiro semestre letivo, os estudantes serão envolvidos em atividades relacionadas a projetos de extensão coordenados por docentes do Curso de Artes Visuais, devidamente registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC, especialmente na Linha de Pesquisa de Ensino de Artes Visuais. Essas ações têm como objetivo principal não apenas aprofundar os conhecimentos dos estudantes, mas também promover a articulação com a educação básica. Nesse sentido, serão desenvolvidas estratégias pedagógicas inventivas que visam não só
enriquecer o aprendizado dos estudantes, mas também promover a interação com alunos do ensino fundamental e médio, integrando assim a comunidade acadêmica com a educação básica. Além disso, serão promovidas reflexões críticas sobre a prática docente, visando aprimorar a formação dos futuros professores de Artes Visuais e contribuir para o desenvolvimento da educação como um todo.
AAE – II
Durante o segundo semestre letivo, os estudantes serão engajados em atividades vinculadas a projetos de extensão coordenados por docentes do Curso de Artes Visuais, devidamente registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC, especialmente na Linha de Pesquisa de Ensino de Artes Visuais. Nesse contexto, as atividades estarão centradas em práticas que visam não só enriquecer o aprendizado dos estudantes universitários, mas também promover a interação com estudantes e professores da educação básica, bem como com a comunidade interessada. Serão desenvolvidas estratégias pedagógicas, tais como planejamento de aulas,minicursos e oficinas, com o intuito de estimular a participação ativa de todos os envolvidos e promover a troca de conhecimentos entre os diferentes segmentos. Essas atividades contribuirão não apenas para a formação dos estudantes universitários e o aprimoramento da prática docente dos professores da educação básica, mas também para o fortalecimento dos laços entre a universidade e a comunidade interessada no campo das artes visuais.
AAE – III
Durante este semestre letivo, os estudantes serão envolvidos em atividades vinculadas a projetos de extensão coordenados por docentes do Curso de Artes Visuais, devidamente registrados na PróReitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC. Além de explorar temas fundamentais da
História, Teoria e Crítica das Artes Visuais, as atividades têm como objetivo promover uma articulação com a educação básica. Por meio de uma abordagem prática e interdisciplinar, os participantes serão convidados a refletir sobre conceitos-chave, movimentos artísticos, obras e
contextos históricos relevantes, além de teorias contemporâneas pertinentes. O programa incluirá palestras, seminários, visitas a museus e galerias, análise de obras de arte e debates em grupo, buscando assim fortalecer a integração entre a universidade e a comunidade escolar da educação básica. Essa articulação tem como objetivo enriquecer o aprendizado dos estudantes universitários, promover a troca de conhecimentos com alunos e professores da educação básica e contribuir para o desenvolvimento cultural e educacional da comunidade como um todo.
AAE – IV
Durante o quarto semestre letivo, os estudantes serão envolvidos em atividades vinculadas a projetos de extensão coordenados por docentes do Curso de Artes Visuais, devidamente registrados
na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC. As atividades de extensão têm como objetivo explorar abordagens críticas e reflexivas no estudo da História, Teoria e Crítica das Artes Visuais. Serão discutidas perspectivas teóricas e metodológicas, bem como análises críticas
de obras de arte e práticas curatoriais. O programa incluirá palestras, seminários, estudos de caso, visitas a exposições, produção de textos críticos e debates em grupo.
AAE – V
Durante o quinto semestre letivo, os estudantes serão envolvidos em atividades vinculadas a projetos de extensão coordenados por docentes do Curso de Artes Visuais, devidamente registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC. As atividades estarão focadas em explorar os processos artísticos contemporâneos por meio de uma abordagem prática e reflexiva. Serão discutidas e experimentadas diversas técnicas, materiais e linguagens utilizadas por artistas contemporâneos, bem como os contextos culturais, sociais e políticos que influenciam suas práticas. O programa incluirá workshops práticos, palestras com artistas convidados, visitas a espaços de arte contemporânea, discussões em grupo e produção de trabalhos artísticos.
AAE – VI
Neste semestre letivo, os estudantes serão envolvidos em atividades vinculadas a projetos de extensão coordenados por docentes do Curso de Artes Visuais, registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC. O objetivo é proporcionar uma imersão nos processos artísticos contemporâneos, promovendo o diálogo e a experimentação como ferramentas de aprendizado e criação. Os participantes serão convidados a explorar diferentes mídias, técnicas e abordagens utilizadas por artistas contemporâneos, refletindo sobre as questões estéticas, conceituais e contextuais envolvidas em suas práticas. As atividades incluirão workshops práticos, palestras com artistas convidados, visitas a ateliês e galerias, discussões em grupo e produção de trabalhos artísticos individuais e coletivos.
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1º SEMESTRE
TEORIA DA ARTE
Reflexão crítica sobre o fazer artístico, problematizando-se sua inscrição na contemporaneidade a arte com fenômeno social cultural e produção de sentido. A materialidade do discurso artístico. Analisar as principais questões que marcaram o debate artístico nacional e internacional. Analisar a passagem do moderno ao contemporâneo, em especial no campo das artes plásticas, assim como sobre as modificações ocorridas em relação à noção de obra de arte e aos critérios de julgamento artístico.
SOCIEDADE, CULTURA E ARTE
Os principais conceitos de “cultura”: cultura material, cultura imaterial, cultura como hábito versos cultura como código. A formação da sociedade brasileira a partir do hibridismo de suas matrizes étnicas: indígena, européia, asiática e africana. O estudo da formação do pensamento artístico a partir das contribuições dessas matrizes na formação do povo brasileiro.
HISTÓRIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Este curso pretende discutir num primeiro momento questões conceituais e filosóficas da educação no Brasil. Em seguida abordam tópicos históricos do Ensino de Arte no país com concentração especial para as mentalidades e métodos de ensino de arte dos anos setenta, oitenta e período contemporâneo.
EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS I –
Bidimensionalidade A experimentação das linguagens visuais no plano bidimensional. A experimentação de materiais, suportes, bases e atitudes para o desenvolvimento de propostas artísticas planares.
HISTÓRIA DA ARTE I
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do Renascimento, estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade da Idade Média e examinando suas relações com a cultura clássica da Antiguidade.
ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS I
Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.
2º SEMESTRE
EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS II –
Tridimensionalidade A experimentação artística no espaço tridimensional e em configurações espaciais. Desenvolvimento de propostas para a experimentação artística no espaço físico, conceitual, virtual e de outras configurações.
ESTÉTICA
Origem da Estética na era do Esclarecimento. Como um discurso sobre o corpo faz o corpo desaparecer: Baumgarten e Kant e o par de conceitos inteligível/sensível. Como o corpo retorna com Freud e Nietzsche. O fim do domínio da filosofia e as teorias da arte enquanto um campo específico do campo da arte (Deleuze, Candido, Maffesoli, Benjamin).
SOCIOLOGIA DA ARTE
Os objetivos e limites da sociologia da arte. O problema sociológico e o conceito de ideologia na história da arte. O método sociológico. Os parâmetros entre arte e sociedade. A constituição e transformações nas convenções sociológicas da arte.
HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA I
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas da missão artística francesa estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade jesuítica, colonial e barroca. Examina também a produção étnica indígena, africana e suas influências e contribuição na construção de uma visualidade nacional.
PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL A comunicação não verbal. Características de Percepção Visual. O processo de criação e decodificação da imagem. Os sentidos como instrumentos da percepção: elementos da comunicação visual.
DIDÁTICA DO ENSINO
Analogias entre Educação, Didática e Ensino. Questões atuais da Educação. Projeto pedagógico da escola e o trabalho docente. Abordagens de ensino e pedagógica brasileira. O cotidiano escolar e a sala de aula: a convivência entre professores, alunos e outros sujeitos do processo educacional. Plano de ensino: tipos de trabalho pedagógico e planejamento de ensino. Objetivos e conteúdos no ensino. Estratégias de ensinoaprendizagem. Avaliação do aprendizado: critérios e instrumentos.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
ARTE E SIMBOLOGIA ARTÍSTICA DOS POVOS INDÍGENAS DO AMAPÁ
Introdução ao estudo da cultura dos povos indígenas no Amapá: Waiãnpi, Palikur, Galibi do Oiapoque, Galibi Marworno e Karipuna. A valorização da língua materna e suas relações com as diferentes especificidades de conhecimentos. A função da arte e simbologia artística dos artefatos rituais, mágicos e lúdicos. Contexto da memória história e identidade étnica. Aprendizagens de princípios estéticos e simbólicos, classificados em cada povo indígena.
RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ARTE
Confecção de materiais didáticos para futuros profissionais do ensino de artes visuais em nível básico.
EXPERIMENTOS DO DESENHO-NÃO-DESENHO
Grafismos. Linha. Estrutura de linha e mancha como ferramenta de investigação plástica. Superfície. Variações de escala. Dimensões. Suportes não convencionais. Desenho e objeto. Desenho e escritura. Desenho e tempo/espaço.
INTRODUÇÃO AS TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS
Domínio da técnica fotográfica valorizando a educação estética como uma apreensão verdadeiramente criadora da realidade. Aquisição de uma cultura visual obtendo assim uma atitude crítica diante do conteúdo. da forma e dos sentidos da imagem fotográfica.
APRECIAÇÃO E CRITICA DE OBRA DE ARTE
Análise da produção artística visando a formação de uma consciência estético-crítica; utilização dos princípios da estruturação da linguagem e dos conceitos de apreciação, da crítica e estética elementares.
3º SEMESTRE
FUNDAMENTO E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE I
Os fundamentos do ensino de arte através dos princípios filosóficos, estéticos e artísticos, construídos historicamente no processo social; compreensão os novos ideais no ensino da arte, as ideias que se complementam e divergem; perceber a função da arte e do ensino de arte na sociedade.
EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS III –
Reprodutividade A experimentação artística de linguagens baseadas na reprodutividade e massificação. A experimentação artística no corpo físico, social e conceitual como matéria e suporte para as linguagens visuais.
HISTÓRIA DA ARTE II
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do modernismo em arte, analisando as bases dos movimentos do Século XX, estabelecendo suas ligações e rupturas com o maneirismo, o barroco e o neoclássico.
LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO
A linguagem na comunicação humana; processos e modalidades da comunicação: cultura e suas relações de poder na sociedade. Interpretação, reprodução e produção de textos. Revisão gramatical. Redação de trabalhos científicos.
HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA II
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas da semana de arte moderna e suas ligações e rupturas antropofágicas com a visualidade dos movimentos e produções visuais/estéticas eurocêntricas e nacionais.
ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS I
Investigação das estratégias conceituais e possibilidades criativas para trabalhar com novas tecnologias em Artes Visuais. O exame de impacto visual, social e psicológico do advento tecnológico na cultura contemporânea.
ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS II
Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.
4º SEMESTRE
EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS
IV – Performance O curso pretende atrair o debate crítico e o interesse acadêmico pela performance – eventos – ações. Busca ressaltar algumas questões ligadas a esta forma de expressão artística, tais como a importância simbólica, o aspecto ritualístico, o impacto emocional, o alcance antropológico e o envolvimento interdisciplinar das operações e realizações artísticas performáticas. Visa comentar as relações desta proposta de expressão criativa com suas predecessoras, abordando o caráter híbrido, a sua condição cênico-teatral e sua origem na dinamização das artes plásticas.
PESQUISA EM ARTE I –
Metodologia da Pesquisa Científica A articulação dos diversos aspectos e condicionamentos que envolvem historicamente os processos de formação e investigação no campo artístico. O paralelo entre arte e ciência. A metodologia da pesquisa científica em arte.
HISTÓRIA ARTE CONTEMPORÂNEA
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas da pós-modernidade estabelecendo suas ligações e rupturas com os movimentos modernistas.
ESTRUTUTRA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Educação e sistema. A educação no contexto da Teoria Sistêmica. As condições sócio históricas na elaboração da legislação educacional brasileira: os aspectos fundamentais na definição da estrutura e do funcionamento do sistema de ensino do Brasil. O ensino Fundamental e Médio à luz da nova LDB – Lei 9394/96: análise, compreensão e crítica à legislação atual de ensino. A Reforma do Ensino Médio Profissionalizante: os novos caminhos da profissionalização no Brasil. O papel dos educadores na construção do Plano Nacional de Educação: ranços e avanços.
HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas pós-modernas e suas ligações e rupturas com as bases do pensamento moderno em arte no Brasil.
ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS II
Investigação das estratégias conceituais e possibilidades criativas para trabalhar com tecnologias digitais contemporâneas. O exame do impacto visual, social e psicológico da revolução digital em nossa cultura contemporânea.
ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS III
Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.
5º SEMESTRE
FUNDAMENTO E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE II
O estudo da visualidade neste século e sua utilização no ensino da arte, a partir da apropriação da experiência sensível-cognitiva do produtor e do fruidor através de procedimentos pedagógicos que propiciem o pensar, analisar, fazer, refletir e julgar, capazes de atender aos objetivos significativos da experiência humana, ou seja, a educação do olhar.
EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS V –
Hibridismo O curso almeja observar, discutir e elaborar propostas de trabalhos relacionados à arte atual, ou a arte contemporânea, nos seus diversos campos. Busca ressaltar o distanciamento da arte contemporânea do conceito de arte pura, e a conseqüente diluição dos limites que provoca um permanente “indeterminismo”.
PESQUISA EM ARTE II –
Anteprojeto O conhecimento sobre os indicadores que compõem a estrutura investigativa do desenho do projeto. As linhas investigativas: linhas de pesquisas dos docentes do curso de artes da UNIFAP. O estudo das peculiaridades próprias das artes visuais contemporâneas e sua
indispensável vinculação com a investigação. O vínculo interdisciplinar entre os diferentes tipos de investigação caráter sociológico, estético, histórico, semiótico, psicológico.
ENSINO DE ARTE EM MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS
Ensino de Arte no sistema museal: memória, patrimônio, poder e mercado. Paradigmas museológicos e as possibilidades de Ensino de Arte. Desenvolvimento de projetos de Ensino de Arte em Museus e Espaços Culturais.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Conceituação e evolução histórica da psicologia. Objetos e métodos de investigação da psicologia. Teorias psicológicas e sua contribuição à educação. O processo de aprendizagem e o indivíduo. Fatores psicológicos que interferem na aprendizagem. Aspectos sócio-culturais e o processo psicológico de aprendizagem. Teorias sobre o desenvolvimento do indivíduo. Desenvolvimento bio-psico-social do indivíduo.
ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS IV
Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.
6º SEMESTRE
FUNDAMENTO E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE III
No primeiro momento ocorre o estudo do papel da arte e da arte educação na sociedade a partir dos fundamentos do ensino de arte; planejamento de oficinas capazes de desenvolver a percepção estética, a sensibilidade e o repertório artístico, garantindo o conhecimento do instrumental pedagógico no ensino da arte; no segundo momento ocorre a execução dos projetos de ensino de arte em instituições culturais tais como: museus, galerias de arte, centros culturais, fundações de arte e/ou escolas.
EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS VI –
Design para Internet História, teoria e estética do design gráfico. Terminologia e conceitos fundamentais. Áreas de atuação em programação visual. Método clássico de desenvolvimento de projetos de design aplicado à programação visual. Programas de identidade visual. Ergonomia da informação. Semântica do design gráfico. Tipografia digital. Visibilidade, legibilidade e inteligibilidade. Ética do design gráfico.
PESQUISA EM ARTE III –
Projeto O desenvolvimento de postura do pesquisador sobre a base e a formação do argumento na pesquisa científica – as análises e os argumentos na pesquisa científica. Revisão e sistematização dos conhecimentos, no campo artístico, analisado nas etapas anteriores e seus aspectos transdisciplinares. O desenvolvimento de um projeto final de iniciação científica.
COMUNICAÇÃO E PROCESSOS MUSEOLÓGICOS
Os museus de arte: histórico, desenvolvimento e proliferação. Os principais aspectos teóricos e técnicos de exposições museológicas de vocação artística. A exposição museológica como instrumento de decodificação e comunicação de informações artísticas – obras de arte. A criação e o desenvolvimento de exposição artística.
ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS V
Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.
7º SEMESTRE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Primeiramente a realização de pesquisa in loco dos processos de ensino e aprendizagem ocorridos na escola; observação, a análise, a descrição e a reflexão; levantamento descritivo sobre a escola de ensino básico sede do estágio, suas tendências pedagógicas, seu plano político pedagógico, suas situações e relações interpessoais, seus conteúdos, administração; no segundo momento o estagiário analisa os dados coletados socializa-os e aponta proposições para a serem realizadas no Estágio Supervisionado II. A avaliação ocorre por meio de relatos de experiência e relatórios de pesquisa.
PESQUISA EM ARTE IV – TCC
Análise da estrutura final de um projeto de pesquisa; seus métodos e aspectos sistemáticos científicos. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais VI Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.
8º SEMESTRE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Preparar projeto pedagógico, plano de curso, planos de aula, metodologia de ensino e de avaliação; aplicação dos mesmos em sala de aula de escola de ensino básico, levando em consideração as proposições levantadas no Estágio Supervisionado I; retornar para a instituição formadora para socialização.
ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS VII
Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.
OPTATIVAS:
DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
Conceitos de vivência com a criatividade. Barreiras e processos criativos. Abordagem teórica da criatividade. Aprendizagem, criatividade e ensino. Técnicas de criatividade.
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Propiciar ao educando conhecimentos necessários ao trabalho de educação do olhar, ver (imagens) e ler (imagens) paralelamente ao estudo da escrita. Observando que nenhuma imagem é ingênua, observando que todas as imagens estão carregadas de sentido, de valores estéticos e culturais, contribuir para uma alfabetização estética e artística.
MATERIAIS EXPRESSIVOS
Conhecer estilos, técnicas, materiais. Desenvolver a criação individual e em grupo elaborando objetos artísticos e ou utilitários, com matéria prima da região (palha, cipó, madeira, sementes, etc), e, com a utilização da sucata urbana (os rejeitos da sociedade industrial).
SEMIÓTICA
A disciplina tratará de um panorama geral das semióticas, abordando aspectos como: condições necessárias para uma semiótica, o semi-simbolismo e as relações entre o plano de expressão e plano de conteúdo, a narratividade, a figuratividade, a enunciação e as estratégias de instalação do enunciador e enunciatário, intertextualidade e interdiscursividade. Proposição da semiótica como uma teoria geral da significação e como uma metodologia operatória para descrição dos discursos e práticas sociais, análises das obras de arte