Você está visualizando atualmente Alunos do Projeto Afrocientista NEAB-UNIFAP visitam a Biblioteca Central da UNIFAP
Crédito de Imagem: Edson Santos Tiago (Curso: Bacharel em Ciências Ambientais)

No dia 21 de setembro de 2022, fora realizada na Biblioteca Central da UNIFAP a visita guiada com a diretora Maria do Carmo Marques e os alunos do “Projeto Afrocientista vinculado à Coordenação do curso de História e executado a partir da Coordenação Geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UNIFAP)”.  Os alunos são das Escolas Estaduais de Macapá Sebastiana Lenir de Almeida e Nancy Nina da Costa. Na visita percorreram todos os setores da biblioteca para apresentação dos serviços oferecidos.

A visita orientada incluiu:

• Orientações relativas ao uso da Biblioteca Universitária da UNIFAP;
  • Visita ao acervo;
  • Apresentação dos serviços e produtos ofertados pela biblioteca;
  • Passo a passo de como utilizar os serviços de consulta ao acervo, empréstimos, renovação e, reserva via sistema SIGAA;
  • Apresentação da Biblioteca Virtual Minha Biblioteca e outras plataformas digitais ;
  • Visita ao laboratório.

Na Divisão de Informação e Auxílio ao Usuário–DIAU, os serviços foram apresentados pelo servidor Maicon Muller Monteiro e  Ana Célia Oliveira.

Na Divisão de Formação e Processamento do Acervo– DFPA, os serviços foram apresentados pelas bibliotecárias Thalita Rafaela Ferreira- Chefe da Divisão e Jamile da Conceição da Silva.

Para a professora  Annick Belrose que acompanhou os alunos, o “ Projeto Nacional Afrocientista  tem como intuito  despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, o NEAB-UNIFAP ofertou uma oficina de iniciação à pesquisa na área de Letras e uma das atividades proposta foi a visita na Biblioteca , que teve como objetivos principais:  descobrir um lugar de exploração, de descoberta e de interação, assim como   familiarizar os estudantes com um dos espaços de construção de conhecimento e segundo a professora, um dos mais importantes parceiros na formação da graduação”.

Crédito de Imagem: Maria do Carmo Marques

Crédito de Imagem: Edson Santos Tiago

Crédito de Imagem: Tayrine Batista- Bolsista do NEAB

Créditos de imagens: Tayrine Batista

A Biblioteca Central, conta hoje com mais de 98 mil exemplares cadastrados no sistema SIGAA. As obras trazem conteúdos de todos os assuntos comtemplando todos os cursos da Universidade. São livros de pesquisa de ensino superior, nas mais diferentes áreas, como filosofia, religião, educação, matemática, português, biologia, farmácia, medicina, geografia, história entre outros.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 20h e aos sábados de 8h as 12h.

Texto: Annick Belrose e Maria do Carmo Marques