Decifrando a Biodiversidade: Estratégias Didático-Pedadógicas para o Ensino de Ciências e Biologia a partir do Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

A Universidade Federal do Amapá através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR promove o Projeto de Extensão “Decifrando A Biodiversidade: Estratégias didático-pedadógicas para o ensino de ciências e biologia a partir do Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”, sob a coordenação da Profa. MSc. Cristiane R. Menezes. Trata-se de um projeto que envolve as seguintes instituições: Secretarias Municipais de Educação, Secretaria Estadual de Educação, PARNA Montanhas do Tumucumaque, WWF-Brasil e ECOcentroIPEC.

Visando a ampliação dos conhecimentos a respeito das espécies regionais, foram produzidas estratégias didático-pedagógicas a partir do Plano de manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) para a instrumentalização do ensino, tal ação visa compatibilizar as estratégias de conservação com a produção científica e uso público no PNMT.

Nos dias 21 e 22.02 serão realizadas oficinas em que os professores/estudantes do PARFOR e atuantes nos municípios de Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Calçoene e Oiapoque, farão um treinamento desenvolvendo estratégias didático-pedadógicas a partir do material construído: jogo de memória, dominó em libras, quebra-cabeça, almanaque, guia de campo de fauna e flora, cartaz de fauna e flora. A elaboração dos materiais foi concebida a partir da ocorrência de espécies no parque, levando em consideração a fácil visibilidade de suas estruturas morfológicas, sua importância médica, econômica, ecológica e social na região. As espécies selecionadas se enquadram no contexto dos conteúdos pertinentes a uma abordagem interdisciplinar, a fácil intervenção do professor ao utilizar o material, de acordo com as competências a serem desenvolvidas na Educação Básica proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.