II Feira de Ciências Biológicas

LOGO

A Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá realizará a II Feira de Ciências Biológicas com o Tema Central Conservação da Natureza, e em conjunto com as Escolas de Ensino fundamental médio e técnico da rede pública e Particular de Macapá desenvolverá trabalhos para a Feira de Ciências.

Este ano o objetivo da II Feira de Ciências Biológicas é incentivar a atividade científica para a construção do conhecimento através do planejamento e execução de projetos investigatórios relacionados com a Conservação da Natureza.

Entende-se como Conservação da Natureza o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral (BRASIL, 2000), e como Sub-temas, teremos:

1. Conservação da flora: manejo dos ecossistemas do Estado do Amapá;
  1. Conservação da fauna: manejo das espécies animais ameaçadas de extinção;
  1. Conservação do patrimônio histórico-cultural: entende-se pelo conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história-cultura do amapaense povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas, e principalmente os sítios arqueológicos;
  1. Relação entre Economia e Conservação da Natureza – valoração dos serviços ambientais: abrange as condições e os processos pelos quais os ecossistemas sustentam a vida humana, e sua valoração econômica;
  1. Conservação e Sociedade – as relações Homem x Natureza: classificação das relações existentes na sociedade moderna no contexto histórico da humanidade.

Os trabalhos que forem selecionados para participarem da Feira de Ciências serão avaliados de acordo com o sistema de pontuação utilizado pela Feira Científica Internacional. Para o julgamento dos trabalhos será formada uma comissão por docentes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá e os alunos da equipe vencedora receberão do CNPq uma bolsa de iniciação científica Junior e certificado.

Caixa de TextoImagem

Cronograma do Projeto Feira de Ciências

Imagem

Coordenação da Feira: Profa Dra. Andréa Araujo e Profa MSc. Ledayane Mayana Costa