Professor do Colegiado de Ciências Biológicas entra no ranking de pesquisadores influentes de 2023 segundo Universidade de Stanford

O Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos, do colegiado de Ciência Biológicas, está no ranking 2023 de pesquisadores mais influentes do mundo, em lista organizada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos). O docente, que também é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte) e orientador no Programa de Pós-Graduaçã0 em Inovação Farmacêutica, foi incluído este ano como um dos pesquisadores mais influentes nas áreas de Química Medicinal & Biomolecular, Química Orgânica e Química.

Prof. Dr. Cleydson Breno

Em entrevista para a Gazeta do Amapá, o pesquisador contou que se surpreendeu ao ter seu nome incorporado à lista, e que esse reconhecimento é resultado de muito trabalho, dedicação e compromisso com a ciência e com os alunos em diversos níveis (pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e trabalho de conclusão de curso), além de ressaltar que ” a presença de pesquisadores da Unifap na lista rende bons resultados para o prestígio da instituição de ensino ou pesquisa local, atraindo financiamentos, oportunidades de colaborações nacionais e internacionais e intercâmbios em centros de pesquisas. Cientificamente, isso promove a visibilidade das pesquisas locais e incentiva inovações tecnológicas. Socialmente, abre portas e inspira jovens a seguirem carreiras científicas; contribui para soluções de desafios locais e integra a região à comunidade científica global, além de estimular o desenvolvimento econômico por meio de avanços tecnológicos e científicos” .

Sobre o ranking
Publicada desde 2017 pela Editora Elsevier, a maior editora científica do mundo, a “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” é elaborada anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford e classifica os cientistas em suas respectivas áreas de atuação.

O ranking da Universidade de Stanford dos cientistas mais influentes do mundo é uma lista que destaca os pesquisadores que têm tido um impacto significativo em suas respectivas áreas de estudo. Esse ranking é baseado em uma análise abrangente dos dados acadêmicos, como citações e publicações científicas, e visa identificar os cientistas cujo trabalho tem sido amplamente reconhecido e influente na comunidade científica.

Além do Prof. Dr.  Cleydson Breno,  outro docente da UNIFAP, o Prof. Dr. Tit. José Carlos Tavares Carvalho, ligado ao curso de Farmácia e gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, está presente no ranking pela quarta vez.  A notícia repercutiu ainda em outros notíciarios do Amapá, clique aqui para assistir a reportagem do jornal Bom dia Amazônia.