Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado-Licenciatura
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFAP é um componente fundamental na formação de professores, promovendo a articulação entre a teoria e a prática docente. Com uma carga horária total de 405 horas e 27 créditos, distribuídas em cinco componentes ao longo da graduação. O ECS será ofertado como atividade livre, também conhecida como módulo livre, e oferecerá aos futuros professores a oportunidade de vivenciar diferentes etapas da prática docente, desde a observação de aulas até a assunção completa da responsabilidade por turmas.
A organização do ECS, como demonstrado no Quadro 4, é pensada para garantir uma progressão gradual na formação dos licenciandos. Iniciando no primeiro semestre, o estágio proporciona aos estudantes uma imersão precoce no ambiente escolar, permitindo a observação e a compreensão das dinâmicas de ensino e aprendizagem. Conforme avançam nos semestres, os futuros professores assumem responsabilidades crescentes, como o planejamento de aulas, regência, aplicação de atividades e a avaliação dos alunos.
Como estabelece o regulamento do Estágio Curricular Supervisionado, Apêndice IV, o acompanhamento do ECS é realizado por um orientador da UNIFAP e um supervisor da escola de educação básica, que atuam em conjunto para garantir a qualidade do processo formativo. Essa dupla orientação oferece aos estagiários o suporte necessário para superar os desafios e desenvolver as competências essenciais para a atuação docente.
O ECS conta ainda com uma comissão, composta por docentes da área e tem como função acompanhar o desenvolvimento dos estagiários, analisar os relatórios e portfólios, promover encontros de discussão e fornecer orientações gerais sobre o estágio. A atuação da comissão garante a padronização dos procedimentos, a avaliação sistemática do processo e a identificação de possíveis ajustes a serem realizados. Ao final do estágio, os futuros professores estarão preparados para enfrentar os desafios da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências Biológicas.
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