Apresentação CEP/UNIFAP

Quem somos

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) – UNIFAP é um colegiado multidisciplinar e independente que recebe e avalia projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Possui membros das áreas da saúde, ciências exatas, sociais e humanas, que avaliam projetos de suas respectivas áreas de conhecimento de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde. Foi criado para defender os interesses dos participantes em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos e científicos. (Resolução nº466/12 Conselho Nacional de Saúde).

Nossa missão

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa. Este papel está baseado nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e brasileiras (Res. CNS nº466/12 e complementares). De acordo com estas diretrizes: “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP”

Atribuições

As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada, como:

* Revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, com a responsabilidade pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição.

* Emitir parecer consubstanciado

* Manter a guarda confidencial e o arquivamento do protocolo completo, que ficará a disposição das autoridades competentes.

* Desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência.

* Receber dos participantes da pesquisa ou de qualquer parte, denúncias de abusos ou notificação sobre fatos adversos que possam alterar o curso normal do estudo, deliberando pela continuidade, modificação ou suspensão da pesquisa, devendo adequar o termo de consentimento.

* Manter comunicação regular e permanente com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS).

Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá CEP/UNIFAP

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá – CEP/UNIFAP, foi criado pela Resolução nº 16/2005 do Conselho Superior da Universidade Federal do Amapá e seu 1º Comitê de Ética, composto até então por 8 (oito) membros da instituição e 1 (um) representante dos usuários. Atualmente o CEP/UNIFAP é composto por 18 (dezoito) membros entre titulares e suplentes e 1 (um representante dos usuários, que tem por finalidade a avaliação da pesquisa com seres humanos em nossa Instituição, em conformidade com a legislação brasileira regulamentada pela CONEP. Esta missão é dividida em duas ações principais: a orientação aos pesquisadores e a análise dos projetos encaminhados.

Coordenação:

Prof Dr. Francisco Fábio Oliveira de Sousa
Coordenação CEP/Unifap
Portaria 0702/2021

Horário de atendimento da Coordenação:

Secretário: Sr. Aélisson   Hermes Viana da Costa

Horário de atendimento da secretaria:

Segunda à sexta-feira:

das 8h e 30min às 11h e 30min  e

das 14h e 30min  às 17h e 30

Localização e contato:

Campus Marco Zero – Macapá