Corregedoria participa de reunião com Reitor sobre Sistema de Integridade da Unifap

O Reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Professor Júlio César Sá de Oliveira, reuniu em seu gabinete, na manhã do dia 08.01.2024, com os principais órgãos internos do Sistema de Gestão de Integridade da Instituição.

Fizeram-se presentes as seguintes lideranças: 01. Isan Costa Oliveira Júnior, Pró-reitor de Gestão de Pessoas (PROGEP); 02. Adélia Gomes Teixeira Bahia, Ouvidora-Geral (OUV); 03. Thaíse Lamara Almeida Carvalho, Auditora-Chefe (AUDINT); 04. Cleidiane Facundes Monteiro Nascimento, Chefe da Unidade de Controle Interno (UCI); 05. Jorielson Brito Nascimento, presidente da Comissão de Ética (CET); 06. Besaliel Rodrigues, Corregedor da Universidade (CORREG) e, por fim, 07. José Gemaque Caldeira Neto, Pró-reitor de Relações Interinstitucionais (PROCRI).
Um dos temas do encontro foi o combate ao assédio em geral, problema que está afetando o ambiente universitário de todos os Campi, com reclamações vindas de quase todas as Coordenações de Cursos da IFES.
Outro tema abordado foi sobre o Comitê de Gestão de Governança, Integridade, Riscos e Controle – CGIRC, instituído pela Portaria Unifap nº 1005, de 19.06.2023. De acordo com o Reitor, “Algumas providências serão implementadas para o aperfeiçoamento desta temática no ambiente da Universidade, a saber, o ajustamento na composição do referido Comitê, a definição das ferramentas normativas necessárias para as ações do Comitê, o estabelecimento de um cronograma de ações referentes à efetivação do sistema de integridade no âmbito da Universidade”.
Por fim, o grupo reunido sugeriu a realização de cursos e treinamentos sobre o tema integridade, inclusive especialização “lato sensu” que promova aos profissionais da área tanto da Universidade, como de outros órgãos públicos, maior conhecimento e prepara nesta área, mesclando instrutores e professores da Unifap com outros vindos de órgãos como a CGU e TCU de Brasília e de outras Universidades do Brasil e exterior.