Monitoria

Informações Gerais

A monitoria nos Cursos de Graduação no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet) objetiva ampliar a formação acadêmica do aluno, possibilitando-lhe atuar de forma mais intensa e direta em uma determinada disciplina, sob orientação docente. Assim, o programa visa incentivar a participação do aluno nas atividades da Universidade e despertá-lo para a docência, a pesquisa e a extensão, oportunizando sua capacitação didática e científica, bem como possibilitar integração dos segmentos na Universidade.

O Dcet possui dois programas de monitoria, o Programa Bolsa Monitoria e o Programa de Monitoria Voluntária. A cada semestre são publicados dois editais de seleção, um para cada programa. A seleção para a Bolsa Monitoria é feita em duas etapas, que são a Análise do Histórico Escolar do aluno e a Prova Didática. Já a seleção para a Monitoria Voluntária é composta pela Análise do Histórico Escolar do aluno e Entrevista.

Ao final do programa, os alunos que cumprirem todos os requisitos de controle da monitoria recebem uma declaração de participação com carga horária que pode ser computada como Atividade Complementar.

Atribuições do Estudante-Monitor:

I. auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a:

a) assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas;

b) preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência; e

c) elaboração de material didático complementar.

II. zelar pelo patrimônio e nome da Instituição,  bem  como  cumprir  suas normas internas;

III. participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, semana de calouro, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos;

IV. elaborar bimestralmente o relatório de atividades desenvolvidas, e

V. assinar folha de frequência diariamente para controle de assiduidade (somente a bolsa monitoria).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*