Você está visualizando atualmente INDICAÇÃO AO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2022.2

INDICAÇÃO AO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2022.2

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), está com prazo aberto para Indicação de alunos ao Programa de Monitoria Voluntária do Semestre Letivo 2022.2.

OBJETIVOS DA MONITORIA

A Monitoria nos Cursos de Graduação no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) objetiva ampliar a formação acadêmica do aluno, possibilitando-lhe atuar de forma mais intensa e direta em uma determinada disciplina, sob orientação docente. Assim, o programa visa incentivar a participação do aluno nas atividades da Universidade e despertá-lo para a docência, a pesquisa e a extensão, oportunizando sua capacitação didática e científica, bem como possibilitar integração dos segmentos na Universidade.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

O aluno interessado em participar do Programa deve informar ao professor da disciplina o seu interesse em realizar a monitoria voluntária na disciplina ofertada no semestre 2022.2, e caso haja a disponibilidade para a realização da monitoria, o professor deverá encaminhar os documentos necessários no formulário eletrônico, conforme modelos disponibilizados pelo DCET.

O aluno indicado para o Programa de Monitoria Voluntária 2022.2 deverá atender aos seguintes critérios:

1. Estar matriculado e cursando regularmente um dos cursos do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas;
  2. Ter aprovação na(s) disciplina(s) requisito para a monitoria, comprovada(as) no histórico acadêmico;
  3. Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolver as atividades de monitoria;
  4. Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitoria, no turno ou contraturno de suas

OBS: A indicação de alunos que não atenderem aos pré-requisitos mínimos, inviabilizará sua participação no Programa.

PROCEDIMENTOS E PRAZOS PARA INDICAÇÃO AO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

Os documentos de indicação deverão ser enviados pelo professor orientador através do formulário eletrônico.

As indicações poderão ser realizadas no período de 02/01/23 a 31/01/23.

Para a indicação deverá ser anexado ao formulário eletrônico:

1. FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO, assinado pelo professor orientador (modelo abaixo);
  2. HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO, constando a aprovação na(s) disciplina(s) da monitoria (aluno emite no SIGAA);
  3. DECLARAÇÃO DE VÍNCULO ATUALIZADA DO ALUNO (aluno emite no SIGAA);
  4. DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO, assinada pelo acadêmico indicado (modelo abaixo).

Após a indicação, o DCET irá realizar a análise dos documentos, e não havendo inconformidades, entrará em contato por e-mail com o monitor indicado para formalizar a assinatura do Termo de Compromisso, que será por meio eletrônico. Após análise dos documentos o DCET encaminhará o Termo de Compromisso ao e-mail do aluno indicado, e este deverá devolver com a sua assinatura em até 03 dias úteis após o envio pelo DCET. Não é necessário esperar o recebimento do Termo assinado para iniciar a monitoria, o aluno já pode iniciar na data indicada pelo professor.

ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE MONITOR

Constituem-se atribuições do Estudante-Monitor:

1. auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a:assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas; preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência; e elaboração de material didático complementar.
  2. zelar pelo patrimônio e nome da Instituição,  bem  como  cumprir  suas normas internas;
  3. participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, semana de calouro, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos, e
  4. ao fim do semestre elaborar o relatório de atividades desenvolvidas.

COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR

O professor orientador deverá ser docente da UNIFAP e orientar o monitor objetivando estimular o interesse pela carreira docente.

São atribuições básicas do professor orientador, sem prejuízo dos compromissos serem firmados no momento da assinatura do Termo de Compromisso:

1. orientar o monitor no desempenho das atividades programadas;
  2. orientar/capacitar o monitor no uso de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas;
  3. promover o aprofundamento dos conhecimentos do monitor quanto aos conteúdos da disciplina;
  4. promover reuniões e/ou seminários para troca de experiências entre monitor, professor e alunos;
  5. avaliar, de forma contínua, o desempenho do monitor por intermédio de critérios previamente estabelecidos, e que sejam do conhecimento do monitor;
  6. acompanhar o desempenho do monitor nas disciplinas de seu curso, a fim de identificar possíveis interferências das atividades       de       monitoria no comprometimento de seu processo de aprendizagem como um todo.

FORMULÁRIO ELETRÔNICO PARA INDICAÇÃO: https://forms.gle/qrJkccJADgCpLGvPA

DECLARACAO_DE_DISPONIBILIDADE_DE_HORARIO