No intuito de melhorar os trâmites administrativos da UNIFAP, a Pró-Reitoria de Planejamento desenvolveu um projeto que tem como principal objetivo implementar na UNIFAP um novo modelo de gestão, focado em processos, rompendo com o atual modelo funcional/burocrático.

O “Projeto POP UNIFAP” tem como principais características:

1.      O que é o “Projeto POP UNIFAP”?

Trata-se da implementação, em todos os setores da UNIFAP, de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que envolva a confecção dos fluxogramas e estruturação dos sítios na internet de cada setor. Depois de consolidados os procedimentos, criar os manuais de cada Pró-Reitoria para que a comunidade acadêmica, bem como a sociedade em geral, conheça, com clareza, os processos internos da UNIFAP.

2.      Por que implementá-lo?

2.1.   “Rever a estrutura administrativa”;

2.2.   “Cada unidade administrativa (Campi/Pró-Reitorias/Departamentos) deverá elaborar o seu plano de ação, objetivando nortear as atividades administrativas e acadêmicas”.

2.3.   “Manual de Normas e Procedimentos – serão procedimentos administrativos de forma a simplificar, bem como eliminar etapas burocráticas desnecessárias que travam o andamento das atividades administrativas”.

2.4.   “Descentralização das ações administrativas e pedagógicas: Proporcionar as Pró-Reitorias e Departamentos uma maior autonomia e dinamismo as ações administrativas acadêmicas”

2.5.   “Transformação dos Departamentos em Unidades Acadêmicas Administrativas”

3.      Quais os resultados esperados?

3.1.   Facilitar o treinamento e a capacitação dos servidores recém-empossados. Em virtude da alta rotatividade de servidores (turnover), principalmente técnicos-administrativos, é necessário que os procedimentos a serem executados estejam definidos, de fácil acesso e didaticamente redigidos;

3.2.   Economizar tempo, evitando o retrabalho;

3.3.   Diminuição dos conflitos internos;

3.4.   Permitir que as novas Unidades Acadêmicas Administrativas possam exercer suas atividades de forma descentralizada (accountability);

3.5.   Viabilizar e dar suporte a descentralização orçamentária

3.6.   Identificar falhas processuais e promover melhorias;

3.7.   Facilitar a compreensão do gestor, na execução e controle dos procedimentos inerentes ao seu setor.

Deixe um comentário