No intuito de melhorar os trâmites administrativos da UNIFAP, a Pró-Reitoria de Planejamento desenvolveu um projeto que tem como principal objetivo implementar na UNIFAP um novo modelo de gestão, focado em processos, rompendo com o atual modelo funcional/burocrático.
O “Projeto POP UNIFAP” tem como principais características:
1. O que é o “Projeto POP UNIFAP”?
Trata-se da implementação, em todos os setores da UNIFAP, de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que envolva a confecção dos fluxogramas e estruturação dos sítios na internet de cada setor. Depois de consolidados os procedimentos, criar os manuais de cada Pró-Reitoria para que a comunidade acadêmica, bem como a sociedade em geral, conheça, com clareza, os processos internos da UNIFAP.
2. Por que implementá-lo?
2.1. “Rever a estrutura administrativa”;
2.2. “Cada unidade administrativa (Campi/Pró-Reitorias/Departamentos) deverá elaborar o seu plano de ação, objetivando nortear as atividades administrativas e acadêmicas”.
2.3. “Manual de Normas e Procedimentos – serão procedimentos administrativos de forma a simplificar, bem como eliminar etapas burocráticas desnecessárias que travam o andamento das atividades administrativas”.
2.4. “Descentralização das ações administrativas e pedagógicas: Proporcionar as Pró-Reitorias e Departamentos uma maior autonomia e dinamismo as ações administrativas acadêmicas”
2.5. “Transformação dos Departamentos em Unidades Acadêmicas Administrativas”
3. Quais os resultados esperados?
3.1. Facilitar o treinamento e a capacitação dos servidores recém-empossados. Em virtude da alta rotatividade de servidores (turnover), principalmente técnicos-administrativos, é necessário que os procedimentos a serem executados estejam definidos, de fácil acesso e didaticamente redigidos;
3.2. Economizar tempo, evitando o retrabalho;
3.3. Diminuição dos conflitos internos;
3.4. Permitir que as novas Unidades Acadêmicas Administrativas possam exercer suas atividades de forma descentralizada (accountability);
3.5. Viabilizar e dar suporte a descentralização orçamentária
3.6. Identificar falhas processuais e promover melhorias;
3.7. Facilitar a compreensão do gestor, na execução e controle dos procedimentos inerentes ao seu setor.