Projeto Ciclo de Vivência na UNIFAP

Cronogram

ciclo de vivencia

Justificativa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu o decênio 2006-2016 como a década de valorização do trabalho e dos trabalhadores da saúde. Nesta perspectiva, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas- PROGEP / Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/ Divisão de Qualidade de Vida – DQV, visando a valorização humana e profissional dos servidores como aspecto essencial ao alcance dos seus objetivos institucionais e entendendo o caráter relacional inerente ao trabalho, propõe a realização de um trabalho de intervenção focal, de cunho auto-reflexivo, promovido nos diferentes ambientes organizacionais da UNIFAP. As atividades previstas favorecem a adoção de novos modelos cognitivos e/ou perspectivas de entendimento para um dado “problema”, do mesmo modo, ampliam a percepção de si e dos outros numa perspectiva muito mais compressiva e acolhedora das fragilidades e potencialidades comuns ao grupo.  Essa metodologia se define como vivencial, dialógica, reflexiva e proativa ao favorecer a educação integrada do sentir, do pensar e do agir, bem como o desenvolvimento das competências das participantes em monitorar a própria aprendizagem.

Metodologia

Considerando que projetos de intervenção dessa natureza não podem se reduzir a atividades isoladas e/ou eventuais, a presente proposta sugere que as ações sejam realizadas em todas as unidades organizacionais, atingindo, preferencialmente, todos os servidores, bolsitas, estagiários e demais profissionais que os integram. Atividades compostas, preferencialmente por, no mínimo, dez e, no máximo, trinta e cinco participantes; encontros quinzenais ou mensais, pois, necessitariam de um tempo mínimo necessário para o cumprimento de um itinerário educativo que resulte em mudanças significativas no publico alvo. Tal recomendação está pautada no reconhecimento de que as transformações humanas previstas e possíveis de acontecer com a implementação dessa metodologia, requerem um processo de institucionalização e organização que dependem de tempo, de articulação, planejamento e acomodação.  A dimensão vivencial da proposta se consolidará por meio do uso de técnicas grupais/ dinâmicas vivenciais que provoquem a imersão dos participantes no tema apresentado e lhes possibilite a expressão coletiva de sentimentos, percepções e problematizações dos conteúdos emergentes e a consequente elaboração coletiva de possíveis respostas ás questões dos participantes. Abaixo, segue exemplo de algumas técnicas grupais que serão utilizadas:

1)      Técnica grupal denominada CORRIDA DE BARCOS.  Os participantes ( 5 a 10 pessoas)  devem ser colocados sobre uma folha de papel 40 kg e, em seguida,  orientados a percorrer, utilizando a folha de papel, um pequeno trecho como se barco se estivessem num barco.  Tal atividade visa verificar o comportamento dos participantes durante a realização de trabalho coletivo. Características como rapidez de raciocínio, prontidão de resposta física, ansiedade, estresse, comunicação assertiva, observância ás regras, liderança, entre outros aspectos podem também ser observados. Duração: 20 minutos.

2)      Técnica grupal denominada SANSÃO E DALILA. Tarefa consiste em adotar uma estratégia para derrotar o oponente. A escolha da estratégia (Sanção, Dalila ou leão) deverá ser consensual. Sanção derrota o leão; o leão derrota Dalila e Dalila derrota Sansão. Feita a escolha, os participantes devem simular uma disputa. Atividade que permite verificar características como liderança, comunicação interpessoal, persuasão, (i)maturidade, vivacidade, entre outros. Duração: 25 minutos

3)      Técnica grupal de RESPIRAÇÃO/RELAXAMENTO. Tarefa consiste em proporcionar um clima de descontração, procurando deixar os participantes

Público- alvo:

Servidores, bolsitas, estagiários e demais profissionais que compõem os ambientes administrativos da Universidade Federal do Amapá dos Campus Marco Zero – Macapá, Campus Santana, Campus Oiapoque e Campus Mazagão.

Objetivos:

        Fortalecer a vinculação afetiva entre os participantes, visando o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

 Específicos

  • Reconhecer que a qualidade das relações interpessoais impacta no crescimento pessoal e social;
  • Favorecer o desenvolvimento individual e comunitário, prevenindo e combatendo as situações desencadeadoras de sofrimento psíquico, através da restauração e fortalecimento da autoestima e dos laços sociais;
  • Proporcionar aos servidores escuta qualificada, de modo que estes, através do dialogo e da reflexão, adotem outras perspectivas de entendimento e ampliem a percepção de si e dos outros;
  • Valorizar as histórias de vida dos participantes, fortalecendo a solidariedade grupal e ampliando as possibilidades para que os mesmos encontrem alternativas saudáveis para lidar com suas próprias questões.

Ações

Vivência: é o momento em que os participantes são convidados a participar das atividades lúdicas, é um momento de descontração;

Relato: é o momento em que as pessoas demonstram seus sentimentos, onde elas podem falar, desenhar, escrever o que estão sentindo, também traduz o clima de trabalho do jogo ou vivência através de alguns recursos, como: desenho, fotos e gestos, cartazes de sentimentos, símbolos, etc. E é através destes recursos que é possível fazer uma análise de clima das pessoas envolvidas.

Processamento: são os espaços oferecidos para as equipes analisarem suas performances no jogo (avaliação de competência), é o momento de identificar as competências, falhas e pontos fortes dos jogadores e das equipes, e tudo isso é feito com o uso de roteiros para a discussão em equipes e a apresentação de conclusões em painéis e o instrutor atua como facilitador e não interfere no processo do grupo.

Generalização: é o momento de sair do lúdico e estabelecer comparações do que ocorreu no jogo com a realidade empresarial, é a hora de identificar semelhanças e divergências do jogo e do cotidiano e é a hora do fórum de participação das “grandes sacadas e aprendizado pela vivência”.

Aplicação: é o compromisso com as melhorias e mudanças (o próprio grupo fala das melhorias a serem feitas), efetivado através de contratos individuais, planos em equipe, elaboração de metas e resultados e onde os planos podem ser definidos em equipe ou realizados individualmente.

Fechamento: quando o facilitador encerra a atividade em um painel, ressaltando fatos importantes ocorridos durante o jogo e anotado por ele. A fala deve ser breve e alguns itens devem ser salientados: as competências evidenciadas pelas equipes, o estímulo á mudanças e melhorias a partir da vivência e a qualificação do trabalho desenvolvido.

 

Cronograma

1° CICLO

 Local Quando? Ação Tempo
 PROGEP DDP

DAP

ü  1° Encontro 02/08 de 2016.

PROGEP.

 

Técnica Grupal + respiração Sintonizada   

20 Minutos

 

ü  2° Encontro 30/08 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 Minutos 
ü  3º Encontro 04/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
  PROPLAN

  • DEPLAN
  • DEAVI
  • DGO
ü  1° Encontro 05/08 de 2016 Técnica Grupal + respiração Sintonizada 20 minutos
ü  2° Encontro 06/09 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 minutos
ü  3º Encontro 07/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
PROGRAD ü  1° Encontro 09/08 de 2016  Técnica Grupal + respiração Sintonizada  

20 Minutos

ü  2° Encontro 09/09 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 minutos
ü  3º Encontro 11/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
  • COEG
ü  1° Encontro 12/08 de 2016 Técnica Grupal + respiração Sintonizada  

20 Minutos

ü  2° Encontro 13/09 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 minutos
ü  3º Encontro 14/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
  • DERCA
ü  1° Encontro 16/08 de 2016 Técnica Grupal + respiração Sintonizada  

20 Minutos

ü  3º Encontro 18/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
  • DEPSEC
ü  1° Encontro 19/08 de 2016 Técnica Grupal + respiração Sintonizada  

20 Minutos

ü  2° Encontro 20/09 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 minutos
ü  3º Encontro 21/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
Reitoria ü  1° Encontro 23/08 de 2016 Técnica Grupal + respiração Sintonizada   

20 Minutos

ü  2° Encontro 23/09 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 minutos
  ü  3º Encontro 25/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
PROAD 

 

 

ü  1° Encontro 26/08 de 2016 Técnica Grupal + respiração Sintonizada  

20 Minutos

ü  2° Encontro 23/09 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 minutos
ü  3º Encontro 28/10/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
  • PREFEITURA
ü  1° Encontro 30/08 de 2016 Técnica Grupal + respiração Sintonizada   

20 Minutos

ü  2° Encontro 27/09 de 2016  Técnica grupal de relaxamento. 20 minutos
ü  3º Encontro 01/11/2016   Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo 20 minutos
 

 

 

 

ü  Elaboração de relatório: 07 á 30/11/2016

ü  Apresentação dos resultados: 01 á 20/12/2016.

 

 

2°CICLO

 Local Quando? Ação Tempo
PROEAC

  • DEX
  • DACE
ü
  • BIBLIOTECA CENTRAL
  • DEaD
  • DFCH
ü
  • DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
ü
  • DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ü
  • DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES/EDUCAÇÃO
ü
PROCRI  ü
PROPESPG

  • DPG
  • DPQ
  • NITT
  • Comitê de Ética e Pesquisa
ü

 

qualidadevida@unifap.br  –  Fone/fax 96 3312 -1728

Rod. Juscelino K. de Oliveira – Km 02 – Trecho Macapá/Fazendinha

Macapá – Amapá – CEP 68.902-280

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