Justificativa
A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu o decênio 2006-2016 como a década de valorização do trabalho e dos trabalhadores da saúde. Nesta perspectiva, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas- PROGEP / Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/ Divisão de Qualidade de Vida – DQV, visando a valorização humana e profissional dos servidores como aspecto essencial ao alcance dos seus objetivos institucionais e entendendo o caráter relacional inerente ao trabalho, propõe a realização de um trabalho de intervenção focal, de cunho auto-reflexivo, promovido nos diferentes ambientes organizacionais da UNIFAP. As atividades previstas favorecem a adoção de novos modelos cognitivos e/ou perspectivas de entendimento para um dado “problema”, do mesmo modo, ampliam a percepção de si e dos outros numa perspectiva muito mais compressiva e acolhedora das fragilidades e potencialidades comuns ao grupo. Essa metodologia se define como vivencial, dialógica, reflexiva e proativa ao favorecer a educação integrada do sentir, do pensar e do agir, bem como o desenvolvimento das competências das participantes em monitorar a própria aprendizagem.
Metodologia
Considerando que projetos de intervenção dessa natureza não podem se reduzir a atividades isoladas e/ou eventuais, a presente proposta sugere que as ações sejam realizadas em todas as unidades organizacionais, atingindo, preferencialmente, todos os servidores, bolsitas, estagiários e demais profissionais que os integram. Atividades compostas, preferencialmente por, no mínimo, dez e, no máximo, trinta e cinco participantes; encontros quinzenais ou mensais, pois, necessitariam de um tempo mínimo necessário para o cumprimento de um itinerário educativo que resulte em mudanças significativas no publico alvo. Tal recomendação está pautada no reconhecimento de que as transformações humanas previstas e possíveis de acontecer com a implementação dessa metodologia, requerem um processo de institucionalização e organização que dependem de tempo, de articulação, planejamento e acomodação. A dimensão vivencial da proposta se consolidará por meio do uso de técnicas grupais/ dinâmicas vivenciais que provoquem a imersão dos participantes no tema apresentado e lhes possibilite a expressão coletiva de sentimentos, percepções e problematizações dos conteúdos emergentes e a consequente elaboração coletiva de possíveis respostas ás questões dos participantes. Abaixo, segue exemplo de algumas técnicas grupais que serão utilizadas:
1) Técnica grupal denominada CORRIDA DE BARCOS. Os participantes ( 5 a 10 pessoas) devem ser colocados sobre uma folha de papel 40 kg e, em seguida, orientados a percorrer, utilizando a folha de papel, um pequeno trecho como se barco se estivessem num barco. Tal atividade visa verificar o comportamento dos participantes durante a realização de trabalho coletivo. Características como rapidez de raciocínio, prontidão de resposta física, ansiedade, estresse, comunicação assertiva, observância ás regras, liderança, entre outros aspectos podem também ser observados. Duração: 20 minutos.
2) Técnica grupal denominada SANSÃO E DALILA. Tarefa consiste em adotar uma estratégia para derrotar o oponente. A escolha da estratégia (Sanção, Dalila ou leão) deverá ser consensual. Sanção derrota o leão; o leão derrota Dalila e Dalila derrota Sansão. Feita a escolha, os participantes devem simular uma disputa. Atividade que permite verificar características como liderança, comunicação interpessoal, persuasão, (i)maturidade, vivacidade, entre outros. Duração: 25 minutos
3) Técnica grupal de RESPIRAÇÃO/RELAXAMENTO. Tarefa consiste em proporcionar um clima de descontração, procurando deixar os participantes
Público- alvo:
Servidores, bolsitas, estagiários e demais profissionais que compõem os ambientes administrativos da Universidade Federal do Amapá dos Campus Marco Zero – Macapá, Campus Santana, Campus Oiapoque e Campus Mazagão.
Objetivos:
Fortalecer a vinculação afetiva entre os participantes, visando o autoconhecimento e o crescimento pessoal.
Específicos
- Reconhecer que a qualidade das relações interpessoais impacta no crescimento pessoal e social;
- Favorecer o desenvolvimento individual e comunitário, prevenindo e combatendo as situações desencadeadoras de sofrimento psíquico, através da restauração e fortalecimento da autoestima e dos laços sociais;
- Proporcionar aos servidores escuta qualificada, de modo que estes, através do dialogo e da reflexão, adotem outras perspectivas de entendimento e ampliem a percepção de si e dos outros;
- Valorizar as histórias de vida dos participantes, fortalecendo a solidariedade grupal e ampliando as possibilidades para que os mesmos encontrem alternativas saudáveis para lidar com suas próprias questões.
Ações
Vivência: é o momento em que os participantes são convidados a participar das atividades lúdicas, é um momento de descontração;
Relato: é o momento em que as pessoas demonstram seus sentimentos, onde elas podem falar, desenhar, escrever o que estão sentindo, também traduz o clima de trabalho do jogo ou vivência através de alguns recursos, como: desenho, fotos e gestos, cartazes de sentimentos, símbolos, etc. E é através destes recursos que é possível fazer uma análise de clima das pessoas envolvidas.
Processamento: são os espaços oferecidos para as equipes analisarem suas performances no jogo (avaliação de competência), é o momento de identificar as competências, falhas e pontos fortes dos jogadores e das equipes, e tudo isso é feito com o uso de roteiros para a discussão em equipes e a apresentação de conclusões em painéis e o instrutor atua como facilitador e não interfere no processo do grupo.
Generalização: é o momento de sair do lúdico e estabelecer comparações do que ocorreu no jogo com a realidade empresarial, é a hora de identificar semelhanças e divergências do jogo e do cotidiano e é a hora do fórum de participação das “grandes sacadas e aprendizado pela vivência”.
Aplicação: é o compromisso com as melhorias e mudanças (o próprio grupo fala das melhorias a serem feitas), efetivado através de contratos individuais, planos em equipe, elaboração de metas e resultados e onde os planos podem ser definidos em equipe ou realizados individualmente.
Fechamento: quando o facilitador encerra a atividade em um painel, ressaltando fatos importantes ocorridos durante o jogo e anotado por ele. A fala deve ser breve e alguns itens devem ser salientados: as competências evidenciadas pelas equipes, o estímulo á mudanças e melhorias a partir da vivência e a qualificação do trabalho desenvolvido.
Cronograma
1° CICLO
Local | Quando? | Ação | Tempo |
PROGEP DDP
DAP |
ü 1° Encontro 02/08 de 2016.
PROGEP.
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Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos
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ü 2° Encontro 30/08 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 Minutos | |
ü 3º Encontro 04/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
PROPLAN
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ü 1° Encontro 05/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada | 20 minutos |
ü 2° Encontro 06/09 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 minutos | |
ü 3º Encontro 07/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
PROGRAD | ü 1° Encontro 09/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos |
ü 2° Encontro 09/09 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 minutos | |
ü 3º Encontro 11/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
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ü 1° Encontro 12/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos |
ü 2° Encontro 13/09 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 minutos | |
ü 3º Encontro 14/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
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ü 1° Encontro 16/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos |
ü 3º Encontro 18/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
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ü 1° Encontro 19/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos |
ü 2° Encontro 20/09 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 minutos | |
ü 3º Encontro 21/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
Reitoria | ü 1° Encontro 23/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos |
ü 2° Encontro 23/09 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 minutos | |
ü 3º Encontro 25/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
PROAD
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ü 1° Encontro 26/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos |
ü 2° Encontro 23/09 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 minutos | |
ü 3º Encontro 28/10/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
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ü 1° Encontro 30/08 de 2016 | Técnica Grupal + respiração Sintonizada |
20 Minutos |
ü 2° Encontro 27/09 de 2016 | Técnica grupal de relaxamento. | 20 minutos | |
ü 3º Encontro 01/11/2016 | Técnica de Avaliação/fechamento do 1º ciclo | 20 minutos | |
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ü Elaboração de relatório: 07 á 30/11/2016
ü Apresentação dos resultados: 01 á 20/12/2016.
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2°CICLO
Local | Quando? | Ação | Tempo |
PROEAC
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PROCRI | ü | ||
PROPESPG
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