Eixo

O que é qualidade de vida?

     Em 1994, a Organização Mundial da Saúde definiu qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Nesta definição fica implícito que o conceito de qualidade de vida é subjetivo, multidimensional, e que inclui elementos da avaliação tanto positivos como negativos (OMS, 1995).

A preocupação com a qualidade de vida no trabalho tem acompanhado o homem desde o início da sua existência na tentativa de facilitar suas tarefas e trazer satisfação e bem estar ao trabalhador. Não existe qualidade total sem qualidade de vida. Os fatores que definem a eficácia de uma organização e mostram os seus resultados estão diretamente ligados aos funcionários, com suas formas de pensar e agir e seu envolvimento nas questões organizacionais (Rossi et al, 2013).

Nenhuma organização pode oferecer produtos ou serviços de qualidade se seus funcionários não tiverem um bom nível de qualidade de vida (Rossi et al, 2013).

A implantação de um programa de qualidade de vida justifica-se pelos altos índices de insatisfação devido ao cansaço físico e mental. O local de trabalho é onde a pessoa passa a maior parte do seu tempo, logo, é preciso dar um sentido ao trabalho. A ausência de programas e projetos que contemplem os servidores reflete na qualidade do seu trabalho. Os profissionais precisam estar motivados e dispostos, para que possam atender e cuidar dos seus afazeres. Neste sentido, a promoção de praticas que melhore a qualidade de vida no ambiente de trabalho é imprescindível para atingir bons níveis de satisfação.

Os benefícios de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) são imensos, entre os quais podemos citar:

– Promoção de qualidade de vida no ambiente de trabalho, por meio de ações voltadas pra prevenção de doenças e promoção de saúde;

– Melhora da satisfação e vontade do servidor em permanecer na instituição;

– Aumento do desempenho no trabalho;

– Adoção de hábitos de vida saudáveis;

– Redução da incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão;

– Redução o absenteísmo;

– Redução de gastos com saúde assistencial (médicos, remédios, planos de saúde);

– Melhora das relações interpessoais por meio de ações que possibilitem a integração, convívio e a realização de dinâmicas de grupo e capacitação;

– Comunicação no ambiente de trabalho;

– Promoção do autocuidado;

Confira os fundamentos para as atividades de Qualidade de Vida na UNIFAP na íntegra!!!

PROGRAMA DE QVT (1)

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