A EVASÃO ESCOLAR E O ENSINO A DISTÂNCIA

• Categoria do post:Notícia

Rosângela Maluf

Introdução

Com o avanço das tecnologias interativas e seu impacto em todas as áreas da sociedade, o trabalho, o estudo e as relações interpessoais nunca mais foram os mesmos: alteraram-se as relações de tempo e espaço e encontramo-nos hoje, permanentemente conectados, todos em constante interação e interatividade. Somos igualmente participantes de um imenso cenário. Adotamos nova linguagem, observamos os novos hábitos que surgem e, inseguros, nos perguntamos, como assim?

No ambiente acadêmico, conviver com esse novo aluno, fruto desse novo tempo, não tem sido tarefa fácil. Como compreender essa nova realidade, essas necessidades e desejos tão diferenciados? Que novo aluno é esse? Como conseguir sua inserção no contexto cultural,  formá-lo, capacitá-lo e qualificá-lo de maneira adequada? Como mantê-lo interessado e motivado sem a presença física do professor e dos colegas de classe? Como estimular sua disciplina, seu compromisso com os objetivos traçados?

O ensino a distância vem oferecendo nova forma de aprendizado com resultados positivos amplamente comprovados. Nessa modalidade de ensino, a aprendizagem se dá sem nenhum tipo de barreira: o aluno escolhe o local (barreira física), o pagamento que melhor lhe convier (barreira econômica), o dia, o tempo e a hora (barreira temporal) para acessar o ambiente virtual ou sua “sala de aula” e lá encontrar seus colegas de curso, nos fóruns e chats.

Na modalidade à distância, a aprendizagem se dá no ambiente doméstico, no trabalho, numa sala de dentista ou no aeroporto, onde quer que esteja o aluno, verdadeiramente interessado, um mínimo de tecnologia disponível e tempo – o aprendizado dar-se-á. Entretanto por mais atraente que seja o ambiente virtual, por mais agradáveis e motivadoras que sejam as aulas, por mais divertido que seja o grupo de estudos e por mais atenciosa e entusiasta que seja a equipe de tutores, ainda assim, com todos os estímulos previamente considerados, encontraremos significativos percentuais de evasão e, no ensino a distância, isso muito nos preocupa!

Acesse o texto completo neste link.

Rosângela Maluf é Diretora de Ensino a Distância da Fundação de Educação para o Trabalho (UTRAMIG). É mestra em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas), ex- diretora adjunta das Faculdades Pitágoras (Londrina-PR), coordenadora de cursos de graduação, professora de pós- graduação da Fundação Dom Cabral, Ibmec e Newton Paiva. Escreve artigos acadêmicos, poemas e contos.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros da Secretaria não refletem necessariamente a opinião do Observatório do Trabalho.

Fonte: