Conheça Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle

• Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia

Conheça Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle

A tecnologia da informação consiste em processos de tratamento, controle e comunicação da informação, fundamentalmente por meio de meios eletrônicos. Esse processo de tratamento da informação poderá ser essencialmente ligado à informática, utilizando-se, portanto, computadores ou sistemas de computação.

O uso da Tecnologia da informação e comunicação (TIC) na educação caminha no sentido da produção compartilhada de conhecimento, favorecida pela resolução de problemas ou desenvolvimento de projetos, nos quais a escrita, por meio da TIC, induz à liberdade de expressar e comunicar sentimentos, registrar percepções, idéias, crenças e conceitos, refletir sobre o pensamento representado e reelaborá-lo.

O que é o moodle?

Além das discussões e colaborações disponíveis em inglês e outros idiomas o portal conta com relatório de perguntas freqüentes, suporte gratuito, orientações para realização do download e instalação do software, documentação completa e a descrição do planejamento de atualizações futuras do ambiente.

Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados à aprendizagem. A expressão designa ainda o Sistema de Gestão da Aprendizagem (Learning Management System- LMS) ou ambiente virtual de aprendizagem de código aberto, livre e gratuito. Os usuários podem baixá-lo, usá-lo, modificá-lo e distribuí-lo seguindo apenas os termos estabelecidos pela licença GNU GPL. Ele pode ser executado, sem nenhum tipo de alteração, em vários tipos diferentes de sistemas operacionais que suportem a linguagem PHP, bem como os dados também podem ser armazenados em diferentes tipos de Bancos de Dados. Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos “on-line”, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.

Moodle também é um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido freqüentemente pela perspicácia e pela criatividade.

Aplicam-se ambos ao Moodle pelo modo como ele foi desenvolvido. E, também, se aplica a uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderiam integrar-se estudando ou ensinando num curso on-line.

Qualquer um que usa o Moodle é um Moodler.

O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional, Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.

Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância. Outros setores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet.

Recentemente num curso de Minimalismo Tecnológico, foi demonstrado como utilizar o Moodle com a mínima quantidade de recursos tecnológicos, para facilitar o acesso aos vários tipos de usuários.

O Moodle permite criar três formatos de cursos: Social, Semanal e Modular. O curso Social é baseado nos recursos de interação entre os participantes e não em um conteúdo estruturado. Os dois últimos cursos são estruturados e podem ser semanais e modulares. Esses cursos são centrados na disponibilização de conteúdos e na definição de atividades. Na estrutura semanal informa-se o período em que o curso será ministrado e o sistema divide o período informado, automaticamente, em semanas. Na estrutura modular informa-se a quantidade de módulos.

A plataforma Moodle apresenta como pontos fortes, quando utilizado para o ensino:

• Aumento da motivação dos alunos;
  • Maior facilidade na produção e distribuição de conteúdos;
  • Partilha de conteúdos entre instituições;
  • Gestão total do ambiente virtual de aprendizagem;
  • Realização de avaliações de alunos;
  • Suporte tecnológico para a disponibilização de conteúdos de acordo com um modelo pedagógico e design institucional;
  • Controlo de acessos;
  • Atribuição de notas.

A plataforma permite a transmissão e organização dos conteúdos de materiais de apoio às aulas, pelo fato de ser uma ferramenta que permite produzir cursos e páginas da Web, facilita a comunicação (síncrona ou assíncrona), possibilitando contribuir para um padrão superior quer no ensino presencial, quer no ensino a distância, seja em cursos no âmbito universitário ou empresarial.

Fonte:

wikipedia e Moodle.org.