Reitor Tavares recebe medalha da ANF como reconhecimento à colaboração às ciências

• Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia

O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares, recebeu na última quinta-feira (25), Sheraton WTC, em São Paulo, a medalha comemorativa como reconhecimento científico à colaboração às ciências. O evento foi parte da comemoração aos 76 anos de fundação da Academia Nacional de Farmácia, ANF.  A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes de entidades farmacêuticas.

O presidente dr. Lauro Moretto enfatizou que o objetivo da ANF é a busca incessante e obstinada pela pesquisa de novos medicamentos, além de estimular os jovens e aqueles que estão na carreira a crescerem, com o foco no ensino. “Somos a única entidade do segmento farmacêutico que cuida dos aspectos científicos da profissão. Nos preocupamos exclusivamente com a ciência”. Dr. Lauro ressaltou também que somente ingressam na Academia aqueles que têm trabalhos publicados.

A assinatura de um termo de compromisso entre a ANF e a USPharmacopeial, representada pelo americano Roger Williams, ratificou o compromisso mútuo de difusão dos conhecimentos das ciências farmacêuticas. Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, representou a entidade. Durante a cerimônia algumas personalidades receberam uma medalha comemorativa como reconhecimento científico à colaboração às ciências. São eles:

• Ademir Valério da Silva, presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag)
  • Caio Romero Cavalcanti, presidente emérito da Academia Nacional de Farmácia (ANF)
  • Dirceu Barbano, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
  • Emiko Fukuda, diretora técnica do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (CVS-SP)
  • Marilice Souza, presidente da União Farmacêutica de São Paulo (Unifar)
  • Gerson Antônio Pianetti, diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • João Paulo Silva Vieira, diretor da Academia Nacional de Farmácia (ANF)
  • José Carlos Tavares Carvalho, reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Marcio Antônio da Fonseca e Silva, diretor da Academia Nacional de Farmácia (ANF)
  • Mateus Mandu de Souza, diretor da Academia Nacional de Farmácia (ANF)
  • Paulo José Teixeira, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfar)
  • Paulo Roberto Miele, diretor das Faculdades Oswaldo Cruz
  • Radif Domingos, ex-diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Terezinha de Jesus Andreoli Pinto, diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Da Usp.
  • Soraya Soubhi Samili, reitora da Universidade Federal de São Paulo
  • Suely Vilela, ex-reitora da Universidade de São Paulo

Ao final da cerimônia, dr. Lauro Moretto convidou a todos a participarem do V Congresso da Associação Ibero-americana das Academias de Farmácia, que acontece de 6 a 8 de outubro, dentro do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, no Transamerica Expocenter, na capital. Saiba mais: www.crfsp.org.br/congresso.

História

A Academia Nacional de Farmácia (ANF) foi criada em 13 de agosto de 1937 e congrega em seu quadro associativo farmacêuticos, médicos, odontologistas e cientistas de várias áreas do conhecimento, muitos dos quais consagrados em livros, prêmios, nomes de institutos, em placas de ruas e outras distinções. Com relação ao ingresso na Academia, o profissional candidato deverá possuir, no mínimo, 15 anos de formado e jubilado nas profissões de Farmácia, Medicina e/ou Odontologia, apresentar memória ou trabalho inédito de lavra própria.

Fonte: