Inscrições abertas para minicursos do X ESUD

• Autor do post:
  • Categoria do post:Destaque / Notícia

Estão abertas as inscrições para os minicursos do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Para esta edição do evento, foram aprovados sete minicursos, sendo três na área temática de “Concepções e Práticas Pedagógicas em EAD”, três em “Recursos Educacionais para EAD”, e um na área de “Avaliação em EAD”.

Confira, abaixo, a lista dos minicursos aprovados e faça sua inscrição!

Minicurso 1: Técnicas de Audiodescrição: do visual ao verbal

Ministrante: Douglas Henrique Perez Pino (UFSCAR-ARARAQUARA)

Número de vagas: 30

Vagas Disponíveis : 29

Proposta do curso: Visa apresentar as técnicas envolvidas na produção de audiodescrições em materiais didáticos destinados a estudantes cegos. Mais pontualmente, serão apresentadas maneiras de como tornar acessíveis vídeos, videoaulas, animações, textos digitais e ilustrações, todos eles originalmente pensados para videntes.

Minicurso 2: Práticas de feedback – modelos e técnicas para melhorar as relações interpessoais online

Ministrantes: Denise Martins de Abreu e Lima, Fábio Cesar Braga de Abreu e Lima (UFSCAR-UNESP)

Número de vagas: 25

Vagas Disponíveis : 25

Proposta do curso: Propõe apresentar modelos e técnicas de feedback para uma melhor interação pedagógica online. Por meio de exercícios orientados, serão abordados os seguintes temas: reconhecimento dos pontos fundamentais do feedback (para quem, por quê e como); elaboração de feedback com base em modelos validados; compreensão dos papéis assumidos no processo de feedback; feedback oral x feedback escrito: tipos de aplicativos, pontos favoráveis e desfavoráveis.

Minicurso 3: Acessibilidade e usabilidade em educação a distância

Ministrantes: Andrea da Silva Miranda e Janae Gonçalves (UFRA)

Número de vagas: 40

Vagas Disponíveis : 40

Proposta do curso: Objetiva proporcionar aos profissionais que atuam na educação a distância a oportunidade discutir, entender e aplicar técnicas e métodos de Acessibilidade e usabilidade em todas as fases de planejamento de cursos a distância. Tais conhecimentos ajudarão na sistemática de utilização, acesso e desenvolvimento de projetos em EAD.

Minicurso 4: Elaboração de material audiovisual em LIBRAS

Ministrante: Rafael Dias da Silva (USP-Leste)

Vagas Disponíveis : 20

Proposta do curso: O objetivo do minicurso é sensibilizar para a carência de materiais adaptados para a comunidade surda, além de garantir que existam recursos em LIBRAS que auxiliam os professores na educação básica e superior. O minicurso será dividido em dois momentos. No primeiro, serão abordados os conteúdos: noções básicas de LIBRAS; dicas de edição de vídeo e legenda em vídeos; orientações sobre as normas para a produção de material para surdos e planejamento e execução de um roteiro, que será adaptado para a comunidade surda. No segundo, os participantes irão gravar, editar e legendar vídeos de 2 a 3 minutos.

Pré-requisito: os participantes devem levar câmera digital com cabo USB.

Minicurso 5: Convergência de mídias na Webconferência como recurso pedagógico nos processos formativos

Ministrantes: Valmir Heckler; Zélia de Fátima Seibt do Couto; Marcio Vieira Oliveira (FURG)

Número de vagas: 40

Vagas Disponíveis : 40

Proposta do curso: Pretende-se no minicurso articular o debate sobre as possibilidades da criação de ambientes virtuais (sala de aula) que estimulem a cocriação ativa e a corresponsabilidade de seus atores. O minicurso terá atividades teóricas articuladas à experienciação prática de aulas simuladas via Webconferência, com participação ativa dos alunos em duas salas de aula, uma a distância e outra presencial, simulando e explorando a ferramenta Adobe Connect.

Minicurso 6: Produzindo Materiais Didáticos Audiovisuais – Roteiro e Planejamento

Ministrante: Márcio Henrique Melo de Andrade (UFPE)

Vagas Disponíveis : 20

Proposta do curso: O minicurso apresenta, por meio de exposições orais e exercícios práticos, como os docentes e as instituições de ensino superior podem produzir ou coordenar a produção de materiais didáticos audiovisuais (MDAs) – vídeos, áudios, animações, histórias em quadrinhos etc. As atividades incluem a criação de roteiro e o planejamento de produção de um material didático audiovisual, escolhendo temáticas, gêneros e formatos que podem ser usados.

Minicurso 7: Avaliação heurística de Cursos a Distância via Web

Ministrantes: Simone de Paula Silva e Ligia Silva Leite (Fundação CECIERJ e Fundação Cesgranrio)

Vagas Disponíveis : 20

O minicurso abordará os seguintes temas: conceito de interface gráfica; conceito de ergonomia e usabilidade; ergonomia e usabilidade de interfaces gráficas. Além disso, será discutida a Metodologia de avaliação heurística. Será realizada, também, a apresentação do instrumento de avaliação para interfaces gráfica de curso a distância via web e a avaliação da interface gráfica de um curso a distância utilizando o instrumento de avaliação. Por fim, serão tratados aspectos da tabulação dos dados e análise dos resultados das avaliações.

Fonte: