Por que estudar a distância? Modalidade oferece benefícios e vantagens aos alunos

• Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia

Falta de tempo hoje não é mais desculpa para não se capacitar. A flexibilidade de horários para quem faz educação a distância foi um dos motivos que levou ao crescimento exponencial deste modelo de ensino no Brasil – atualmente, mais de 3,5 milhões de pessoas fazem algum curso a distância, de acordo com o Censo da Educação a Distância, de 2011. O privilégio de apenas estudar, sem ter que trabalhar, é para poucos e conseguir conciliar os dois nunca foi tarefa fácil.

Outro ponto positivo para quem quer estudar a distância é a possibilidade de ter a informação em qualquer lugar através da internet. O diretor do Instituto de Formação e Gestão Educacional (IFGe), do Grupo IADE, Prof. Dr. Carlo Enrico Bressiani, reforça que cada vez mais as instituições de ensino precisam se modernizar. “Nós investimos no desenvolvimento de materiais de estudos cada vez mais interativos e oferecemos através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem conteúdos via livros-textos e estudos de caso que permitem a troca de experiência com estudantes de todo o Brasil. Existem também as videoaulas, através de animações gráficas com conteúdo complementar ao material de estudo, além de autoatividades”, explica.

O ensino a distância possibilita, principalmente, o alcance de pessoas que não têm universidade próxima ao local onde vivem ou trabalham. Pessoas que moram em cidade menores ou não conseguem por algum motivo se deslocar para uma instituição física podem lançar mão da tecnologia para acessar facilmente professores e conteúdo.

Incentivo para a pós-graduação: meritocracia

As facilidades de pagamento são maiores atualmente e existem bons cursos à distância com preços acessíveis. Com tantas possibilidades, motivos não faltam para voltar a estudar ou mesmo nem parar. Os programas de bolsas de estudo, há muito tempo, favorecem quase que exclusivamente os cursos de graduação. Para atender a um público diferenciado, o IFGe lançou um programa de bolsas parciais de estudo para pós-graduação, baseado em meritocracia. Pessoas formadas em cursos superiores e inscritas nas opções de pós-graduação do Instituto têm a oportunidade de realizar uma prova, on-line, sobre conhecimentos relacionados à área pretendida. Conforme o seu resultado, o participante receberá descontos proporcionais em suas mensalidades. “A meritocracia é uma forma justa de incentivar as pessoas a dar continuidade em seus estudos”, explica Bressiani, diretor do IFGe.

Fonte:

planetauniversitario.com