Sistema UAB forma estudantes de pedagogia em Foz do Iguaçu e em Juiz de Fora

• Autor do post:
  • Categoria do post:Destaque

O mês de abril de 2013 marcou a colação de grau de estudantes de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que realizaram cursos a distância por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A formatura dos estudantes da UEM ocorreu no Polo Universitário Darcy Ribeiro localizado no Parque Tecnológico Itaipu. A solenidade contou com 496 alunos do curso de pedagogia e foi realizada via videoconferência para 21 Polos de Apoio Presencial, totalizando 3620 alunos. Cada polo executou um planejamento local para receber os alunos, convidados e autoridades locais e ao mesmo tempo articulado com o roteiro geral fornecido pela Universidade.

Já os estudantes do curso de Pedagogia da UFJF realizaram um vídeo que mostra os desafios enfrentados no processo de aprendizagem e os obstáculos superados durante o curso, assim como o papel do Sistema UAB na formação dessas pessoas. Assista o vídeo.

UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pelo sistema UAB são ofertados os dois primeiros mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; e o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), lançado no mês de abril de 2013.

Saiba mais sobre a UAB.

Fonte: