XXVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MERCOSUL / CONE SUL – 100 ANOS DE PAULO FREIRE – “FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A SOBERANIA DA AMÉRICA LATINA”

O XXVIII Seminário Internacional de Formação de Professores Mercosul / Cone Sul – 100 anos de Paulo Freire “Formação de Professores/as para a soberania da América Latina” em 2020, realiza-se no formato virtual dadas as restrições advindas da pandemia/sindemia, organizado em um consórcio de Universidades, incluindo a Universidade Federal do Amapá [UNIFAP] via Curso de Educação Física. O Seminário é uma proposta original do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores [UFRGS] no âmbito do Mercosul / Cone Sul, iniciado pelo saudoso Professor Dr. Augusto Nibaldo Silva Triviños, em rede com os países: Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, há 28 anos ininterruptos vem contribuindo com seu trabalho acadêmico, docente e educativo.

Neste ano pandêmico o XXVIII Seminário Internacional de Formação de Professores Mercosul / Cone Sul homenageia os 100 anos de nascimento em 2021 do patrono da Educação Brasileira o Professor Paulo Reglus Neves Freire, Paulo Freire e adota a temática “Formação de Professores/as para a soberania da América Latina”.

O evento será transmitido por diferentes canais [Facebook e YouTube] a serem brevemente anunciados.  As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/fexNBh7HgcUeWQP78.

** 05 de dezembro de 2020 – sábado

9h-12h (Fuso Horário da VE, CL) e 10h – 13h (horário de BSB, PY, UY, AR)

Mesa I Painel dos Países – Objetivando retratar e analisar criticamente os processos e resultados da formação em tempos de pandemia/sindemia.

– Susana Vior – Universidad Nacional de Lujan – Argentina

– Conceição Paludo – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

– Rolando Pinto Contreras – Universidad de Playa Ancha – Chile

– Carla Rocio Decoud – Facultad Politécnica – Universidad Nacional de Asunción – Paraguay

– María Inés Copello – Universidad de La Republica – Uruguay

– Paulina Villasmil Socorro – Universidad Nacional Experimental Rafael María Baralt – Venezuela

** 12 de dezembro de 2020 – sábado

9h-12h (Fuso Horário da VE, CL) e 10h – 13h (horário de BSB, PY, UY, AR)

Mesa II – Entidades científicas, sindicais e movimentos sociais dos países participantes para analisar/propor formas de resistência e enfrentamento à pandemia/sindemia.

– Patrício Grande – Universidad Nacional de Lujan – Argentina

– Celi Nelza Zülke Taffarel – Universidade Federal da Bahia – Brasil

– Rafael Mauricio Henríquez Sotelo – Vicepresidente de SNTE – Sindicato Nacional de Trabajadores y Trabajadoras de la Educación – Chile

– Salvadora Gimenez – Instituto Desarrollo – Paraguay

– Nancy Salvá Tosi – ISEF – Universidad de La Republica – Uruguay

– Lino Morán Beltrán – Universidad del Zulia – Venezuela

Encerramento com a PLENÁRIA FINAL – avaliação, encaminhamentos, carta/manifesto, sede para o próximo ano.

Comissão Organizadora do XXVII Seminário Internacional de Formação de Professores Mercosul / Cone Sul – 100 Anos de Paulo Freire – “Formação de Professores/as para a Soberania da América Latina”

ARGENTINA

Susana E. Vior – Universidad Nacional de Lujan

BRASIL