Casa do Estudante “Lua Carolina Costa de Oliveira” é inaugurada

Casa do Estudante “Lua Carolina Costa de Oliveira” é inaugurada (http://www.unifap.br/casa-do-estudante-lua-carolina-costa-de-oliveira-e-inaugurada/)

03/07/2023

Acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ganharam na última sexta-feira, 30 de junho, um novo espaço de acolhimento. A Casa do Estudante Universitário (CEU) “Lua Carolina Costa de Oliveira” foi inaugurada e já conta com 38 estudantes selecionados para ocupar a residência estudantil, das 60 vagas disponíveis.

A cerimônia de inauguração ocorreu no hall da CEU e contou com a presença de estudantes, servidores e autoridades. Em seu discurso, o reitor da Unifap, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, destacou a importância dos diálogos entre a gestão e a comunidade acadêmica, especialmente com o movimento estudantil, e a atuação de gestores anteriores para a realização do empreendimento inaugurado.

“Às vezes um gestor inaugura, mas o mérito não é só daquela pessoa. O mérito é também para as pessoas pretéritas, os líderes estudantis e, particularmente, o Prof. Dr. José Carlos Tavares. Esse instrumento pedagógico e social que é a Casa do Estudante pode ter sua dinâmica ampliada para várias outras demandas e, portanto, que recebam esse instrumento com muito zelo, muito respeito, porque os recursos para que pudéssemos construí-la não foram fáceis”, observa o Prof. Dr. Júlio Sá.

CEU

A Casa do Estudante Universitário (CEU) “Lua Carolina Costa de Oliveira”, em homenagem à acadêmica de Direito que faleceu precocemente no dia 16 de dezembro de 2022, tem por finalidade garantir moradia aos discentes de graduação e pós-graduação presenciais que não possuam residência na região metropolitana de Macapá, objetivando contribuir com a democratização da educação e viabilizando a permanência e integralização do curso de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como servir como canal de extensão universitária, no sentido de promover a integração do discente com a Unifap e a sociedade.

A CEU possui 60 vagas, divididas da seguinte forma: 30 apartamentos, com dois estudantes por apartamento. Do total de vagas, 10% é destinada para a Política de Cotas Afirmativas da Unifap e 10% para Mobilidade e Cooperação Técnica Nacional e Internacional. Além da vaga para residir no local, o(a) selecionado(a) receberá Auxílio Equipamento eletrônico e Pacote de internet e Auxílio Alimentação.

A CEU conta também com salas de estudo, cozinha, máquinas de lavar roupa e bicicletas para facilitar o deslocamento dos acadêmicos residentes.