MAIS UM SUPER LANÇAMENTO NA EDITORA UNIFAP!!!

O livro intitulado “Ciências Geográficas: um olhar sobre o norte do Amapá – Volume III” contempla 7 artigos produzidos por 11 autores e consolida ainda mais a expressiva produção geográfica de docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Binacional do Oiapoque. Mais do que simples produção acadêmica, a realização dessa coletânea de livros significa uma vitória do colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia diante dos desafios de produzir Ciência em contexto periférico do ponto de vista do sistema-mundo moderno-colonial.

Os temas abordados nos capítulos do livro são bastante variados, tendo destaque a área de Ensino de Geografia em contexto local, um dos maiores desafios em relação ao desenvolvimento dessa porção tão específica do território nacional. Dessa forma, o primeiro, o quarto, o quinto, o sexto e o sétimo capítulos abordam a problemática relacionada a metodologias no Ensino de Geografia, trazendo para discussão a utilização do lúdico no processo de Ensino e Aprendizagem, a importância do trabalho de campo, utilização da música como ferramenta potencializadora do ensino e ainda uma análise sobre o conceito de Paisagem nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Dos Organizadores: Alexandre Rauber e José Mauro Palhares

(Trecho extraído do Prefácio assinado por Adriano Michel Helfenstein Prof° Dr°. do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Binacional de Oiapoque Universidade Federal do Amapá – UNIFAP)