TELESSAÚDE

Da localização: Está situado no bloco do Curso de Enfermagem, com sala de 40m2 com suporte de 35 computadores, um televisor de 42 polegadas, 1 quadro inteligente, e uma sala de 2m2 para secretaria do ambiente. É utilizado por diferentes cursos da Universidade, sendo as  atividades realizadas neste ambiente a de Teleducação e Teleconsultoria.

Do Funcionamento: Funciona com quatro estagiários, sendo que dois no período de tempo manhã e dois a tarde, em que a função de atender os encaminhamentos chamados e direcionar aos professores responsáveis pelo tipo de atendimento que será efetuado (Teleducação e Teleconsultoria). Para o serviço de teleducação é programado e agendado com os dados da atividade e período de tempo que acontecerá. Para o serviço de teleconsultoria se faz agendamento para as situações de esclarecimentos e repasse de conhecimentos em determinadas áreas de saúde, buscando entre o grupo de especialistas o que ira fazer a teleconsultoria . Acontece conforme a situação de urgência que requer cada situação chamada na rede e o recurso disponível.

Na Teleducação em saúde há produção de aulas, cursos de curta duração, treinamentos realizados de forma remota, participação teleconferências local e nacional. Utiliza-se como estratégia para a implementação do Programa de Educação Permanente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que facilita ampliação de conhecimentos de forma ágil e prática, permitindo a socialização dos conhecimentos em saúde, quebrando obstáculos geográficos para que um vários profissionais de saúde tenham acesso as diferentes estratégias de teleducação.

Embora, o programa esteja vinculado ao Curso de Enfermagem, há utilização por outros cursos que não são da área da saúde, no quesito de teleconferências.

Na Teleconsultoria, esta modalidade está sendo utilizada desde março com a ocorrência da pandemia por Covid-19, em que o programa de promoção da saúde para pessoas com Diabetes Mellitus, há esclarecimento de dúvidas sobre situações ou condições que envolvem ações e condutas de profissionais de saúde, bem como esclarecimento de dúvidas de usuários dos serviços de saúde (UBS UNIFAP), em temática educação em saúde na orientação (profissionais ou usuário do serviço de saúde), SOS minhas dúvidas destinado a responder sobre saúde da pessoa com diabetes e hipertensão, em relação a cuidados e tratamentos medicamentoso: insulinoterapia, antidiabéticos orais, anti-hipertensivos, e não medicamentoso: atividade física (educador físico), alimentação (nutricionista). Também acontece teleconsulta profissional (nutrição, psicologia, educação física, enfermagem) com envio de prescrição via e-mail ou whatsapp. Os casos detectados como emergência se marca presencial (com todas as medidas de proteção cumpridas) para avaliação, com isso há prática do telemonitoramento, em especial as pessoas com doença crônica que foram infectadas pelo covid-19.

 

Responsável: Francineide Pereira da Silva Pena

Os comentários estão desativados.