O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC, constitui-se numa atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão, desenvolvida mediante controle, orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito obrigatório e essencial para a integralização curricular e, conseqüentemente, obtenção do título e diploma de Bacharel em Secretariado Executivo pela Fundação Universidade Federal do Amapá. O TCC é de extrema importância para a vida acadêmica do aluno, pois é através dele que o mesmo demonstra estar apto a realizar uma pesquisa com temática contemplada nas linhas de pesquisas do curso, demonstrando possuir habilidade para pesquisa, para análise e crítica, relatando seus resultados através da apresentação de um relatório. Todas as atividades desenvolvidas constituem o TCC. Nos termos da Regimento Geral da Unifap, são considerados TCC: monografias; relatórios de projetos de extensão ou pesquisa; e, trabalhos poéticos, que sejam de linguagem escrita, visual, musical ou cênica, desde que acompanhados de sucinto relato sobre sua composição. No caso específico do Curso de Graduação em Secretariado Executivo poderá ser convalidado, como TCC, o desenvolvimento de sistemas advindos de práticas das disciplinas em informática, interagida com outros conteúdos profissionalizantes. Sua construção, qualquer que seja a forma de apresentação, deverá observar as normas da ABNT.

Fonte: PPC – Secretariado Executivo, 2008.