O Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (CEPAP) faz parte da coordenação do curso de graduação em história da Universidade Federal do Amapá, onde desenvolve suas atividades com pessoal, recursos e equipamentos adquiridos pelo empenho do Grupo de Pesquisa Estudo, Pesquisa e Preservação da Cultura Material do Amapá, o qual objetiva o fortalecimento da UNIFAP como instituição voltada para o ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, esta trajetória em prol da pesquisa arqueológica no Amapá, teve inicio em 2004, com o reconhecimento do CEPAP pela Resolução Nº 005/2004 do CONSU-UNIFAP, em 17.05.2004.

Coordenação colegiada: Prof. Dr. Adalberto Paz, Prof. Dr. Alexandre G. da Cruz Alves Junior, Profa. Dra. Carmentilla das Chagas Martins, Profa. Dra. Lara de Castro, Prof. Dr. Paulo Cambraia.

Site: http://www2.unifap.br/cepap/