Coordenadora: Elissandra Barros da Silva
Registro: DEX/UNIFAP, N˚ 23125.000652/2013-66
Período: Março a Junho de 2013
Este projeto teve como principal objetivo o levantamento de dados sociolinguísticos nas aldeias Palikur localizadas na T.I. Uaçá. Foram aplicados questionários em todas as casas com o intuito de identificar quais as línguas faladas pelos palikur e o grau de proficiências nestas línguas. Ao todo foram levantados os dados de 1287 indígenas, distribuídos em 202 casas, localizadas em 13 aldeias.
Com o referido projeto pudemos obter informações precisas sobre o número de casas e indivíduos palikur em toda a T.I. Uaçá. Além dessas informações, pudemos verificar a língua usual em cada casa, bem como a segunda língua, quando havia. Os resultados desse levantamento são discutidos na Tese da Coordenadora, disponível em:
http://www.academia.edu/26673151/A_L%C3%ADngua_Parikwaki_Palikur_Arawak_Situa%C3%A7%C3%A3o_Sociolingu%C3%ADstica_Fon%C3%A9tica_e_Fonologia
Outro resultado foi o TCC “Palikur, uma língua ameaçada? Estudo do caso das Aldeias Ywawka e Tawari”, elaborado pelo acadêmico do CLII, Nonato Hipólito, que participou ativamente do levantamento nas aldeias palikur, povo ao qual pertence.





