A Comissão Eleitoral, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria nº 1254/2024,, torna público o presente Edital e Regimento Eleitoral, convocando as referidas eleições para o biênio 2025-2026.
Month: novembro 2024
III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- Premiação de estudante de Letras
No último dia 31 de outubro, ocorreu no campus Binacional o III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, evento que conglomera as ações de pesquisa finalizadas no ano de 2024 (PICIB/PROBIC/PIBIT/PROVIC) da UNIFAP, especificamente no âmbito do campus Binacional. Na ocasião, três discentes do curso de Letras – Português e Francês apresentaram suas pesquisas abaixo listadas:
Memórias de uma língua que não pôde ser falada: silenciamentos de línguas indígenas – Bolsista PIBIC/CNPq – MOISÉS SEDÔ GOMES
Orientadora: PROFA. DRA. ELISSANDRA BARROS DA SILVA
Fundamentos aristotélicos da função poética da leitura literária – Bolsista PROVIC/UNIFAP – JOYCE FELIPE ANIKA
Orientador: PROF. DR. EDILSON ALVES DE SOUZA
Leituras das resistências na obra “Laços de Família” de Clarice Lispector – Bolsista PROBIC/UNIFAP – RAYANA PARANATINGA GOMES
Orientador : PROF. DR. IZAIAS SERAFIM DE LIMA NETO
Destacamos que a discente Bolsista PROBIC Rayana Paranatinga Gomes obteve o 1º lugar dentre os 9 trabalhos apresentados no GT de pesquisa de EDUCAÇÃO E HUMANIDADES.
Parabenizamos os pesquisadores e pesquisadoras pelo êxito científico de suas propostas.
V Colóquio de Literatura de Fronteira
O V Colóquio de Literatura de Fronteira é um evento com apresentação dos trabalhos desenvolvidos neste semestre pelos acadêmicos da turma de Letras – Português e Francês (2021.2), da UNIFAP/Campus Binacional, durante a disciplina Literatura de Fronteira, ministrada pela Profª. Drª. Fabíola Reis. Além de discutir questões voltadas para a noção de fronteira e as línguas faladas nesse espaço, a disciplina também trabalhou com escritores e poetas que dedicaram algumas linhas sobre a cidade de Oiapoque, como Ramiro Batista, Fernando Canto, Marven J. Franklin e Edson Lopes Maia, refletindo, assim, sobre quem é o sujeito literário que habita a fronteira Oiapoque/Guiana Francesa.
O evento tem inscrições gratuitas no local, com emissão de certificado de 4 horas de AACC. Ao final da noite, haverá sorteio de livros entre os ouvintes.
V COLÓQUIO DE LITERATURA DE FRONTEIRA
06 de novembro de 2024
UNIFAP – Campus BR – Sala B3
19:30 – ABERTURA: Profª. Drª. Fabíola Reis
19:45 – COMUNICAÇÃO: A catraia como símbolo da fronteira no poema de Marven J. Franklin (Adriana Mendonça; Larissa Miranda; Letícia Louise Silva; Rayana Paranatinga).
20:10 – COMUNICAÇÃO: Análise do poema “Oiapoque de um dia desses pra cá”, de Edson Lopes Maia (Edinara Vilhena)
20:35 – Coffee-break
21:00 – COMUNICAÇÃO: Perspectiva e Fronteira: Análise da crônica Aribamba, de Ramiro Esdras (Joyce Anika; Lia Araújo e Lucas Silva).
21:25 – COMUNICAÇÃO: Histórias de Fronteira: Análise de “Mama Guga”, de Fernando Canto (Julien Labontê; Moisés Gomes).
21:50 – SORTEIO DE LIVROS