TCC’s DEFENDIDOS

Nesta página encontram-se os títulos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos pelos discentes do curso de Letras – Português/Francês.

2018

BRUNA DOS SANTOS ALMEIDA & JAMILY MACIEL FEITOSA – Narrativas orais dos Karipuna da Aldeia Manga: da comunidade para o ambiente escolar.

CLEIDE GUEDES FRANÇA – Le Chat Botté (1867) de Charles Perrault e o Gato de Botas (2010) de Maria Luiza Xavier de Almeida Borges: a personagem nas obras.

DIANA JACARANDÁ PANTOJA ZAVODNY – Análise comparativa entre a obra Alice no País das Maravilhas (1865) de Lewis Carroll e a adaptação Alice in Wonderland (2010) de Tim Burton.

GRACY KELLE SILVA DA COSTA – “Le Petit Chaperon Rouge” (1867) de Charles Perrault e “Chapeuzinho Vermelho” (2010) de Maria Luiza Xavier de Almeida: Uma leitura comparada.

LIZANDRA BARBOSA TAVARES – Poétique et Negritude dans l’oeuvre “Black Label” (1956) de Leon-Gontran Damas

MARIA DOLORES PANTOJA PEREIRA & RIANE FERREIRA GONÇALVES – Gramaticalização da construção “bem aí”: uma análise de funções textuais/discursivas pelo viés da linguística funcional centrada no uso

YANERICA NARCISO MONTEIRO – A cobra grande na cultura oral dos povos indígenas Galibi-Marworno e Palikur: Narrativas e Identidades

ALBACÉLIA HO-A-CHUCK DOS SANTOS – Catherine Blum na Martinica: Estudo sobre a publicação e circulação de um folhetim de Alexandre Dumas Pai nos Departamentos Ultramarinos da França

ANNE GLEICE COUTINHO MELO & MAÏTÉ SANTOS SALLÉ – O gênero textual cordel como objeto de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa

BRUNA CAMILA XAVIER ALVES & CLAUDIANE VIEIRA DOS SANTOS – O lúdico como metodologia para o ensino-aprendizado de uma língua estrangeira: Uma proposta de ensino de FLE através de jogos para alunos pré-adolescentes e adolescentes do Ensino Fundamental II CLAUDIANE VIEIRA DOS SANTOS

DIEGO DA SILVA GOMES – O DICIONÁRIO MONOLINGUE NAS AULAS DE FLE – ÂMBITO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/FRANCÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE

EMANUELLE NARCISO CORREIA & JOZIANA BENTO RAMOS – Empréstimos linguísticos arábicos como prefixo no léxico da Língua Portuguesa

JESEBEABE BERNARDINO MENDONÇA CALIXTO – As personagens negras e sua representação em “A Noite dos Cristais” de Luís Fulano de Tal

GLEICIANE DA SILVA NERY E MARKAISE DA COSTA E SILVA – O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM FRANCÊS DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA LEOPOLDINA: DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

 

2019

FRANCISCA MARQUES DE SOUZA – Crítica Literária e Poesia no Rio Oiapoque [In Blues] de Marven Junius Franklin

GERRIANE RIBEIRO EVANGELISTA e ANA DILMA BARBOSA DE SOUZA – A Importância do Fos- Français Sur Objectifs Spécifiques- para os Lojistas do Município de Oiapoque: A Possibilidade de Desenvolvimento Econômico e Profissional Através da Língua Francesa

LANA PATRICIA CHAGAS MARTINS e ROSILENE VIEIRA DE VILHENA NASCIMENTO- A Contribuição Da Língua Africana No Brasil: Um Olhar Por Meio Do Livro Didático Do Português

MARCELA DOS SANTOS PEREIRA E VALDINEIA FERNANDES FERREIRA -Variação Linguística no Município de Oiapoque: Relação com os Povos Indígenas Karipúna

MÁRCIO ANIKÁ BATISTA – Tradução Cultural e Poética na Narrativa Indígena: Coleta e Transcrição na Fronteira Franco-Brasileira

MELISSA CAROLINE BERNARDINO LOPES – Aprendizado da Literatura no Terceiro Ano no Ensino Médio na Escola Joaquim Nabuco no Município de Oiapoque

POLLYANNA COSTA FIGUEIREDO – Narrativa Cinematográfica e Personagem: Reflexões Sobre o Feminino na Animação Zootopia

RAIMUNDA DOS SANTOS PICANÇO – Aspectos Sociais em A Pequena Vendedora de Fósforos de Hans Christian Andersen

ROSANE MARIA DA COSTA SANTANA – Migraҫão Escolar na Fronteira Franco-Brasileira

ELIENE NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO SILVA – Relações Étnico-Raciais Entre o “Moleque” e o “Menino”: As Divergências dos Sujeitos nas Obras Regionalistas Menino de Engenho e o Moleque Ricardo de José Lins Do Rego

 

2022

ABSON MARTINS PINTO DOS SANTOS – Análise de Variantes Fonológicas, Morfológicas e Sintáticas na Fala de Moradores de Oiapoque

ANA SOCORRO DA SILVA – Reflexões Sobre o Estágio Supervisionado Remoto da Licenciatura em Letras em uma Escola no Oiapoque: observação e regência durante a pandemia

BRUNO XAVIER ALVES e NATÁLIA MARIA DA SILVA SOUZA ALVES O Papel da Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE): O gerenciamento das emoções nos níveis iniciais de aprendizagem para uma aquisição significativa

ERANELZA DOS SANTOS – A Escola Como Espaço de Resgate da Língua Kheoul na Aldeia Manga

JANI ALCIMARA SANTOS DE OLIVEIRA e LÍDIA RODRIGUES BRITO – Os Documentos Autênticos como Ferramentas de Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE): Desenvolvimento das Práticas de Compreensão e Produção Oral

WILLIAM ARAGÃO DE CASTRO – Aventuras Poéticas de Romualdo Rodrigues Palhano: Poesia Amapaense e a Presença Do Romantismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *